Atualizado em 28/11/2024.

Começou a terceira temporada do Reality da Soja! E se você já está de olho nas novidades do campo, esse é o momento certo para acompanhar tudo o que está acontecendo na safra – e na websérie favorita dos sojicultores

Depois do sucesso das temporadas passadas, o Reality da Soja volta com um time reforçado e em um formato dinâmico para que você, que vive o agro, possa acompanhar os desafios e as soluções direto do campo. 

E sabe o que é mais bacana? Agora, temos duplas focadas em mostrar a realidade sem filtro de diferentes perspectivas: de um lado, o influenciador técnico Túlio Gonçalo, junto com a influenciadora digital Monyque Costa, que trazem a visão sobre as dificuldades do campo. De outro, o DTM da Syngenta Lucielcio Oliveira, e a produtora rural Monique Silveira, que vão apresentar as soluções para os problemas apresentados na prática – do jeito que só quem trabalha no campo sabe fazer.

Mais do que uma série informativa, o Reality da Soja visa criar uma conexão verdadeira com o público rural, promovendo o compartilhamento de experiências e conhecimentos em um tom próximo e prático. 

Nesse formato especial idealizado pela Syngenta e inspirado no produtor rural, cada episódio é uma oportunidade de aprendizado e troca, e cada desafio enfrentado se transforma em uma oportunidade para crescer.

Prepare-se para mergulhar na rotina de quem vive o agro intensamente, explorando o dia a dia de mais uma safra desafiadora e as estratégias que vão transformar as adversidades em sucesso no campo.

Seca e queimadas marcam início da safra de soja 2024/25: episódio 1 da terceira temporada do Reality da Soja

O primeiro episódio da terceira temporada do Reality da Soja já está no ar, e começamos com um tema que tem impactado fortemente o início dessa safra: as queimadas. Esse ano foi especialmente complicado, com um recorde de incêndios que afetaram biomas e lavouras em todo o Brasil.

Em Rio Verde (GO), como também em várias regiões produtoras, as queimadas acenderam um alerta para o manejo da palhada e da matéria orgânica do solo, fatores essenciais para manter a produtividade da soja. Nesse cenário, a falta de chuvas e os eventos climáticos extremos têm tornado o solo mais vulnerável, exigindo ainda mais preparação dos agricultores.

E, para começar a conversa, tivemos a Monyque e o Túlio apresentando um panorama inicial dos desafios que os produtores precisam encarar nesse contexto. Esse início de safra já mostra que lidar com o campo exige garra, resiliência e, claro, boas práticas para lidar com o inesperado. 

Logo de cara, nossos influenciadores mostraram o que a seca e as queimadas podem provocar, como o risco aumentado de pragas e nematoides que se aproveitam da falta de umidade no solo. Confira mais detalhes assistindo ao vídeo completo! 

E como lidar com a consequência das áreas que sofreram com secas e queimadas? O episódio 2 da terceira temporada do Reality da Soja responde

No segundo episódio da temporada, o foco foi em soluções práticas para o início da safra, enfrentando os impactos das queimadas e da seca. Agora foi a vez de entrar em cena o DTM Lucielcio e a produtora de soja Monique Silveira, que mostraram como, mesmo diante das adversidades, é possível trabalhar para proteger o campo e a lavoura. 

Monique compartilhou uma experiência recente de uma queimada em outra propriedade sua, o que resultou na perda de parte do mato e da palhada, elementos essenciais para o controle do calor e a manutenção da umidade do solo.

Com um manejo cuidadoso, a lavoura da Monique segue como exemplo de boas práticas e dos benefícios de esperar o momento certo para o plantio – e, é claro, contar com as ferramentas certas. Monique utilizou FORTENZA®, que, com seu alto potencial de controle de pragas iniciais e maior solubilidade, oferece maior proteção e assegura o potencial produtivo da soja, dando força para largar na frente, especialmente em um cenário de variações climáticas.

Assista ao episódio completo e confira os detalhes do que foi feito nesse manejo inicial na lavoura da Monique.

Episódio 3 da terceira temporada do Reality da Soja mostra que prevenção é a chave para uma lavoura saudável

No terceiro episódio, a Monyque e o Túlio foram claros ao abordar a importância de prevenir problemas na lavoura. O episódio foi dedicado ao controle de doenças e pragas iniciais que podem comprometer a produtividade da soja.

Eles explicaram como a fase vegetativa da soja (V4 a V6) é crucial para a aplicação de fungicidas e como a prevenção no início pode fazer toda a diferença no ciclo da planta. A importância de manejar as doenças desde o começo, destacando ameaças como septória, cercóspora e mancha-alvo, foi um ponto-chave.

Além disso, foi abordado o manejo preventivo de pragas por meio do tratamento de sementes, como o uso de produtos com neonicotinoides e diamidas, para evitar danos iniciais que podem até matar as plantas e comprometer o máximo potencial produtivo.

Não deixe de conferir o episódio completo para entender como a prevenção é a chave para a construção da sanidade da sua lavoura.

O que vem por aí?

Ao longo da safra, vamos acompanhar os desafios dinâmicos que estão surgindo e as soluções selecionadas para superá-los com eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. 

Acompanhe a terceira temporada do Reality da Soja no Instagram @SyngentaBrasil 

A cada novo episódio, esse artigo será atualizado para te manter informado de tudo, mas você pode acompanhar o andamento do Reality da Soja por meio do Instagram da Syngenta.

Nossos seguidores também estão convidados a interagir por meio dos comentários, enviando perguntas que podem ser respondidas ao longo da temporada, o que reforça o compromisso do Reality da Soja em ser um espaço de aprendizado e apoio para a comunidade agrícola!

Vamos juntos vencer mais uma safra? 

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.