O tratamento de sementes é uma das boas práticas da agricultura que proporciona ao produtor um melhor retorno da lavoura, ajudando a reduzir o índice de perdas e a controlar o ataque de agentes capazes de prejudicar a cultura, como pragas, doenças e nematóides.
Por terem alta relevância para a safra, sendo um dos principais insumos agrícolas, as sementes devem ter alta qualidade para a obtenção de uma boa colheita, principalmente para que não sejam veículo de disseminação de doenças. Caso o tratamento de sementes não seja realizado, o produtor fica sujeito a grandes riscos de perda.
Essa prática também se relaciona com a sustentabilidade, permitindo a utilização mais consciente dos recursos naturais ao trazer maior eficiência no manejo da cultura.
O que é o tratamento de sementes e qual a sua importância?
É uma prática que consiste na aplicação de defensivos nas sementes, que podem ser químicos ou biológicos, para auxiliar no controle de pragas e doenças que prejudicam o desenvolvimento das plantas.
Com esse cuidado, é possível promover a proteção durante as fases de germinação e emergência da cultura, trazendo diversos benefícios, tais como:
- controle de pragas, doenças e nematoides nos estádios iniciais da lavoura;
- proteção da genética das sementes;
- obtenção de plantas mais vigorosas;
- estabelecimento do estande adequado de plantas;
- melhor enraizamento;
- germinação mais uniforme.
Um dos argumentos utilizados para não realizar o tratamento de sementes é o aumento dos custos com a cultura. Porém, trata-se de um investimento pequeno se comparado ao retorno em produtividade que o cuidado proporciona. Uma pesquisa realizada pela Embrapa mostrou que a média de custos com o tratamento de sementes da soja, ao longo dos dez anos analisados, foi de apenas 2,2% do total gasto com a lavoura.
Como é realizado o tratamento de sementes?
Há duas maneiras para realizar o procedimento: on farm ou industrial. A escolha da técnica mais adequada depende das necessidades e realidades de cada produtor, sendo que ambas as opções apresentam suas vantagens e desvantagens.
Tratamento de sementes “on farm”
É o tratamento convencional, realizado na própria fazenda. Tem um custo mais baixo em comparação ao tratamento de sementes industrial, no entanto necessita de mão de obra qualificada e treinada para o correto e seguro manuseio dos produtos.
Um ponto importante é que as técnicas de tratamento permitam a boa uniformidade e recobrimento das sementes, sendo imprescindível seguir à risca as recomendações da bula, como a utilização correta de doses, e ter atenção à interação dos produtos para evitar que aconteça fitotoxicidade nas plantas.
Tratamento de Sementes Industrial (TSI)
É realizado pela indústria responsável pela comercialização das sementes. Por utilizar alta tecnologia e profissionais especializados, esse método oferece um resultado superior, com cobertura uniforme das sementes e ingredientes ativos aplicados na dose correta em cada semente.
O TSI representa menos risco ao produtor, que compra as sementes já tratadas, e também conta com maior precisão no volume de calda utilizada. Por ser realizada sob normas rígidas de segurança, o tratamento industrial permite a preservação do meio ambiente.
Leia também:
- Conheça a evolução do tratamento de sementes no Brasil
- Tratamento de sementes: por que é tão importante?
- Tratamento de sementes: o manejo para o sucesso da soja
Impactos do tratamento de sementes na preservação do meio ambiente
O tratamento de sementes oferece mais proteção à lavoura e pode reduzir a quantidade de aplicações de defensivos agrícolas. Além disso, o efeito residual dos produtos utilizados no TS retarda as próximas aplicações.
Essa prática é uma etapa importante do Manejo Integrado de Pragas e Doenças, que, quando feita de maneira planejada e consciente, elimina o uso de defensivos em excesso, restabelece o equilíbrio natural do ecossistema e auxilia no manejo de resistência, ao aderir à rotatividade de mecanismos de ação diferentes.
Aplica Certo: plataforma da Syngenta capacita para o TS
Desenvolvemos mais uma ferramenta, com o objetivo de facilitar a vida do trabalhador rural: Aplica Certo é uma plataforma que disponibiliza treinamentos online que auxiliam a fazer o tratamento de sementes com soluções de amplo espectro, capazes de proteger as sementes dos organismos redutores de produtividade.
Convidamos você a realizar os cursos “Boas Práticas no Tratamento de Sementes na Fazenda” e “Boas Práticas no Tratamento de Sementes na Indústria”. Dessa forma, você fica atualizado sobre as práticas necessárias para que o processo seja bem-sucedido em ambos os métodos.
Navegue pela plataforma de treinamentos Aplica Certo e descubra outros cursos essenciais que vão ajudar você a aprimorar seu conhecimento:
- NR 31.7: Segurança no trabalho com defensivos na agricultura;
- Boas Práticas na Proteção de Cultivos.
Basta fazer seu cadastro e pronto. Acesse agora e saiba mais!
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.
Acesse o Uso Correto e Seguro para saber tudo o que está acontecendo no campo!
Deixe um comentário