Informação nunca é demais, não é mesmo? Para a cadeia produtiva do café, não é diferente. Nesse sentido, há diversos caminhos para manter o conhecimento técnico atualizado e situado nas tendências, por meio de conteúdos digitais desenvolvidos por especialistas da área e que contam também com a participação de cafeicultores de todo o país, fornecendo respaldo técnico sobre a cultura e mostrando a realidade dos cafezais.
Essa é a premissa do novo projeto com oferecimento Syngenta, que tem como objetivo apresentar informações que permitam que os produtores possam se aprofundar em temas que envolvem toda a cadeia produtiva do café, considerando o cafeicultor como o grande protagonista que impulsiona o setor no país.
O Meu Podcafé é uma dessas iniciativas. Contando com a participação técnica de Felipe Ruela, DTM da Syngenta (Desenvolvimento Técnico de Mercado) e de convidados, o podcast vem para agregar na entrega de conhecimento técnico atualizado sobre a cultura do café, propondo tecnologias, tendências e soluções situadas na realidade do cafeicultor brasileiro. Tudo isso por meio de uma conversa leve e descontraída, recheada de informações relevantes para toda a cadeia produtiva do café.
Meu Podcafé: tendências, mercado, manejo do café e muito mais!
Meu Podcafé convida técnicos e produtores apaixonados pela bebida número um do Brasil a mergulharem no universo do café. O podcast foi criado com intuito de fornecer informações que aproximem o viés técnico do cultivo que acontece no campo, de maneira a refletir positivamente no manejo dos cafezais.
Além disso, o Meu PodCafé conta com convidados que são referência na produção de café na Região de Caratinga (Estado de Minas Gerais), e, embora seja um programa regional, aborda assuntos relevantes a todos os produtores de café do país . É uma maneira dos cafeicultores se informarem com qualidade e evitarem as armadilhas da desinformação que circula em diversos meios digitais.
Em cada episódio é abordado um novo tema importante e atualizado, como:
- história do café e sua importância;
- produção e qualidade do café: dois pilares que precisam estar em equilíbrio;
- mercado e tendências de mercado: fornecendo insights aos produtores para oportunidades de negócios;
- cenários futuros, de acordo com os principais acontecimentos que movimentam o setor e influenciam preços, compra de insumos e oportunidades de negócios;
- técnicas de manejo recomendadas na produção de café, em busca, não só da melhoria na qualidade, mas também da sustentabilidade da produção;
- informações sobre tributação e importância de se emitir notas;
- participação de especialistas e produtores do setor, apresentando as últimas novidades e tecnologias da cadeia produtiva.
Os primeiros cinco episódios do Meu Podcafé inauguraram o que tem tudo para ser uma experiência de aprendizado e crescimento para produtores e demais interessados, a partir das seguintes discussões:
- no episódio 1, Mauro Grossi conversa sobre a floração do café com especialistas convidados: Geraldo Régis (EMATER) e o DTM (Desenvolvimento Técnico de Mercado) Syngenta Felipe Ruela. Eles falam sobre as boas práticas de manejo para proteger a floração, garantir o pegamento dos chumbinhos e o bom desempenho da florada do café, ressaltando a importância da proteção das folhas contra pragas e doenças;
- no episódio 2, os especialistas abordam a aplicação via drench (aplicação via solo), explicando o funcionamento dessa tecnologia e sua importância para a produtividade e a qualidade do café produzido;
- no episódio 3 é abordada a história do café na região de Caratinga, uma das principais regiões produtoras do grão. Com participação especial do professor e historiador da FUNEC (Fundação Educacional de Caratinga) Walber Souza, foram situados todos os integrantes da cadeia produtiva do café e os motivos que levam esse grão, que dá origem à bebida mais apreciada entre os brasileiros, a ser a base da economia de determinadas regiões do Brasil, tornando-se referência em qualidade;
- no episódio 4, Mauro Grossi, Geraldo Régis e o especialista da Syngenta, Felipe Ruela, revelam informações cruciais sobre a ocorrência da broca-do-café e a interferência dessa praga na qualidade do grão produzido, abordando como o manejo pode auxiliar na redução dos danos;
- no episódio 5, o perigo da ferrugem-do-café e os problemas gerados pelo atraso das pulverizações são o tema da conversa. Os especialistas levantam pontos sobre como o manejo assertivo para a proteção do cafezal pode ser conduzido.
A apresentação do Meu Podcafé pode ser conferida na íntegra no vídeo a seguir:
Nesse contexto, o programa serve como uma ferramenta que reforça o time de excelência em informação no agro.
Leia também:
Cafés especiais: 8 princípios para produzir com qualidade
Central Mais Agro e Podcast Cafeína: importantes fontes de informações sobre a cadeia produtiva do café
Além do Meu Podcafé, há ainda disponível no YouTube o Podcast Cafeína e a central de conteúdos Mais Agro, que disponibilizam conteúdos completos sobre a cadeia produtiva do café nas mais diversas frentes: mercados nacional e internacional, manejo, qualidade, comercialização e desafios da produção de café frente às adversidades climáticas.
Dessa forma, o produtor está sempre atento à realidade do setor, com a consciência sobre qual seria o melhor manejo para auxiliar na melhoria da produtividade e da qualidade do seu produto, de acordo com o contexto específico das diferentes regiões produtoras.
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.
Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo
Deixe um comentário