A mancha-alvo (Corynespora cassiicola) tem se tornado uma preocupação crescente entre sojicultores de todo o Brasil. Essa doença da soja já está entre as mais preocupantes para a cultura e vem causando perdas de produtividade expressivas.
Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), cultivares suscetíveis à mancha-alvo podem sofrer perdas de produtividade de até 40%.
Por isso, cada vez mais sojicultores buscam novas formas para manter a mancha-alvo sob controle e proteger as suas lavouras.
Neste conteúdo, entenda os motivos por trás da expansão da mancha-alvo na soja e como produtores estão lidando com esse desafio fitossanitário.
A mancha-alvo é uma nova ameaça para a sojicultura brasileira
Identificada pela primeira vez na década de 70, a mancha-alvo é uma doença da soja que ganhou importância na região do Cerrado, mas que hoje está presente em todas as regiões produtoras.
Com sintomas que se assemelham a um alvo (pontos de coloração castanho-claro a castanho-escuro no centro de manchas pardas com halo amarelado), essa doença tem potencial para reduzir a produtividade da soja em até 40% em cultivares suscetíveis.
Essas perdas estão associadas às consequências dos sintomas da mancha-alvo na soja, que incluem a desfolha precoce e o apodrecimento de vagens e hastes. Ambos têm um impacto negativo direto no enchimento de grãos e no rendimento da cultura como um todo.

Anteriormente, a mancha-alvo era vista pelos produtores de soja como uma doença secundária. Porém, a pressão se intensificou nas últimas safras e a mancha-alvo tem marcado cada vez mais presença nas lavouras brasileiras.
Entre as safras 2018/19 e 2023/24, um estudo recente da Kynetec apontou que as áreas tratadas contra a mancha-alvo na soja aumentaram a uma taxa de 33% ao ano.
Por que a mancha-alvo vem crescendo no Brasil?
A mancha-alvo se tornou um problema crescente e tem desafiado os agricultores de todo o Brasil. Essa tendência de crescimento pode ser explicada por um conjunto de fatores, e aqui destacamos os 4 motivos principais:
1º motivo: utilização de cultivares suscetíveis
O uso de cultivares altamente produtivas, mas suscetíveis à mancha-alvo, é uma das principais causas do aumento da pressão da doença nas lavouras de soja no país.
Nas últimas décadas, o melhoramento genético de soja no Brasil priorizou a busca por cultivares mais produtivas e precoces. Apesar desse avanço expressivo no desenvolvimento de tecnologias para o aumento da produtividade da soja, outras características, como resistência a algumas doenças, receberam menos atenção.
2º motivo: expansão das regiões sojicultoras para climas mais favoráveis à ocorrência da doença
Outro motivo que explica a expansão da mancha-alvo na soja é a expansão das regiões sojicultoras, que segue em direção a áreas com climas mais favoráveis ao desenvolvimento da doença.
O fungo causador da mancha-alvo, o Corynespora cassiicola, tem como faixas ótimas para o seu desenvolvimento temperaturas entre 20 °C e 30 °C e alta umidade relativa do ar, condições essas que são frequentemente encontradas nas regiões para as quais o cultivo de soja no Brasil vem se expandindo.

3º motivo: rotação com culturas hospedeiras do fungo
Um terceiro motivo que também vem contribuindo para o crescimento da mancha-alvo na soja é o atual manejo de rotação de culturas.
O fungo C. cassiicola é reconhecido por ser hospedeiro de mais de 480 espécies de plantas, incluindo o feijão, a crotalária e o algodão. E, especialmente essa última cultura, é frequentemente usada em sistemas de rotação com a soja.
A sucessão soja-algodão já é uma prática consolidada em diversas regiões produtoras do país, visto os benefícios que ela proporciona, que permitem otimizar o uso da terra. De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), aproximadamente 70% do algodão é semeado após a colheita da soja em algumas regiões do país, como o Estado do Mato Grosso.
Porém, apesar dos benefícios, ela causa limitações para o manejo da mancha-alvo no campo, já que tanto a soja quanto o algodão são hospedeiros do fungo causador da doença. Com isso, o ciclo da doença permanece ocorrendo durante as safras, favorecendo a disseminação do patógeno nas lavouras.
4º motivo: uso contínuo das mesmas tecnologias de controle, sem rotação de mecanismos de ação
Por fim, um dos motivos mais relevantes para o atual cenário da mancha-alvo no Brasil é a utilização inadequada das tecnologias de controle. A falta de uma visão integrada do manejo da doença, somada ao uso recorrente de ativos similares para controle da mancha-alvo, vêm contribuindo para a expansão da doença no país.
Quando se utiliza repetidas vezes soluções que atacam o patógeno de uma mesma forma, ou seja, com um mesmo modo de ação e grupo químico, aumenta-se a pressão seletiva sobre eles.
Para alcançar um manejo e controle efetivos da mancha-alvo, é preciso que o agricultor adote uma visão preventiva, utilizando diferentes estratégias para o manejo da doença, e rotacione produtos com diferentes mecanismos de ação, como forma de proteger a lavoura e preservar a eficácia das tecnologias.
Com essa visão em mente, a Syngenta desenvolveu MIRAVIS® Pro, um fungicida implacável no controle de mancha-alvo e também da cercosporiose na soja.
MIRAVIS® Pro: a nova geração de fungicidas para controle de mancha-alvo e cercosporiose na soja

