Apesar de as condições climáticas do início do ano terem atrasado a semeadura do milho safrinha em algumas regiões, a perspectiva é de recorde de produção. Algumas áreas já entraram em processo de colheita, enquanto outras ainda veem suas lavouras em fase de maturação ou enchimento de grãos.

Confira neste artigo um panorama nacional do andamento da colheita e as perspectivas de produtividade, de acordo com os dados oficiais da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Histórico das lavouras e andamento da colheita do milho safrinha

Na última quinzena de junho, a maioria das lavouras de milho segunda safra pelo país já estava em início de colheita, situação considerada dentro do esperado para a época do ano. De acordo com o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras, publicado em 04 de julho pela Conab, a maioria das regiões produtoras de milho safrinha se encontra em condição hídrica favorável, revertendo o quadro de restrição que acometeu o país entre abril e maio. O atual cenário tranquiliza os produtores que se preparam para o fechamento do ciclo da cultura.

Em abril, a seca sazonal era motivo de grande preocupação, e nas primeiras semanas de maio, o clima seco se intensificou, principalmente na região central do Brasil, que já vinha sofrendo com a baixa umidade do solo. Ainda assim, o desenvolvimento das plantas seguiu com bons índices de vegetação. Em verdade, foram constatadas boas condições em grande parte das lavouras monitoradas, com perspectivas de produtividade 32,1% superior à safra 2020/21, como consta no levantamento de previsão de safra da Conab, de 01 de julho de 2022.

Até 02 de julho, 28% da área plantada de todo o país já havia sido colhida, com as operações de colheita já avançando em todas as regiões produtoras. Entenda o cenário específico das principais regiões produtoras.

Andamento do milho safrinha no Paraná

Favorecidas pelas precipitações em abril, as lavouras de milho safrinha do Paraná apresentam, em sua maioria, ótimo desenvolvimento, com a colheita totalizando 6% da área total de plantio de milho segunda safra no Estado.

Andamento do milho safrinha no Mato Grosso

Esse Estado é o que está com a colheita mais avançada, com 51,2% de área colhida, número mais elevado se comparado à mesma época do ano anterior. O clima seco favoreceu o processo de maturação, e as lavouras apresentam bons rendimentos, mesmo as semeadas fora do período ideal, pois foram beneficiadas pelas chuvas recentes.

Andamento do milho safrinha no Mato Grosso do Sul

Apesar de algumas regiões do Estado terem experimentado períodos de déficit hídrico ou geadas, as condições climáticas não ocasionaram perdas significativas. A maioria das lavouras está em fase de enchimento de grãos, e o índice de colheita estava em 12% no último levantamento da Conab.

Andamento do milho safrinha em Goiás

A colheita já se iniciou em algumas lavouras da região, totalizando 13% da área total, entretanto a maioria se encontra em fase de maturação. O Estado de Goiás foi um dos que tiveram regiões afetadas pelo clima. Nessas áreas, as precipitações observadas não beneficiaram a recuperação das lavouras que já estavam sob déficit hídrico. No sul goiano, foi necessário acelerar a colheita neste início de julho, por conta dos riscos de queimada e de tombamento de plantas frente aos fortes ventos observados.

Entenda mais sobre a crise hídrica e seus efeitos sobre a produção agrícola: Crise hídrica: como o agronegócio tem sido afetado.

Andamento do milho safrinha em São Paulo

Os produtores de milho segunda safra em São Paulo veem suas lavouras beneficiadas pelas chuvas, embora alguns tenham sofrido perdas por conta da cigarrinha-do-milho, especialmente no sudoeste do Estado. As lavouras estão em fase de maturação, e a colheita se inicia lentamente em algumas regiões, totalizando 12% até 02 de julho.

Andamento do milho safrinha em Minas Gerais

O Noroeste de Minas é a região que mais preocupa os produtores, que viram suas lavouras de milho safrinha perderem qualidade por conta da restrição hídrica. De maneira geral, as lavouras do Estado já iniciaram a colheita, que avança com 7% de área colhida.

Andamento do milho safrinha no Tocantins

A colheita do milho já se iniciou na região, totalizando 23%, com perspectivas de bom rendimento. Entretanto, a alta umidade nos grãos resulta em alto custo do processo de secagem.

Andamento do milho safrinha no Maranhão e no Piauí

Essa região tem perspectivas de boas produtividades para o milho segunda safra, mesmo com a diminuição das chuvas. No Maranhão, a colheita alcança 30% da área produtora, e no Piauí o avanço é de 12%, com a maioria das lavouras ainda em maturação.

Perspectivas de produtividade do milho segunda safra 2022

Apesar das instabilidades climáticas, que podem causar condições de clima extremo e variável ao longo dos meses e por região, as perspectivas para o milho segunda safra são muito positivas, com expectativa de produtividade superior à safra anterior.

Os impactos da estiagem não prejudicaram as lavouras de maneira geral, causando problemas pontuais apenas em regiões que tiveram longo período de estresse. É certo que as áreas prejudicadas pela falta de chuvas afetarão negativamente a média geral de produtividade, no entanto, o bom rendimento que já se observa no Mato Grosso, um dos maiores produtores de milho segunda safra do Brasil, tende a manter o país com uma boa produção.

Estima-se uma produção nacional de 88.015,8 mil toneladas, e as regiões que já iniciaram a colheita indicam número elevado de sacas em relação à última safra.

Saiba mais sobre a produção de milho no Brasil, leia também: Milho: China assina protocolo para importação de grão brasileiro

Como proteger os índices de produtividade do milho safrinha?

Neste início de colheita, um dos fatores que precisam ser atendidos com cuidado pelo produtor, para aproveitar ao máximo o rendimento conquistado e entregar uma boa quantidade do grão ao mercado, é a armazenagem.

É um processo de pós-colheita extremamente relevante para a manutenção da qualidade do produto, e, felizmente, têm-se disponíveis os recursos necessários para garantir uma armazenagem que preserve os grãos colhidos.

Utilizar silos de armazenagem é ideal para a conservação do milho colhido que aguarda para ser distribuído, sendo essa uma das medidas recomendáveis nos processos de logística de grãos. Não contar com tal infraestrutura implica em perdas de produção e afeta porcentagem significativa do resultado da safrinha.

Leia também:

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!