O público consumidor de café está cada vez mais exigente, o que pode ser comprovado em números: a média de consumo de cafés especiais aumenta 15% ao ano. A demanda crescente faz com que produtores busquem elevar seu nível de qualidade, sem perder em produtividade. Assim, pensando em apoiar o cafeicultor nesse momento de transformação das tendências do mercado do café, a Syngenta promove o Hora do Drench, projeto realizado ao lado de especialistas em manejo.

Esse movimento de aproximação com o produtor, levando inovações tecnológicas para o manejo do café até as principais cidades produtoras do país, tem como foco superar os desafios que afetaram a produtividade da cafeicultura nos últimos ciclos e, ao mesmo tempo, elevar a régua de qualidade para que a produção se adeque às tendências do mercado.

Ainda que esses desafios estejam diretamente relacionados às mudanças climáticas, são as técnicas de controle inovadoras e eficientes, com produtos de alta performance nos programas, que possibilitam a construção de um futuro ainda mais promissor para nosso país, que lidera a produção e a exportação de café no mundo.

Por isso, o Movimento Hora do Drench chega no momento certo, disseminando conhecimento e práticas potentes para a cafeicultura brasileira em um ano de bienalidade negativa para o café, mas que pode apresentar resultados superiores a partir de estratégias inteligentes e situadas.

O que é o Hora do Drench?

O Hora do Drench é um movimento que consiste na promoção de dias de campo nas principais regiões produtoras de café do Brasil, alcançando mais de 3500 cafeicultores, a fim de disseminar os benefícios da aplicação via drench para o controle de doenças e pragas do café como alternativa para a elevação dos tetos produtivos.

Mais do que destacar a importância da aplicação via solo, o projeto pretende também transferir os conhecimentos que a Syngenta vem desenvolvendo para melhorar a quantidade e a qualidade dos grãos de café produzidos nas lavouras.

No vídeo a seguir, é possível entender as proporções do Movimento Hora do Drench, a partir dos registros do dia de campo realizado em uma cidade do Paraná.

Além disso, o conteúdo já antecipa alguns dos assuntos que serão abordados mais adiante neste artigo, como a importância da aplicação via drench e os resultados comprovados do uso de soluções com formulações inovadoras para manejo de pragas e doenças e para o fortalecimento das plantas, que ficam aptas para enfrentar desafios climáticos.

A importância da aplicação via drench no café

A aplicação via drench é definida como uma técnica de manejo dos cafezais que consiste na pulverização diretamente nas raízes das plantas, ou seja, aplica-se o defensivo no solo, ao longo da linha de plantio, em detrimento de outras técnicas como a aplicação foliar.

O drench proporciona uma ótima flexibilidade operacional, permitindo que o cafeicultor siga com sua agenda de aplicações para a proteção do cultivo, sem a necessidade de replanejamento devido à ocorrência de chuvas logo após a aplicação. Além disso, quando realizada com as melhores ferramentas, pode oferecer um ótimo período de controle, com maior proteção contra as principais pragas e doenças, além de apresentar seletividade.

Quais as soluções eficientes para a aplicação via drench no café?

Os principais desafios para o produtor de café no Brasil é não perder produtividade para ameaças como a ferrugem-do-cafeeiro (Hemileia vastatrix), o bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) e a cigarra-do-cafeeiro (Quesada gigas). Doenças e pragas continuam presentes nas lavouras de café por todo o Brasil. A grande diferença é a evolução das formulações dos defensivos e, em consequência, da tecnologia de aplicação.

Até os primeiros anos da década de 2000, eram utilizados produtos com formulação em granulado para a proteção dos cafezais. Esse tipo de tecnologia passou a não satisfazer o cafeicultor, pois exigia muita quantidade de produto por aplicação e havia risco de contato direto da solução com o aplicador, o que representava um risco à saúde.

Atenta às demandas do cafeicultor, a Syngenta foi pioneira ao desenvolver tecnologias de formulação que exigissem menores volumes de produtos para resultados superiores. Com isso, a tecnologia de aplicação teve de ser também adaptada, para oferecer uma alternativa de baixo custo para que o produtor pudesse aplicar as novas soluções, que seria a aplicação via drench.

Assim, as formulações e o drench são pacotes tecnológicos desenvolvidos para o produtor rural alcançar mais rentabilidade e produtividade a cada novo ciclo da cultura. A seguir, o portfólio de produtos Syngenta criados especialmente pensando na melhor performance pela aplicação via drench.

Verdadero®: vigor e proteção ao cafeeiroVerdadero

Quando se verifica lavouras danificadas por pragas e doenças, o produtor tem a necessidade de perceber rapidamente sua recuperação, o que nem sempre é possível, pois os defensivos precisam de um período para que os efeitos sejam percebidos. Pensando em entregar o que o cafeicultor busca, Verdadero® foi desenvolvido para ir muito além do controle de pragas e doenças.

