Produtores e especialistas mostram desafios climáticos, pragas e soluções de manejo técnico para o café arábica 

Oscilações de temperatura, estiagens prolongadas e a pressão constante de pragas, como o bicho-mineiro e a ferrugem do cafeeiro, têm exigido atenção redobrada dos cafeicultores do Sul de Minas.
Diante desse cenário, o manejo do solo e das raízes ganha ainda mais importância. É justamente nesse ponto que a tecnologia Drench Syngenta tem se mostrado uma aliada estratégica para o café arábica.

Com uma aplicação mais precisa e segura, o Drench fortalece o sistema radicular e contribui para o equilíbrio da planta. Assim, ela se torna mais resistente aos estresses climáticos e aos ataques iniciais de pragas.
Na prática, isso resulta em lavouras mais vigorosas e produtivas, com reflexos diretos na sustentabilidade do manejo.

Sul de Minas: produtividade sob clima desafiador

Em Alfenas, no coração do Sul de Minas, por exemplo, produtores, consultores e especialistas se reuniram para discutir esses desafios e compartilhar os resultados obtidos com o uso do Drench no campo. A região, reconhecida pela qualidade dos seus grãos, tem vivido uma sequência de noites frias e dias quentes. Sendo assim, essa amplitude térmica impacta também o desenvolvimento do café, aumenta o risco de doenças.

O episódio da Hora do Drench Syngenta reforçou a importância de combinar manejo técnico com tecnologia.

“A temperatura e a amplitude térmica trazem desafios que exigem atenção constante. A tecnologia do Drench traz facilidade e segurança, garantindo que o manejo feito hoje reflita na produtividade futura da lavoura”, destaca Cleiton Alexandre Rocha, cafeicultor de Alfenas.

Produtor em lavoura no Sul de Minas
E o clima segue sendo um dos principais desafios da cafeicultura brasileira

Drench: prática consolidada para o manejo do café arábica

O Drench vem se consolidando como uma ferramenta essencial para o controle de pragas, mas também a proteção do solo.

“Antes de tudo hora certa e a quantidade certa fazem diferença. O Drench funciona como uma injeção na veia da planta, garantindo que o produto alcance todo o sistema radicular”, explica Dione Lopes Pereira, colaborador da fazenda.

Por atuar diretamente nas raízes, o Drench melhora a absorção de nutrientes e aumenta a eficiência do manejo. Dessa forma, as plantas ficam mais equilibradas e resistentes, mesmo sob condições climáticas adversas.

Leia também:

Café: aplicação via drench é eficaz no controle de pragas
Aplicação via drench: tecnologias que revolucionaram a cafeicultura
Controle biológico de nematoides no café: aplicação via drench
Hora do Drench Syngenta estreia no Espírito Santo destacando o café conilon

Ferrugem e bicho-mineiro: impacto direto na produtividade com ausência do manejo ideal

A ferrugem do cafeeiro e o bicho-mineiro continuam entre as principais ameaças à produtividade.

“Essas pragas podem causar prejuízos de até 70% e 50%, dependendo do nível de desfolha. Quanto mais preventivo for o manejo com Drench e Verdadero®, melhor o controle e maior a produtividade”, reforça Felipe Ruela, DTM da Syngenta.

DTM Syngenta, Felipe Ruela em lavoura no Sul de Minas
Os cuidados, segundo especialista, Felipe Ruela, são essenciais para garantir a boa produtividade

O especialista lembra que o café é uma cultura perene. Por isso, cada decisão tomada hoje impacta diretamente o resultado da próxima safra. Além disso, o manejo preventivo é a base para manter lavouras saudáveis e produtivas ao longo dos anos.

Nematoides: proteção das raízes e produtividade

Durante a visita às fazendas, os especialistas também chamaram atenção para os nematoides, pragas que comprometem o teto produtivo da lavoura.

“Uma lavoura com nematoide tem dificuldade de alcançar alta produtividade. Porém, hoje contamos com o Vaniva®, tecnologia que atua abaixo do solo e ajuda a controlar os nematoides, fortalecendo o crescimento das plantas e garantindo mais segurança ao manejo”, explica o consultor Juliano Araújo.

A aplicação combinada de Vaniva® e Verdadero® reforça a proteção das raízes e mostra como o cuidado com o solo é determinante para o vigor e a sustentabilidade da lavoura.

Verdadero® e Durivo®: sanidade e equilíbrio da lavoura

O portfólio Syngenta oferece soluções complementares que atuam em diferentes fases do ciclo da planta.

“A cigarra já foi um grande problema há dez anos, no entanto, com o uso do Verdadero®, não é mais. Além disso, aplicar o produto em outubro garante proteção mesmo em lavouras mais desgastadas”, afirma Felipe Ruela.

Ele acrescenta que o Durivo®, aplicado no final de janeiro e início de fevereiro, complementa o manejo. Essa combinação ajuda a manter a sanidade e o desenvolvimento uniforme das plantas durante todo o ciclo.

Solo saudável, lavoura produtiva

O episódio reforça que a produtividade do café arábica depende não apenas da aplicação de produtos, mas também do equilíbrio do solo e das boas práticas de manejo.

“De modo geral, quanto mais preventivo for o manejo, melhor será o controle da ferrugem e, além disso, maior tende a ser o efeito biotilador do Verdadero®. Por outro lado, não adianta aplicar o produto se o solo, antes de tudo, não estiver saudável”, completa Ruela.

Com Alfenas como ponto de partida, a nova temporada da Hora do Drench Syngenta mostra como diferentes regiões produtoras enfrentam pragas e doenças. Além disso, destaca como soluções como Drench, Verdadero®, Durivo® e Vaniva® fortalecem a cafeicultura brasileira, garantindo sanidade, vigor e produtividade.