Inovação, sustentabilidade, ciência a favor da agricultura, equilíbrio e segurança alimentar são alguns dos valores que a Valagro compartilha com a Syngenta, o que levou à concretização de uma parceria estreita entre essas duas empresas amplamente expressivas no mercado agrícola.

Com a aquisição da Valagro, que passou a ser posicionada dentro da vertical da Syngenta Crop Protection (Syngenta Biologicals), a desenvolvedora de produtos biológicos para a agricultura mantém sua autonomia de operação, alavancando oportunidades de mercado em conjunto com sua parceira.

Além do alinhamento de interesses mútuos, essa composição foi necessária para atender a demanda crescente do mercado de produtos biológicos, cujas estimativas para os próximos cinco anos superam o setor dos produtos convencionais. Assim, a aquisição da Valagro pela Syngenta chama a atenção das lideranças globais, pelo comprometimento de união de duas empresas extremamente influentes no desenvolvimento do setor.

Valagro é referência na produção de bioestimulantes

Fundada há mais de 40 anos, na Itália, a Valagro possui hoje 13 filiais e está presente em 80 países. Toda essa operação passou a fazer parte do Grupo Syngenta em âmbito global, por meio da Syngenta Biologicals, a partir do novo acordo entre as duas gigantes do agronegócio.

A fábrica brasileira foi inaugurada em 2017 e recebe investimento contínuo desde então. Localizada em Pirassununga (SP), é a fábrica mais moderna da Valagro no mundo, preparada para atender a demanda e o crescimento de vendas acelerado que está por vir. O plano interno é crescer 40% ao ano, colocando-se à frente das estimativas de mercado.

O foco da empresa italiana é pesquisa e desenvolvimento de bioestimulantes e especialidades nutricionais, por meio de um posicionamento pautado em quatro pilares:

1. matéria-prima de qualidade, extraída da natureza;

2. método de extração dos princípios ativos;

3. análise das formulações e seus efeitos na planta;

4. acúmulo de conhecimento em combinação de ativos para fornecer soluções comercialmente viáveis.

Esses são os fatores que oferecem à Valagro um diferencial competitivo no mercado frente a outras desenvolvedoras de bioestimulantes, visto a experiência construída nas últimas décadas e a geração de conhecimento para a comunidade científica.

O mercado de produtos biológicos

Biológicos são produtos naturais que visam proteger e fortalecer as plantas, classificados em duas categorias: biopesticidas (responsáveis pelo biocontrole – manejo de pragas e doenças) e bioestimulantes (estímulos metabólicos nas plantas).

O forte da Valagro são os bioestimulantes, e, como subsidiária da Syngenta Crop Protection, vem para ampliar o portfólio de produtos biológicos no Brasil e no mundo. No Brasil, a Valagro conta com um time exclusivo e permanecerá desenvolvendo os negócios da empresa de forma independente, mas somando sinergias à Syngenta.

Atualmente, os bioestimulantes tomam cerca de 50% do mercado de biológicos. Entre 2000 e 2018, houve uma grande melhoria de produtividade, com um aumento de quase 30 vezes, em milhões de reais, em soluções nutricionais e bioestimulantes.

Em cinco anos, a estimativa é de um mercado de 800 milhões de dólares no Brasil, um crescimento muito mais acelerado em comparação ao mercado de produtos convencionais.

Os bioestimulantes e o portfólio da Valagro

O conceito de bioestimulantes é novo, definido há menos de 10 anos como produtos que atuam tanto na planta quanto na rizosfera, com o intuito de melhorar, por meio do estímulo aos processos naturais das plantas, três parâmetros:

  • tolerância a estresses abióticos (clima, por exemplo);

  • eficiência de utilização de nutrientes;

  • melhoria da qualidade da colheita.

Os estresses abióticos são os principais responsáveis pelas quedas de produtividade nas diferentes culturas, representando de 60% a 80% das perdas do potencial produtivo das plantas, por conta de condições ambientais que prejudicam a expressão do potencial produtivo. Os bioestimulantes atuam no metabolismo da planta para superar esses estresses.