De fato, o produto controla com eficiência a cigarra, a ferrugem e o bicho-mineiro, sendo amplamente conhecido pelos agricultores. No entanto, apresenta ainda um grande diferencial: o efeito de bioativação. Isso significa que Verdadero® desempenha melhorias fisiológicas no metabolismo das plantas de café, para que estejam preparadas para superar adversidades climáticas como a seca.

O efeito bioativador de Verdadero® é percebido pelo aumento da vegetação e pelo fortalecimento radicular do cafeeiro, verificado pela condição de mais brotações e plantas sadias, vigorosas e com mais grãos, uma vez que potencializa a captação de água e nutrientes pelas raízes.

Diante disso, percebe-se que Verdadero® entrega os seguintes benefícios ao cafeicultor:

  • plantas mais vigorosas;

  • melhor desenvolvimento radicular;

  • cafezeiro resistente às variações climáticas;

  • lavoura livre de pragas e doenças do café;

  • aumento do potencial produtivo.

Todo cafeicultor reconhece a qualidade de Verdadero®, pois sabe que a força de uma cultura está em suas raízes.

Durivo®: controle vigoroso de pragasDurivo

Para um controle vigoroso contra as pragas do café, o agricultor pode contar com Durivo®. Desenvolvido para aplicação via drench, sua formulação combina dois ingredientes ativos (tiametoxam e clorantraniliprole) que elevam a qualidade do manejo de resistência, especialmente no que diz respeito ao bicho-mineiro.

Os principais benefícios de Durivo® são:

  • molécula com dois modos de ação;

  • maximização do vigor das plantas;

  • mais produtividade e rentabilidade.

No infográfico abaixo, é possível notar os resultados superiores nas lavouras em que o manejo foi realizado com Durivo®:

Infográfico

Actara®: consistência de controle de pragas

Ampliando ainda mais as opções de soluções de alta performance para aplicação via solo nas lavouras de café, a Syngenta oferece Actara®, um inseticida sistêmico que aumenta a consistência de controle, por meio de longo efeito residual.

Actara® demonstra eficiência superior contra as principais pragas que ameaçam o cafezal, tais como:

Nos últimos anos, o uso de Actara® tem resultado em ganhos de rentabilidade pelo incremento à produtividade do cafezal, sendo uma ferramenta muito importante em um programa de manejo completo contra pragas na cultura.

Rebron®: nova tecnologia para maior enfolhamentoRebron

Mesmo com a excelente performance desse portfólio, a Syngenta inovou mais uma vez com o lançamento de Rebron®, que se faz mais uma opção para alta eficiência no controle de ferrugem, com uma evolução no controle do bicho-mineiro.

Isso porque Rebron® apresenta um período maior de cobertura (+20%), uma vez que sua formulação é composta por concentrações equilibradas de seus ativos. Assim, o cafeicultor tem acesso a um fungicida e inseticida para aplicação via drench que protege a lavoura e entrega maior enfolhamento, sem precisar de repasses da operação de manejo, algo importante para aqueles produtores de montanha, que não têm condições de fazer mais de uma pulverização em curto prazo.

Algumas das características de Rebron® que o tornam um defensivo de alta performance são:

  • controle superior da ferrugem, com maior residual;

  • novo ingrediente ativo para controle do bicho-mineiro;

  • ideal para aplicação via solo.

Com toda essa proteção às lavouras de café somada aos efeitos benéficos que as soluções oferecem às plantas, os produtores conseguem maior tranquilidade no que diz respeito à alta produtividade.

Hora do Drench: movimento pela alta produtividade com qualidadeHora do Drench

Diante da urgência em alcançar cafezais altamente produtivos e a fim de atender à demanda do mercado, cujos consumidores prezam cada vez mais pela qualidade dos grãos de café, percebeu-se a necessidade de difundir as tecnologias de formulação com aplicação via drench para o manejo do café.

Assim, o Movimento Hora do Drench foi pensado para que especialistas no assunto pudessem apoiar o cafeicultor de perto, por meio de visitas de campo e demonstrações dos resultados dessa tecnologia de aplicação inovadora.

Com isso, foi possível sanar as principais dúvidas sobre o controle de ferrugem, bicho-mineiro, cigarra e cochonilha, além de mostrar que o drench é uma modalidade que oferece muita comodidade ao produtor, pois permite definir previamente as etapas do manejo.

Além disso, com os dias em campo, os produtores das principais regiões de produção de café puderam ver de perto resultados espetaculares alcançados com o uso do portfólio da Syngenta para controle de pragas e doenças do cafezal, em que pode-se destacar:

  • raízes muito bem desenvolvidas;

  • parte aérea protegida contra pragas e doenças;

  • maior índice vegetativo;

  • plantas vigorosas mesmo em períodos longos de estiagem.

O Hora do Drench tem como foco mostrar que o cafeicultor precisa dar prioridade à sanidade aérea e subterrânea das plantas, assim, oferece os meios para alcançar o objetivo de elevar a produção.

Datas e locais dos encontros Hora do Drench

Confira quando e onde participar do movimento:

30/09 – Caratinga (MG)

04/10 – Espera Feliz (MG)

05/10 – Rio Paranaíba (MG)

06/10 – Lavras (MG)

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.