MIRAVIS® Pro faz parte da nova geração de fungicidas da Syngenta que vem ajudando produtores de todo o Brasil a retomar o controle das lavouras e a lidar com a crescente pressão da mancha-alvo e da cercosporiose na soja.
Implacável no controle da mancha-alvo
MIRAVIS® Pro é uma solução moderna que entrega um controle implacável da mancha-alvo na soja. Sua formulação combina dois ativos poderosos: o ADEPIDYN® technology e o protioconazol.
Essa combinação introduz um novo mecanismo de ação para o manejo da mancha-alvo, reforçando a estratégia de rotação de ativos, prática essencial para manter o manejo eficaz ao longo das safras e reduzir o risco de resistência dos patógenos.
Em entrevista exclusiva à Syngenta, Marcelino Kuhnen, produtor e presidente da Cooperfarms, destacou que ficou muito satisfeito com os resultados de MIRAVIS® Pro para o controle de manchas na soja:
“Eu recomendo sempre novas tecnologias para os produtores, justamente porque nós temos que ter as melhores moléculas para um melhor controle, para que no final do ciclo, você tenha o máximo de produtividade.”, destacou
Controle superior do complexo de doenças nas primeiras aplicações
Com amplo espectro de ação, MIRAVIS® Pro entrega um controle implacável da mancha-alvo na soja, mas também oferece um controle superior da cercosporiose já nas primeiras aplicações.
MIRAVIS® Pro combina a alta performance e o maior poder intrínseco de controle de ADEPIDYN® e do protioconazol, um triazol consagrado com ação de controle de início de infecção , atuando diretamente na fonte de energia e na membrana celular dos fungos.
Por isso, essa solução entrega um amplo espectro de controle, indispensável em qualquer manejo.
Inovação: produto à base de ADEPIDYN® technology, molécula inovadora de alta eficácia
MIRAVIS® Pro é uma solução à base de ADEPIDYN® technology. Ela é a nova molécula protagonista da nova era de fungicidas da Syngenta, entregando uma performance totalmente inédita e simplesmente poderosa.
ADEPIDYN™ é uma molécula única e inovadora 3 em 1, de um novo grupo químico de fungicidas, que oferece:
- Amplo espectro: controle de todo o complexo de doenças em uma única formulação.
- Poder de controle: atividade intrínseca no controle de doenças.
- Uso multicultivo: pode ser aplicado em mais de 30 tipos de cultura, com expressivo poder na soja.
Formulação inovadora que dispensa o uso de adjuvantes
Com uma formulação moderna e prática, MIRAVIS® Pro facilita o manejo do produtor. Ele possui a tecnologia Empowered Control, que dispensa o uso de adjuvantes na aplicação.
Além disso, sua formulação entrega melhor espalhamento e absorção na planta, facilitando o manejo no dia a dia do campo.

Todos esses benefícios e diferenciais tornam MIRAVIS® Pro protagonista no manejo fitossanitário na soja. Ele é uma solução simplesmente poderosa, que oferece a proteção completa que sua safra merece. Escolha MIRAVIS® Pro para um controle implacável da mancha-alvo e um controle superior da cercosporiose na soja!
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.
Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.


Deixe um comentário