O primeiro biológico da Syngenta Brasil para cana-de-açúcar foi lançado nesta quinta-feira (9) em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo. O setor sucroenergético, e toda sua relevância para a agricultura brasileira, esteve em destaque com o lançamento da mais recente inovação Syngenta: o bionematicida CERTANO™.

A nova solução biológica, apresentada para produtores rurais e todo o setor da cana-de-açúcar, destaca-se com alguns pilares importantes, como a compatibilidade com produtos químicos e disponibilidade para todas as fases do cultivo, oferecendo controle eficiente.

O evento contou com a participação de autoridades na cultura da cana e pesquisadores que esclareceram a eficiência de Certano.

O evento contou com a participação de autoridades na cultura da cana e pesquisadores que esclareceram a eficiência de Certano. 

Pesquisadores e diretores do grupo marcaram presença e ressaltaram a importância do bionematicida não só para os produtores brasileiros, mas também para o mercado como um todo. 

“Esse lançamento é uma materialização dos esforços que nós temos colocado para esse setor tão importante. É inovação e, para nós, é um momento único que marca a entrada da Syngenta nesse segmento (de biologicos) tão importante”, destacou Leandro Bessa, Diretor de Portfólio de Produtos CP – Crop Protection.  

A apresentação também destacou a eficiência na integração de produtos químicos e biológicos no Brasil. Segundo os pesquisadores, trata-se de uma combinação tecnológica para um sistema de manejo que visa promover sustentabilidade e produtividade.

 “Essas soluções se integram em um sistema de manejo que coexiste, para que possamos entregar, de fato, um grande potencial produtivo e o crescimento do setor”, reafirmou Bessa.

Durante o lançamento, autoridades do setor destacaram o complemento de biológicos junto aos químicos na cana-de-açúcar

Durante o lançamento, autoridades do setor destacaram o complemento de biológicos junto aos químicos na cana-de-açúcar

Certano também chega como um importante aliado do produtor rural no enfrentamento a algumas pragas e doenças que têm prejudicado a produtividade, como os nematóides. Os parasitas do sistema radicular prejudicam o canavial tanto de forma direta quanto indireta, dificultando a absorção de água e nutrientes pela planta ou servindo como porta de entrada para doenças fúngicas, reduzindo o potencial produtivo de muitos canaviais.

O novo bionematicida lançado pela Syngenta tem como base o Bacillus velezensis, um microrganismo com múltiplas funções para o enfrentamento de pragas e doenças que atacam rotineiramente o canavial.

Com ação três em um, o Certano consegue proporcionar mais proteção e, ao mesmo tempo, promover mais produtividade, conforme explicou o professor e pesquisador Fernando Godinho, do Instituto Federal Goiano. 

“Temos uma ação que ocorre pelos metabólitos, atuando principalmente em ovos e juvenis de nematóides e também na germinação dos esporos de fungos. Por isso, esse produto é considerado tanto um bionematicida quanto um biofungicida. Além disso, ele tem um grande efeito promotor de crescimento”, explica Godinho. 

Produtores de cana-de-açúcar de várias regiões do Brasil, marcaram presença no lançamento de Certano

Produtores de cana-de-açúcar de várias regiões do Brasil, marcaram presença no lançamento de Certano

Outro ponto importante destacado pelo pesquisador é que o Bacillus velezensis induz rotas de fitohormônio, promovendo melhor enraizamento e desenvolvimento vegetativo do canavial. Segundo Godinho, uma série de doenças fúngicas, além dos nematóides, atacam a cana-de-açúcar, e muitas delas estão sendo objeto de estudo da Syngenta. Essa ação visa reduzir os prejuízos provocados por essas pragas nas lavouras brasileiras.

“O principal prejuízo é a perda de produtividade. Nos últimos anos, estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Nematologia sobre o nematóide registraram perdas de até 16% provocadas por essas pragas, além da redução da longevidade da lavoura”, ressaltou Godinho.

Sobre os prejuízos, o gerente de Marketing da Syngenta, Renato Pirola, também apresentou estudos técnicos que apontam a possibilidade de um prejuízo de até 143 milhões de reais, caso essas pragas sejam negligenciadas nos próximos dez anos no Brasil.

“Imaginem esse prejuízo para todos nós que temos métricas de produtividade? Estamos falando de um impacto significativo, que totaliza em uma safra e meia. Por isso, a Syngenta traz o conceito de manejo do inimigo oculto, que tem frentes importantes como inovação, estratégias diversificadas de manejo e oferta de produtos e tecnologias digitais para auxiliar o produtor”, explicou Pirola.

Para o professor e pesquisador Fernando Godinho, um dos destaques do uso de biológicos em complemento com os químicos, está na possibilidade de recuperação do solo

Para o professor e pesquisador Fernando Godinho, um dos destaques do uso de biológicos em complemento com os químicos, está na possibilidade de recuperação do solo

Em tempos em que a sustentabilidade se tornou palavra de ordem, o Certano se apresenta como a verdadeira revolução para a cultura da cana. Agente de biocontrole, o produto consegue introduzir novos microrganismos e desenhar um novo cenário para as lavouras.

“Estamos falando de uma forma de reativar a vida no solo, introduzindo novos microrganismos que desempenham diversas funções, agindo nos benefícios diretos para o desenvolvimento dos vegetais”, comentou o professor Godinho.

Vale destacar que os primeiros testes com o Certano foram realizados em regiões diferentes e, em todos os canaviais, apresentaram eficiência no controle de pragas e impulsionamento na produtividade.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos juntos um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.
Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!