Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

A agricultura brasileira é uma das mais importantes do mundo, pois, além das diversas culturas cultivadas no país, o clima, os tipos de solo e as técnicas de manejo contribuem para altas produtividades. O milho é um cereal de destaque dentro desse cenário econômico: sua produção quase dobrou na última década, e hoje o Brasil ocupa o terceiro lugar como maior produtor de milho no mundo.

Para a safra 2021/22, as perspectivas de produtividade são otimistas. De acordo com o quarto levantamento da safra de grãos brasileira divulgado pela Conab (Companhia Nacional do Abastecimento), em janeiro de 2022, a produção total de milho no país deve chegar a 112,3 milhões de toneladas, somando milho 1ª e 2ª safras.

Atualmente, o milho é cultivado na maior parte das regiões produtoras do Brasil, e um dos maiores problemas enfrentados durante todo o ciclo é a infestação de pragas, que podem comprometer a produtividade da lavoura. Entre as espécies mais preocupantes, está a Spodoptera frugiperda, conhecida como lagarta-do-cartucho ou lagarta-militar, que merece atenção especial dos produtores por ser a principal praga da cultura, apresentando grande severidade de danos e potenciais prejuízos em níveis altos.

Lagarta-do-cartucho: não perca produtividade por conta dessa praga

As lagartas são um problema antigo na agricultura, e na cultura do milho não é diferente. A cada ano, planejar o manejo aliado a boas práticas agrícolas se faz necessário para que o controle dessas pragas seja realmente efetivo.

A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) apresenta alto potencial reprodutivo e, devido à polifagia da espécie, à disponibilidade de alimento e às condições climáticas favoráveis ao seu desenvolvimento, é encontrada em todas as regiões brasileiras, gerando prejuízos significativos à produção.

A lagarta tem coloração marrom e apresenta um “Y” invertido na cabeça, com listras claras no dorso e quatro pontos pretos no final do abdômen. O adulto é uma mariposa que mede cerca de 35 mm de envergadura, com asas anteriores escuras e posteriores brancas e acinzentadas.

Confira no infográfico abaixo os principais danos causados pela Spodoptera frugiperda na lavoura de milho:

Infográfico

Além disso, outro problema comum diante da Spodoptera frugiperda está relacionado à dificuldade no controle da praga, sendo necessário um manejo assertivo para combater seu ataque.

Boas práticas no manejo para Spodoptera frugiperda

O milho é uma cultura que evoluiu muito nos últimos anos, alcançando altos índices de produtividade. Muito desse resultado se deve à evolução das técnicas de manejo e da entrada de novas tecnologias no mercado, que proporcionam às plantas condições para que expressem o máximo potencial produtivo.

No entanto, a pressão de seleção de insetos resistentes a vários grupos químicos tem sido um grande desafio para os produtores e também para o mercado de defensivos, que necessita desenvolver novas tecnologias para atender às demandas e ao ritmo das safras.

Diante do cenário preocupante que a lagarta-do-cartucho elabora na lavoura, é de extrema importância que o produtor realize o MIP (Manejo Integrado de Pragas), a fim de controlar as pragas e preservar a eficiência dos produtos.

Para que o manejo da Spodoptera frugiperda seja feito de forma correta, é imprescindível que o agricultor comece pelo monitoramento adequado da lavoura, visando determinar o nível populacional da praga e o momento certo para adoção de medidas de controle assertivas.

Entre as estratégias utilizadas para o controle da lagarta-do-cartucho do milho, há o controle genético, biológico e químico, sendo o último muito utilizado pelos produtores.

O controle químico é a principal medida de controle quando as pragas alcançam uma alta densidade populacional, prejudicando o desenvolvimento das plantas e ocasionando perdas em produtividade.

É importante que o produtor saiba escolher o inseticida adequado para a lavoura, de forma que o controle seja rápido e eficiente. Para isso, a formulação precisa conter diferentes mecanismos de ação, contribuindo, assim, para o manejo de resistência.

Leia também

Como são realizados o armazenamento e a classificação dos grãos?

Milho: controle efetivo de daninhas favorece a produtividade

Chegou um novo inseticida imbatível no controle de Spodoptera frugiperda

Ciente dos problemas causados pela Spodoptera frugiperda e da necessidade de um inseticida eficaz para o controle da praga, a Syngenta conta com INSTIVO® em seu portfólio de soluções.

INSTIVO® é o inseticida imbatível contra as spodopteras, construindo um novo patamar de controle devido à combinação de dois diferentes modos de ação que têm performance superior e maior período de controle na lavoura.

A solução conta com ingredientes ativos pertencentes aos grupos químicos das diamidas e avermectinas que se complementam e que atuam no sistema muscular das lagartas por meio da formulação SC (Suspensão Concentrada), o que torna a tecnologia imbatível contra a lagarta-do-cartucho.

Formulação Instivo

Além disso, a exclusiva tecnologia de formulação OPT aumenta a eficácia da solução e prolonga o residual. Confira no vídeo abaixo como funciona a formulação e quais os seus benefícios:

Outro diferencial do produto é a flexibilidade, pois INSTIVO® pode ser aplicado em diferentes condições climáticas, estádios distintos da cultura e também junto a outras misturas, com herbicidas e fungicidas.

Todos esses benefícios oferecem ganhos à lavoura, como:

  • Eficácia na ação, proporcionando um longo período de controle da lagarta-do-cartucho.

  • Maior proteção da folha, pois a tecnologia oferece cobertura completa, potencializando a distribuição dos ativos.

  • Rápida absorção e ação translaminar, permitindo que a solução se mova dentro das folhas de forma que as proteja das lavagens das chuvas.

Comprometida com a inovação e com a pesquisa a fim de melhorar os resultados em produtividade no campo, extraindo o máximo potencial produtivo das culturas, a Syngenta traz as melhores soluções em um portfólio de produtos completo.

Além disso, a Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!