O cultivo de soja enfrenta diversos desafios, mas um dos mais prementes é o problema causado pelas lagartas, especialmente as pertencentes ao complexo de Spodopteras. Essas pragas têm se mostrado grandes adversárias dos agricultores, afetando significativamente a produtividade em plantações de soja, milho e algodão. Com uma área tratada para controle de lagartas que já atingiu 111 milhões de hectares, fica claro o impacto extenso dessa questão.

As Spodopteras, em particular, representam um obstáculo notável, sendo responsáveis por cerca de 60% das decisões de aplicação de medidas de controle em plantações de soja, um número que pode chegar a 80% em algumas regiões. Esse cenário é ainda mais complexo devido à baixa suscetibilidade das Spodopteras às principais biotecnologias disponíveis, o que reforça a necessidade de soluções mais eficazes e abrangentes.

Nesse sentido, grandes pesquisadores do Consent (Conselho de Entomologistas da Syngenta) avaliaram a eficácia de soluções disponíveis no mercado para o controle de lagartas na soja, e INSTIVO® comprovou mais uma vez seus resultados superiores, que poderão ser conferidos ao longo deste artigo.

Leia também:

Lagartas da soja: como identificar e manejar essas pragas

4 práticas imbatíveis contra o complexo de Spodopteras na soja

Controle de lagartas na soja exige atenção e monitoramento

Spodopteras na soja: aumento na incidência, espécies e danos

O aumento da incidência de lagartas do complexo Spodoptera na soja é um fenômeno preocupante que vem desafiando sojicultores nas últimas safras. Esse crescimento pode ser atribuído a vários fatores, entre eles o uso extensivo da tecnologia Bt (Bacillus thuringiensis) em lavouras de soja. Apesar de eficaz contra diversas pragas, a soja Bt, que atualmente ocupa mais de 90% da área cultivada no Brasil, é ineficaz no controle das Spodopteras. Esse fato, aliado a práticas de manejo inadequadas, tem contribuído para o aumento populacional dessas lagartas.

Dentre as principais espécies do gênero Spodoptera que atacam a soja, destacam-se a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), a lagarta-das-folhas (Spodoptera eridania) e a lagarta-preta-da-soja (Spodoptera cosmioides).

Características morfológicas das lagartas do complexo Spodoptera
Características morfológicas das lagartas do complexo Spodoptera. Fonte: Mais Agro, 2021.

Essas lagartas são desfolhadoras agressivas, causando danos à fotossíntese e comprometendo o desenvolvimento da lavoura. Elas também podem atacar as vagens, afetando diretamente a produtividade. Em situações de alta infestação, as perdas podem ser substanciais, chegando a 2 sacas por hectare/dia durante a florada, com a presença de apenas 2 lagartas/metro.

A resposta convencional a essa ameaça tem sido o aumento do uso de lagarticidas, com muitas lavouras recebendo de 2 a 3 aplicações por ciclo da cultura. No entanto, a eficácia desses inseticidas contra as Spodopteras tem sido questionada, levando a uma busca por soluções mais eficientes.

Nesse contexto, a Syngenta desenvolveu o inseticida INSTIVO® , uma ferramenta eficaz e focada especificamente no controle das Spodopteras. O objetivo é melhorar as práticas de manejo no campo e oferecer uma solução mais robusta para enfrentar esse desafio crescente na cultura da soja.

Resultados comprovam a eficácia de INSTIVO® no controle de lagartas na soja

O Consent (Conselho de Entomologistas da Syngenta), que conta com grandes pesquisadores, como Geraldo Papa, Germison Tomquelski, Jurema Rattes, Lucia Vivan, entre outros, divulgou os resultados da utilização de INSTIVO® para o controle de lagartas na soja.

No gráfico a seguir, por exemplo, é possível notar que INSTIVO® proporcionou um controle de 88,2% de lagartas da espécie Spodoptera eridania em cultivos de soja na safra 2022/23, apresentando um resultado superior em relação aos principais ativos utilizados para esse fim.

Nos resultados abaixo, também fica comprovada a eficiência de INSTIVO® no controle de lagartas da espécie Spodoptera frugiperda em lavouras de soja, evidenciando mais uma vez a sua superioridade frente às alternativas do mercado.

Os dados apresentados destacam a eficácia superior de INSTIVO® no controle das Spodopteras na soja. Comparado a outros ativos, a solução da Syngenta demonstrou uma capacidade notável de reduzir a população de lagartas, contribuindo significativamente para a produtividade das lavouras.

Esses resultados confirmam INSTIVO® como uma solução inovadora e indispensável no manejo integrado de pragas, marcando um avanço importante para o controle de Spodopteras.

INSTIVO®: decisivo no controle das lagartas, imbatível contra as Spodopteras

O inseticida INSTIVO®, da Syngenta, representa um avanço significativo no controle de Spodopteras na soja graças à sua composição única e à tecnologia inovadora utilizada em sua formulação.

INSTIVO® é formulado com abamectina e clorantraniliprole, dois ingredientes ativos que trabalham de maneira sinérgica para oferecer um controle eficaz das pragas. A abamectina atua no sistema nervoso das lagartas, levando à paralisia da atividade alimentar e, eventualmente, à morte da praga. O clorantraniliprole, por outro lado, age no músculo das lagartas, esgotando suas reservas de cálcio, o que resulta em paralisia muscular e impede a alimentação.

A combinação desses dois modos de ação oferece um efeito sinérgico, resultando em uma rápida paralisação da alimentação das lagartas e morte em até três dias, proporcionando uma ação de choque superior.

Além disso, INSTIVO® possui efeito translaminar, o que significa que é rapidamente absorvido pelas folhas e se move para o lado inferior, garantindo uma proteção completa. Ele também é fotoestável, o que permite que o produto permaneça ativo na folha por mais tempo, aumentando assim a duração do seu efeito residual. Isso significa que as lagartas que entram em contato com o produto, seja por ingestão direta das folhas tratadas ou por contato, serão efetivamente contaminadas e eliminadas.

A tecnologia OPT presente em INSTIVO® é outro aspecto fundamental, que envolve a micronização dos ingredientes ativos, o que facilita a absorção pelas folhas e melhora a distribuição dos ingredientes ativos em cada gota aplicada. Isso resulta em uma cobertura mais eficaz das folhas e prolonga o efeito residual do produto, potencializando seu controle sobre as pragas.

Essa combinação de características torna INSTIVO® uma solução robusta e confiável para o manejo de lagartas na cultura da soja.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.