A espera acabou! A 4ª Temporada do Reality da Soja está no ar. Após três edições de sucesso acompanhando de perto os desafios do campo, a websérie que já é referência em conteúdo agro voltou ainda melhor!
Nesta 4ª temporada, o Reality da Soja se transforma em um verdadeiro ecossistema de troca e construção, em um formato totalmente autêntico, dinâmico e espontâneo.
Dessa vez, os consultores técnicos, nossos creators, assumem o protagonismo: eles serão a voz técnica e, ao mesmo tempo, nossos olhos no campo, registrando os desafios reais direto da lavoura.
Conectando toda essa jornada, teremos Monique Costa como nossa âncora, contextualizando os temas e conectando os cenários de cada região. E, claro, o time de Especialistas da Syngenta (DTMs/RTVs) entra em campo para mostrar, de forma prática e informativa, como as soluções inovadoras da Syngenta estão superando os principais desafios do dia a dia do produtor.

É a prática do campo e o olhar técnico unidos pela força digital. Prepare-se para uma temporada mais próxima, mais dinâmica e decisiva. O futuro da soja é agora!
Episódio 1: o estabelecimento da soja e seus desafios
A nova temporada do Reality da Soja começa com foco em um momento crucial para a lavoura: o estabelecimento inicial da soja. É nessa fase que a cultura começa a definir o seu potencial produtivo, e os desafios já são imensos.
Os desafios do estabelecimento da soja: os nematoides e as doenças iniciais
Neste primeiro episódio, os especialistas Fernando Godinho e Lucas Navarini trazem um panorama completo sobre os inimigos ocultos que atacam as raízes da soja: os nematoides.
Fernado Godinho é Doutor em Nematologia e membro do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal Goiano, e Lucas Navarini é Doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Santa Maria.
Godinho explica que os nematoides impactam negativamente no potencial produtivo da soja. Eles causam danos diretos à cultura, formando galhas (Meloidogyne) ou lesões (Pratylenchus) nas raízes, e também danos indiretos.
Além disso, ao penetrarem no sistema radicular da soja, os nematoides abrem “portas de entrada” que favorecem o desenvolvimento de fungos necrotróficos, como Fusarium e Macrophomina.
Essas lesões são o ponto de partida de muitas das doenças iniciais da soja, como explica Navarini. Ele ainda destaca que os estresses provocados pelas condições climáticas extremas, como semanas de calor intenso seguidas de chuvas pesadas, pioram esse cenário.
Diante de um desafio tão complexo, que envolve diferentes espécies de nematoides e fungos de solo, como proteger a lavoura?
O DTM da Syngenta, Gustavo Alves, entra em cena para apresentar o mais recente lançamento incomparável da Syngenta: VICTRATO®, o novo nematicida fungicida à base da molécula inovadora TYMIRIUM® technology.

VICTRATO® foi desenvolvido especificamente para esse cenário desafiador, entregando um controle incomparável. Seus principais benefícios são:
- Controle de todos os nematoides e das principais doenças iniciais da soja.
- Residual prolongado, garantindo proteção desde a semente até o desenvolvimento da planta.
- Compatível com produtos biológicos e sustentável para a lavoura.
Essa novidade representa um verdadeiro marco no controle de nematoides e doenças iniciais da soja, que permite à planta um estabelecimento inicial vigoroso e possa atingir o seu máximo potencial produtivo.
Quer ver em detalhes sobre como VICTRATO® atua no campo?
Assista agora ao primeiro episódio completo da 4ª Temporada do Reality da Soja!
E não se esqueça: este artigo será atualizado a cada novo episódio. Aproveite para curtir, compartilhar com outros sojicultores e se inscrever no canal para não perder nada do que vem por aí.
Veja também a temporada anterior: Reality da Soja: tudo sobre a terceira temporada da websérie
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.
Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.


Deixe um comentário