A sua lavoura de soja está uniforme? Ter as plântulas corretamente distribuídas e crescendo com vigor são preocupações do sojicultor no estádio inicial da plantação. Afinal, um estande desuniforme pode comprometer a produtividade da lavoura.
Para o bom desenvolvimento da lavoura, cada planta deve ocupar um espaço físico de solo calculado, permitindo assim a melhor absorção de água, nutrientes e captação de energia solar.
Além disso, um estande uniforme evita a competição entre as plantas em busca de nutrientes, o que pode enfraquecer as raízes e diminuir a resistência contra fatores de risco como as pragas, por exemplo.
Você sabia que o bom estabelecimento da lavoura está diretamente ligado à qualidade das sementes? Bastante difundido entre os produtores rurais, o tratamento de sementes é apontado como uma solução eficaz para manter a uniformidade do estande.
Por oferecer mais segurança contra o ataque de pragas, a tecnologia propicia uma lavoura mais produtiva.
O processo teve início nos anos 50 e, desde então, vem sendo aperfeiçoado com o uso de agentes químicos ou biológicos que possibilitem maior proteção à planta em seus estádios iniciais, momento de maior suscetibilidade da cultura aos ataques de inimigos naturais.
O tratamento de sementes é uma tecnologia que protege não só as sementes para a germinação, mas também oferece proteção no início do desenvolvimento da plântula, fortalecendo o enraizamento e reduzindo o risco de problemas futuros com a lavoura.
Entre os benefícios que essa tecnologia proporciona, estão:
- Controle de pragas;
- Proteção do potencial genético da cultura;
- Estabelecimento do estande da lavoura;
- Baixo custo de investimento;
- Maior produtividade.
Tratamento de sementes: controle superior de pragas iniciais
Para ter uma boa emergência da planta da soja, é recomendado ao produtor rural efetuar a semeadura sempre com sementes de boa procedência e de qualidades fisiológica e sanitária comprovadas.
Essa medida contribui para evitar o desenvolvimento de plantas daninhas e o crescimento irregular da soja, que podem afetar a produtividade da cultura, dificultando a colheita.
Para proteger a lavoura desde o estádio inicial, a escolha do tratamento da semente é fundamental. Fortenza®, da Syngenta, oferece controle superior de lagartas e outras pragas iniciais por mais tempo e em qualquer situação.
A tecnologia de Fortenza para o tratamento de sementes proporciona uma cobertura uniforme fundamental para o estabelecimento do estande de soja, maximizando o potencial produtivo.
Dentre as inúmeras ameaças da lavoura que podem ser combatidos com o tratamento de sementes de Fortenza, estão:
- Lagarta helicoverpa;
- Lagarta-da-soja;
- Lagarta elasmo;
- Lagarta-falsa-medideira;
- Lagarta-rosca;
- Corós;
- Mosca branca;
- Tamanduá-da-soja e
- Vaquinha-verde-amarela.
O controle superior de Fortenza em qualquer situação (climática, pressão e biotecnologia), proporciona proteção mais profunda, oferecendo maior segurança no estabelecimento da cultura a um baixo custo de investimento.
Para saber mais sobre as soluções e tecnologias da Syngenta para todas as fases da lavoura, acesse nosso portal.
Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.
Deixe um comentário