A soja pode ser afetada por diversas doenças e em diferentes momentos, desde a fase inicial até o final do ciclo. Só no Brasil, são mais de 40 patógenos que podem comprometer a sanidade da cultura, e entre 15 e 20% das reduções anuais de produção têm alguma doença como causa. Por isso, fungicidas de alta potência são fundamentais para manejá-las com eficiência.

Atualmente o mercado trabalha no desenvolvimento de novas soluções, mais consistentes e potentes, que proporcionam muitos benefícios às plantas. Formulações com tecnologias modernas trazem vantagens como melhor absorção e retenção do produto na folha, aumentando o residual, evitando perdas na aplicação, elevando o controle do complexo de doenças da soja.

Quando se trata de fungicidas, o ideal é que a gota fique retida o máximo de tempo possível na folha e que ocorra pouco escorrimento superficial, que evita perdas do produto na aplicação e proporciona um longo período de ação do produto na lavoura.

Conheça os novos fungicidas que elevam o controle de doenças da soja

Sempre atenta às necessidades do produtor no campo e ciente da complexidade que envolve o controle de doenças da soja, a Syngenta traz em seu portfólio dois novos fungicidas, Alade® e Mitrion®, com formulações modernas que contêm exclusiva tecnologia, contribuindo para o manejo assertivo da cultura do começo ao fim do ciclo.

Conheça os benefícios dessas duas soluções da Syngenta!

Alade®: combinação de ativos que proporciona alta proteção à soja

Para uma proteção ainda mais eficiente à lavoura, a Syngenta oferece mais um fungicida potente para a obtenção de uma lavoura mais produtiva. Alade® tem em sua formulação três ativos de alta eficácia, que, quando atuam juntos, maximizam o controle de doenças da soja. São eles:

  1. Solatenol:do grupo das carboxamidas, proporciona alta retenção e aderência às folhas;

  2. Ciproconazol: triazol de rápida penetração nas folhas e de alta mobilidade;

  3. Difenoconazol: mais um ativo da classe dos triazóis com alta penetração na planta, que oferece um amplo espectro de proteção.

A sinergia dessas substâncias encontradas na fórmula de Alade® proporciona um melhor efeito preventivo à soja, reduzindo a possibilidade de contaminação por doenças extremamente prejudiciais como oídio (Microsphaera diffusa), antracnose (Colletotrichum truncata), cercosporiose (Cercospora kikuchii) e septoriose (Septoria glycines).

Saiba mais sobre os principais benefícios oferecidos por Alade®:

  • consistência: o maior espectro de controle do mercado;

  • dupla ação sistêmica: sinergia entre dois triazóis seletivos e de alta performance;

  • máxima proteção: melhor efeito preventivo com Solatenol.

Todas essas características são acompanhadas pela tecnologia Empowered Control usada na formulação, que proporciona maior retenção, espalhamento e translocação do produto, resultando em uma ação imediata do fungicida na planta, mesmo sem o uso de adjuvantes na calda de pulverização.

Mitrion®: alta capacidade de absorção e retenção

Mitrion® é a combinação dos dois princípios ativos mais potentes do mercado:

  1. Solatenol: carboxamida moderna com alta capacidade de aderência e penetração nas folhas (melhor efeito preventivo), além de maior efeito residual, devido à menor mobilidade do produto na planta (gráfico abaixo).

  2. Protioconazol: triazol com alto poder curativo no início da infecção, que penetra rapidamente na folha e protege o seu interior, podendo alcançar infecções já estabelecidas devido à maior mobilidade do produto na planta (gráfico abaixo).

Infográfico 1

Essa combinação proporciona uma performance superior no controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) e de manchas, com destaque para a mancha-alvo (Corynespora cassiicola), minimizando os prejuízos. Confira os principais benefícios oferecidos por Mitrion®:

  • combinação inovadora: composto pelos dois ativos mais eficientes do mercado;

  • máxima potência: controle superior sobre manchas e ferrugem;

  • segurança: melhor efeito preventivo e curativo (desde que utilizado no início da infecção);

  • conveniência: formulação moderna que eleva o controle.

A alta capacidade de absorção e retenção do produto na planta é um dos principais benefícios de Mitrion® e faz toda a diferença no desempenho do produto, colaborando para maximizar o potencial produtivo da lavoura.

A tecnologia presente em sua formulação atua nas três principais fases da interação produto-planta e potencializa a retenção, o espalhamento e a translocação, resultando em uma ação imediata.

No vídeo a seguir, você confere a diferença entre a velocidade de absorção de Mitrion® e a de dois produtos concorrentes:

 

O fitopatologista Lucas Navarini explica que “a folha da soja apresenta uma série de barreiras para a penetração da calda de pulverização e, por isso, muitos fungicidas são recomendados em mistura com adjuvantes (óleo mineral/vegetal), especialmente as carboxamidas.”

O especialista conta que as carboxamidas – como o Solatenol – possuem amplo espectro de controle, potencial residual longo e, geralmente, dependem de adjuvantes que ajudam o produto a se espalhar melhor pela folha e penetrar com mais velocidade no tecido vegetal.

 

Além disso, o sojicultor que utiliza Mitrion® ganha em praticidade no momento do preparo da calda de aplicação, uma vez que a solução já possui adjuvantes em sua composição, que são suficientes para garantir a eficácia do produto no campo. Sendo assim, o fungicida também:

  • melhora o desempenho biológico dos ativos;

  • potencializa a fixação e a absorção do produto na folha.

Estudos com carbono-14, que captam a translocação do produto pela planta, comprovam a potência de Mitrion® no controle de manchas e ferrugem. Em um deles, foi demonstrado o diferencial da formulação do fungicida da Syngenta e a excelência na absorção dos ativos, especialmente da carboxamida, mesmo sem o uso de adjuvantes aos 14 dias após a aplicação, conforme mostra a imagem a seguir:

Infográfico 2

Em comparação com concorrentes, Mitrion® também se mostrou mais efetivo quando o assunto é retenção de produto na planta. Confira o resultado no vídeo a seguir:

 

Veja também:

Alto controle de doenças e tranquilidade para o produtor

Alade® e Mitrion® fazem parte do portfólio de fungicidas da Syngenta e oferecem bons resultados na aplicação, mesmo sem o uso de adjuvantes. As tecnologias usadas na formulação proporcionam alta capacidade de adesão às folhas e pouquíssimo escorrimento, com retenção superior à encontrada nos concorrentes.

Aproveite para conhecer todo o portfólio Syngenta, com produtos pensados para contribuir no dia a dia do agricultor.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o

Redação Mais Agro