Diante disso, a Valagro se destaca no mercado pelo alto nível de tecnologia, com condições de preço para distribuição acessíveis para o agricultor, de maneira que os bioestimulantes que a empresa produz, agora inserida no Syngenta Biologicals, têm uma tecnologia distinta das demais. A Valagro se utiliza da avaliação da expressão genômica das plantas para entender como cada solução superexpressa genes de interesse, tecnologia em que a Valagro é especialista.

São mais de 30 produtos já disponíveis no portfólio. Essas soluções são complementares ao que a Syngenta já oferece para controle e manejo das lavouras, pois os bioestimulantes trabalham na fisiologia da planta, atuando em conjunto com os produtos de crop protection, voltados para eliminação de pragas e doenças.

Para saber mais sobre inovações em proteção dos cultivos, leia também: Syngenta apresenta nova molécula fungicida durante CBSoja.

Confira alguns dos principais produtos Valagro que já são de confiança do produtor:

Bioestimulantes de solo

  • VIVA: atua na saúde do solo, como condicionador para desenvolvimento do sistema radicular, por meio de um solo equilibrado e mais vivo. Serve para alimentar a rizosfera, a biologia do solo, de maneira que os microrganismos também se beneficiam;

  • RADIFARM: tecnologia para TS (Tratamento de Sementes) atua na germinação e no enraizamento das plantas. Com mais raízes, tem-se uma planta mais bem estabelecida inicialmente;

  • ACTIWAVE: atua na eficiência de uso de fertilizantes, aumentando a reserva das plantas. Potencializa o processo de absorção e entrada do nutriente na planta;

  • TALETE: atua na eficiência do uso da água, contribuindo para a superação de estresses hídricos. Aumenta o aproveitamento interno da água pela planta, por meio de mais retenção da água nos tecidos foliares, a nível celular. Consequentemente, melhora a produtividade.

Bioestimulantes foliares

  • MEGAFOL: atua na reativação do metabolismo da planta para superação de estresses;

  • YIELDON: contribui para maior transporte de açúcares e de nutrientes, promovendo o enchimento de grãos;

  • Linha MC: produtos à base da alga Ascophyllum nodosum:

  • MC Extra: auxilia no pegamento de flor e frutos, atuando também na quebra de dominância apical;

  • MC Cream: atua na ativação de fotossíntese e enchimento de frutos.

  • ERGER: voltado para plantas frutíferas, atua na indução de brotação em frutas de clima temperado, proporcionando padronização da frutificação.

Todos esses produtos têm resultados comprovados por testes em campo, com incrementos consolidados de produtividade.

Assim, a Valagro acumula conhecimentos no setor de bioestimulantes e também já está ampliando a oferta de inoculantes no portfólio, além de disponibilizar produtos nutricionais, desde hidrossolúveis até macronutrientes, para atender tanto o mercado de cereais quanto de HF, apresentando um portfólio completo, do TS à colheita, para mais de 30 culturas.

Veja a seguir um exemplo de posicionamento para a soja:

Infográfico Valagro

Valagro e Syngenta em prol da sustentabilidade

Com a Valagro, a Syngenta se insere em um mercado que tem 50% de expressão no mundo. O acordo foi firmado porque ambas as empresas têm os mesmos valores, a mesma exigência de qualidade dos processos e o mesmo modo de operar por meio de pesquisa e desenvolvimento, com presença global e produtos que são referências.

A missão principal é criar um futuro sustentável para as pessoas e para a natureza, atuando na segurança alimentar e no atendimento da demanda dos principais setores, como produção de biocombustíveis.

A lógica disso é perceptível nos processos do mercado como um todo: com produtos biológicos eficientes, aumenta-se a produtividade das lavouras e promove-se os setores que dependem da agricultura.

A estratégia comercial é aumentar a base de novos distribuidores que aderem aos produtos da Valagro. Assim, a principal desenvolvedora de bioestimulantes se faz presente nos principais eventos ao lado da Syngenta, como o One Agro, para que cresça com a velocidade que a Syngenta vem crescendo no mercado, demonstrando sua experiência e especialidade em desenvolvimento de alta tecnologia em produtos biológicos.

O objetivo principal é comunicar a importância do uso integrado de soluções, com foco em sustentabilidade nas lavouras, maior resistência das plantas às mudanças climáticas e rompimento dos tetos produtivos.

Leia mais:

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!