Mercado e safra - Portal Mais Agro
Logo Syngenta

15/04/2024

Mercado e safra

Expectativas para o setor sucroenergético em 2024

Setor busca resiliência e inovação em meio a desafios em 2024

Mais vistos

Colheita da soja: andamento e perspectivas da safra 2023/24

A colheita da soja está em andamento em algumas regiões do Brasil. Desafios climáticos marcaram a safra de norte a sul do país. Confira perspectivas!

05/02/2024 • Mercado e safra

Como é calculado o preço do algodão e quais indicadores acompanhar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Os últimos 40 anos são reconhecidos pelos grandes investimentos e avanços na agricultura brasileira, a fim de posicionar o país com competitividade no mercado internacional. Um grande destaque é o salto de produtividade do algodão em caroço, que apresenta uma diferença de 835,65% […]

12/07/2023 • Mercado e safra

Mercado e safra

Milho safrinha: perspectivas e desafios da safra 2024

Após as adversidades climáticas observadas nas diferentes regiões produtoras durante a safra de soja. O que esperar da produção de milho no Brasil neste ano?
Ler mais

Mercado e safra

Próxima safra: clima pode acentuar presença de mosca-branca

A mosca-branca (Bemisia tabaci) é um inseto de coloração amarelo-clara, asas brancas e mede de 1 a 2 mm de comprimento. Sua presença foi relatada pela primeira vez no Brasil há mais de 100 anos, no entanto, foi a partir de 1991 que passou a ser uma preocupação crescente a cada nova safra. Isso se […]
Ler mais

Mercado e safra

Grandes desafios aguardam o setor cafeeiro em 2024

Os cafeicultores devem enfrentar alguns desafios em 2024, o primeiro deles é o clima, com o fenômeno El Niño em ação, além do preço.
Ler mais
Ver Também

Barter, a ferramenta de redução de custos?  

O Barter é uma ferramenta que auxilia o produtor rural na comercialização do café. No entanto existem alguns pontos que podem tornar a ferramenta mais atrativa e assertiva nesse quesito e, é sobre isso que o Head de Barter Syngenta, explica.

Safra verão 2023/24: como estão as lavouras pelo Brasil?

Segundo a Conab, a safra verão 2023/24 é uma das mais complexas para estimativa de área, produtividade e produção dos últimos tempos. O motivo? As adversidades climáticas

El Niño 2023 e os impactos na produção de hortifrúti

Análise dos efeitos do fenômeno El Niño na produção e na precificação das culturas de hortifrúti no Brasil em 2023 e 2024

Enchimento de grãos e sua importância para produtividade

A fase de enchimento de grãos nesta safra enfrentou dificuldades. Neste artigo destacamos a importância desta fase e como se desenrolou nessa temporada.

Algodão 2023/24: expectativas da safra e panorama das lavouras

Expansão da área cultivada eleva projeções de produção e pavimenta o avanço do Brasil como protagonista na cotonicultura

Mercado e safra

25/04/2024

Valorização histórica nos preços do café robusta alavanca alta no arábica

O café Conilon atingiu uma valorização histórica ao longo do mês. E grande parte desse impacto, está associado a crise climática no Vietnã. ...

Problemas climáticos no Vietnã, a volatilidade financeira, a incerteza no abastecimento e as condições econômicas globais contribuem para o aumento dos preços dos café

Nas últimas semanas, o mercado do café robusta atingiu o preço mais elevado em 16 anos. Essa alta é atribuída principalmente à crise climática no Vietnã, que é um dos principais produtores de café robusta do mundo. “A seca durante o período de floração está resultando na falta de chuvas para esse estágio do cultivo. Isso coloca em risco o potencial da próxima safra do Vietnã, que já enfrentou um ano de produção frustrada e oferta apertada. Além disso, questões logísticas, como as relacionadas ao Mar Vermelho”, disse Gil Barabach, analista de Safras e Mercado.

Além disso, a incerteza no abastecimento e as condições econômicas globais contribuem para esse aumento dos preços. “O mercado está devolvendo um pouco hoje, mas ainda sustenta grande parte dos ganhos. Internamente, além do aumento em Nova York, também observamos uma valorização do dólar. Ambos os fatores estão influenciando os preços, e tanto o Arábica quanto o Conilon estão registrando aumentos”, explicou o analista.

Com essa alta, os produtores estão participando mais do mercado e aproveitando as oportunidades de negociação. Segundo Gil, observa-se uma maior atividade de vendas das sacas de café, especialmente para a próxima safra. “Anteriormente mais devagar e cautelosos, agora os produtores estão aproveitando o bom momento econômico e assumindo posições tanto para a safra 2024 como para a safra 2025”, afirma.

A expectativa no cenário global é observar as informações sobre o clima e a chegada da safra do café. “No Vietnã existe a possibilidade da chegada das chuvas que podem minimizar os impactos em relação à próxima safra. No Brasil, há sinais de que a safra de conilon possa ficar abaixo das expectativas iniciais, resultando em uma maior oferta de café arábica. Na Indonésia, também se espera que o café comece a aparecer, embora possa haver um pequeno atraso devido ao excesso de chuvas e à maturação mais lenta da safra”, disse Gil Barabach.


A partir de maio, é esperado um aumento na oferta de café no mercado. “É possível que vejamos uma correção de preços devido à pressão resultante da chegada da safra brasileira. Esse é o panorama atual, e os produtores estão aproveitando a oportunidade para enfrentar a safra com mais tranquilidade”, finalizou o analista.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal da Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.

Ler mais