Compatível com vinhaça e insumos químicos, Certano™ promove maior proteção e produtividade

O nematoide é conhecido hoje como uma das pragas mais limitantes para a agricultura brasileira. Atacando o sistema radicular de diversas plantas, em várias culturas diferentes, ele pode causar danos irreversíveis. Na cana-de-açúcar ele atua de forma rápida, trazendo prejuízos diretos e indiretos.

Para se evitar consequências maiores, o produtor precisa de mecanismos que atuem além da proteção e do desenvolvimento da cultura. E a tecnologia que garante isso está presente no novo bionematicida da Syngenta: CERTANO™.

Desenvolver, proteger e crescer!

A nova solução, lançada recentemente pela Syngenta Biologicals , atua em todas as fases do cultivo. E com ação três em um, funciona como bionematicida, biofungicida e também na promoção do melhor crescimento da planta.

Com base no Bacillus velezensis, um microrganismo com múltiplas funções para o enfrentamento de pragas e doenças que atacam rotineiramente o canavial, Certano™ possui as qualificações ideais para combater o nematoide na cultura.

“As principais frentes de ação desse Bacillus velezensis seria uma ação de metabólicos. E aí temos dois principais metabólicos de fundamental importância agindo em ovos e juvenis de nematoides e, também, na germinação dos conídios de fungo. Essas são as razões que tornam esse produto três em um”, explica o professor e pesquisador Fernando Godinho, do Instituto Federal Goiano.

O fator de desenvolvimento com o Certano™ é induzido por rotas de fitohormônio, que promovem o melhor enraizamento da cana-de-açúcar e proporcionam maior desenvolvimento vegetativo.

Certo para toda e qualquer hora!

Estar em todas as fases do cultivo é uma das principais vantagens de Certano™, que do plantio até as soqueiras consegue entregar um eficiente controle de nematoides e outras pragas em todas as épocas do ano.

As pesquisas idealizadas pela Syngenta Biologicals apontaram que uma série de doenças fúngicas que afetam a cana-de-açúcar podem ser controladas com bionematicida microbiológico de amplo espectro de ação.

“Uma dessas doenças é a fusariose. Nós já sabemos que o Certano tem efeitos também sobre ela, e outra doença que a gente tem avançado bastante nos estudos, que é a podridão do abacaxi, com bons resultados”, afirma Godinho.

Agricultura do futuro

É impossível pensar na agricultura do futuro sem falar em sustentabilidade. E o que antes era motivo de grande preocupação, já não é mais. A agricultura brasileira vive um momento de revolução, devolvendo mais vida ao solo, através do uso de insumos biológicos.

Certano™ age reativando a vida no solo com a introdução de microrganismos que desempenham diversas funções: reciclagem de nutrientes, desenvolvimento da microbiota, além de benefício direto para o desenvolvimento dos vegetais.

E o uso de biológicos não elimina os insumos químicos. As pesquisas comprovaram que o manejo químico associado ao biológico se tornou a porta de entrada para maior sustentabilidade e manutenção dos tetos produtivos da agricultura brasileira.

“Eu sempre falo que essas duas alternativas de manejo, se complementam. O químico não veio substituir o biológico e o biológico não veio substituir o químico. Pelo contrário, eles vieram para serem utilizados de forma conjunta e entregar ao produtor uma melhor convivência com essas pragas e patógenos”, ressalta Godinho.

A compatibilidade com diversos tratamentos químicos foram reconhecidas com os excelentes resultados de CERTANO™ em diversas regiões, oferecendo alto controle e boa produtividade com baixas variações de uma cidade para outra.

Além da grande compatibilidade com diversos herbicidas, inseticidas, possui também com a vinhaça – Também conhecida como vinhoto, se trata de um composto químico líquido que surge através do processo industrial que transforma a cana-de-açúcar em álcool. Este resíduo é formado de água, matéria orgânica e minerais, principalmente potássio, além de açúcares e outros elementos. Atualmente, a vinhaça é usada como fertilizante nas lavouras de cana-de-açúcar. 

E é justamente o fato de ser compatível com a vinhaça, que possibilita a aplicação do biocontrole na soqueira. Os testes ocorreram no Sul, Sudeste e Nordeste e ressaltaram a eficiência do CERTANO™ tanto em área de precipitações, como em regiões mais secas. A estrutura de endósporos, que é uma resistência dos Bacillus, garante essa ação independente da região.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal da Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.