O trigo é um dos cereais mais cultivados no mundo. É considerado essencial tanto para a alimentação humana quanto animal, por concentrar elevado valor energético e ser rico em carboidratos e proteínas.
Por não possuir substituto direto que contenha todos os nutrientes semelhantes, é essencial à segurança alimentar, o tornando um dos mais nobres cereais.
No Brasil, os estados do Paraná e Rio Grande do Sul detêm a maior parte das lavouras de trigo do país, pois o clima favorável e o tipo de solo nessas regiões são fatores que contribuem para a produtividade da cultura, com São Paulo também apresentando áreas bem produtivas
Origem do trigo
Do surgimento da agricultura à invenção da escrita, o trigo está presente há cerca de 10 mil anos na história da humanidade.
O cultivo começou na Mesopotâmia, numa região chamada pelos historiadores de Crescente Fértil (área que hoje vai do Egito ao Iraque). Os grãos de trigo eram consumidos numa espécie de pasta, misturados com peixes e frutas. Depois veio a descoberta da fermentação do trigo, dando origem ao pão.
Desde então, o trigo tem se destacado pela sua importância para a economia global, por ser um dos três cereais mais cultivados no mundo. Na Europa, por exemplo, o cultivo se expandiu nas regiões mais frias, como Rússia e Polônia, e foi pelas mãos dos europeus que, no século XV, o cereal chegou às Américas.
No Brasil, as sementes de trigo chegaram em 1534, dando início às primeiras lavouras a serem cultivadas em São Vicente. Entretanto, só adquiriram importância econômica na colônia em meados do século XVII, quando plantadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Algumas das principais espécies de trigo
Triticum aestivum
Chamado de trigo comum, é a espécie de trigo mais cultivada no mundo. Responde por quase toda a produção mundial. É o mais utilizado na fabricação do pão. Embora o trigo represente uma fonte de alimento completa em termos nutricionais, a proporção das várias substâncias que compõem o grão (amido, minerais, vitaminas e proteínas) varia conforme a variedade. A mais consumida no Brasil, a Triticum aestivum , tem um teor de proteína em torno de 15%.
Triticum compactum
Conhecido como tipo clube, é utilizado para a fabricação de biscoitos e bolos mais macios e menos crocantes. Tem um teor de proteínas em cerca de 8%, produzindo menos glúten, substância que está por trás do crescimento e da textura dos produtos feitos com farinha.
Triticum durum
Indicado para massas como macarrão, essa espécie forma um glúten mais resistente, permitindo uma textura firme após o cozimento. O grão duro não é cultivado no Brasil.
Você sabia? Curiosidades sobre o cereal
-
União Europeia, China, Índia, Rússia e Estados Unidos são os maiores produtores de trigo;
-
O Brasil importa cerca de 50% do trigo que consome;
-
É um dos alimentos mais consumidos do mundo;
-
Existem de 12 a 30 mil variedades de trigo;
-
O gérmen de trigo (a parte nobre do grão e área germinativa da planta) é largamente utilizado como suplemento alimentar;
-
Considerado um dos alimentos mais importantes da dieta humana, o trigo é rico em carboidratos e vitamina B.
Leia também
Os 5 fatos incontestáveis sobre o uso de energia solar no agro
Trigo: tratamento de sementes pode contribuir para o controle de pragas
O futuro do cereal no Brasil
Apesar de ainda não garantir a autossuficiência, o uso de novas tecnologias e o aperfeiçoamento de técnicas de cultivo permitiram aumentos consideráveis na produtividade. Em 2020, a produção chegou a 6,2 milhões de toneladas. Em 2021, atingiu 7,6 milhões de toneladas. A previsão para safra 2022/23 é de 9.500,9 mil de toneladas, um novo recorde, 23,7% maior que na safra anterior.
Em 10 anos, caso a produção de trigo cresça 10% ao ano, passaríamos de 9 milhões de toneladas em 2022 para 20 milhões de toneladas em 2031, colocando o Brasil como potencial grande exportador do cereal no mercado internacional.
Uma data dedicada só pra ele
A Syngenta tem orgulho em fazer parte do dia a dia dos produtores de trigo de todo o Brasil e agradece essa parceria no campo.
É por causa da dedicação de vocês que temos um cereal de alta qualidade, contribuindo para o crescimento do agronegócio brasileiro mundo afora.
Por isso, celebramos com vocês esse dia tão importante, o Dia do Trigo!
Conteúdos Mais Agro
A Syngenta está ao lado do produtor de trigo em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.
Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.
Deixe um comentário