A soja é a principal cultura dentro do agronegócio brasileiro e atingiu o primeiro lugar como o maior produtor e exportador da oleaginosa no planeta. Além disso, o cenário é favorável para a safra 20/21.
Segundo uma divulgação da consultoria Datagro em dezembro de 2020, a estimativa para a produção da safra 20/21 será de aproximadamente 134,98 milhões de toneladas, cerca de 6% acima das 127,45 milhões de toneladas de 19/20.
Apesar dos números favoráveis, as lavouras estão suscetíveis ao ataque de insetos durante todo o ciclo, como as lagartas, que são consideradas pragas de difícil controle e causam prejuízos na produtividade.
Duas espécies estão entre as pragas mais devastadoras da soja: a lagarta Helicoverpa armigera e a lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens).
Para o controle efetivo dessas pragas na lavoura, é essencial identificar e compreender as características e os comportamentos dessas ameaças antes que a densidade populacional cause prejuízos econômicos ao produtor.
O MIP (Manejo Integrado de Pragas) é uma ferramenta que auxilia nesse processo de controle de lagartas, pois envolve várias práticas agrícolas que asseguram uma tomada de decisão precisa com o monitoramento periódico e a aplicação do inseticida.
Veja também:
Controle as lagartas e tenha resultados implacáveis na soja
Soja: seja temido pelas lagartas de difícil controle
O que você precisa saber para controlar as lagartas da soja
Lagartas da soja: guia de boas práticas para o controle
Como manter a lavoura longe das lagartas de difícil controle
Atenta às necessidades do campo, a Syngenta desenvolveu o inseticida Proclaim, que traz em sua formulação o benzoato de emamectina, um ingrediente ativo eficiente no controle das lagartas da soja seletivo aos inimigos naturais.
O destaque de Proclaim se dá pela eficiência da solução desde a primeira aplicação, combatendo as lagartas através da rápida ação de choque, que bloqueia a alimentação das pragas em poucas horas.
A Syngenta conta com um portfólio completo de produtos para que o produtor possa colocar em prática todas as ações de manejo necessárias para uma safra produtiva e rentável.
Deixe um comentário