• Escute agora o episódio sobre o ácaro da leprose aqui!

  • Escute agora o episódio sobre mercado de safra aqui!

O café faz parte da história do Brasil e se tornou um dos cultivos que impulsionam o agronegócio nacional, com grande relevância no mercado externo. Por conta da grande importância econômica dessa cultura, a Syngenta estabelece mais um canal de comunicação com o produtor: o podcast Cafeína aborda os assuntos mais relevantes sobre a cafeicultura, a fim de oferecer informação de qualidade de maneira simplificada.

Ao longo dos anos, o manejo dos cafezais passou por diversas mudanças que geraram grandes benefícios aos produtores em termos de produtividade. Para se ter uma ideia, na década de 60 eram produzidas cerca de 22,9 milhões de sacas, atualmente são produzidas cerca de 56,5 milhões de sacas na safra 2021/22, de acordo com a última estimativa da consultoria Safras & Mercado.

No entanto, o cafeicultor enfrenta grandes dificuldades no campo diariamente, principalmente com o ataque de pragas, como bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) e cigarra-do-cafeeiro (Quesada gigas), além da incidência doenças e da presença de plantas daninhas que podem significar muitos prejuízos para o desenvolvimento da cultura.

Além disso, as constantes variações climáticas das últimas décadas tornaram o cultivo do café ainda mais desafiador, fazendo com que o produtor busque novas estratégias e ferramentas de manejo para conquistar cada vez mais qualidade para seus produtos e altas produtividades.

Café brasileiro no mundo

Café

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e tem grande potencial de produzir grãos de alta qualidade, sendo que boa parte é destinada à exportação. O país também tem ganhado destaque na produção de cafés especiais, muito por conta dos sabores únicos e marcantes, atingindo boas pontuações.

Isso porque as diversidades geoclimáticas do país favorecem a produção de diferentes cafés, que são divididos por quatro indicações de procedência: Alta Mogiana, Norte Pioneiro do Paraná, Serra da Mantiqueira de Minas Gerais e Cerrado Mineiro.

Toda essa riqueza possibilita a produção de cafés que só podem ser encontrados em terras brasileiras. Buscar esse reconhecimento é um grande desafio para a cafeicultura, por isso, programas como Nucoffee promovem uma parceria entre produtores, torrefadores e cooperativas, cujo objetivo é promover uma experiência única ao levar os melhores cafés brasileiros para todo o planeta.

Nucoffee é uma plataforma que oferece rastreabilidade total dos produtos e uma conexão transparente, que aproxima o cafeicultor a um mercado que demanda cafés diferenciados.

Leia também

Cafeína: o podcast do cafeicultor

Sempre próxima ao produtor no campo e atenta às movimentações do mercado, a Syngenta apresenta o podcast Cafeína, um canal de comunicação que destaca todas as novidades sobre a cultura do café de forma simples e objetiva.

Apresentado por Luisa Nogueira, jornalista especializada em agronegócio, todos os meses os episódios abordam assuntos referentes ao manejo, ao clima, às oscilações de mercado, sempre por meio de entrevistas com especialistas, oferecendo muitas dicas para o produtor colocar em prática nos cafezais.

Confira quais serão os temas dos episódios deste mês de abril:

Ácaro da leprose

Cafeína Ácaro da leprose

As mudanças climáticas são um grande desafio ao produtor, já que qualquer alteração no ambiente deixa o cafezal exposto ao ataque de pragas. Dentro desse cenário, o ácaro da leprose (Brevipalpus phoenicis) é uma espécie responsável por transmitir o vírus que causa a queda precoce das folhas e frutos do café, a seca de ramos e a redução da vida útil do cafeeiro. Saiba como controlar essa praga com efetividade, no episódio do podcast Cafeína.

Mercado de safra

Cafeína Mercado de safra

Neste episódio, o produtor vai ficar por dentro das próximas estimativas de mercado para a safra 2022/23, sabendo tudo sobre os desafios que terá que enfrentar nesta nova temporada diante do aumento dos custos de produção.

Há também episódios que já estão no ar sobre os estragos causados pela broca do café (Hypothenemus hampei) e o manejo adequado contra essa praga, como proteger o cafezal da mancha-de-phoma (Phoma spp.) e o que esperar sobre o futuro do mercado de café.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acompanhe mais episódios do podcast Cafeína aqui!

Acesse o

Redação Mais Agro