Entenda como a técnica de negociação pode ajudar o produtor rural a otimizar custos e aumentar sua rentabilidade
Reduzir os custos talvez seja uma das buscas mais importantes do produtor rural ao longo de toda uma safra. E o Barter pode ser uma estratégia importante nesse contexto, em que é essencial total conhecimento da relação de troca — indicador econômico que reflete o poder de compra dos produtores rurais, mensurando a capacidade de compra de um insumo com a receita apurada na venda do produto.
“O segredo é olhar a relação de troca. Se o produtor tem histórico de quanto custa essa lavoura para ele, independente dos preços das commodities e dos insumos, se a relação de troca é favorável, ele tem que travar. Essa é a principal diferenciação que o Barter traz para o produtor”, explica Fernando Borba, que é Head de Barter Brasil Syngenta.
Parceria com o produtor
A relação de troca sempre será fator primordial para o produtor conseguir fazer bons negócios em uma operação de barter. Importante destacarmos que o cafeicultor pode travar as commodities, e elas se valorizarem. Nesse contexto, ele vende o excedente da produção por um preço melhor.
Na Syngenta a modalidade pode oferecer uma garantia ainda maior. “Nós temos uma modalidade de barter na qual o produtor faz a troca, trava sua produção, porém, se ela se valorizar, nós temos uma participação na alta do mercado e a gente devolve esse valor”, destaca Fernando Borba.
O Barter em detalhes..
A operação de barter surgiu na década de 90, inicialmente o objetivo era apenas expandir os negócios das tradings no cultivo de soja. No entanto, a modalidade se popularizou nos anos 2000, alcançando outras culturas. Atualmente ela consiste em uma negociação entre três agentes: os produtores rurais, distribuidores de insumos e tradings — negociações na Bolsa de Valores de curtíssimo prazo.
O sistema pode ser enxergado como uma ferramenta importante para o produtor conseguir reduzir seus custos de produção, já que é uma forma de troca de produtos ou serviços sem a utilização de dinheiro.
O cafeicultor negocia com o fornecedor de insumos, a aquisição dos itens que necessita e, em seguida, com a trading, a comercialização de sua commoditie. E por meio de um instrumento chamado sessão de crédito, o produtor consegue repassar o direito de receber o valor pela produção que ele entregou para tranding, para a empresa que lhe forneceu os insumos. A sessão, garante ao produtor a sua CPR – Cédula do Produtor Rural, facilitando a ação.
“A operação é muito segura e por meio da Cédula do Produtor Rural, temos a garantia da operação, dando direito a um arresto, por exemplo, caso a commoditie não seja entregue”, ressalta o Head de Barter Brasil Syngenta, Fernando Borba.
Quais as principais vantagens do barter?
Além da redução de custos, outras vantagens também tornam o Barter uma importante ferramenta para a cafeicultura:
- Proteção contra a variação de preço das commodities e dos produtos, com a prévia negociação.
- Ausência de refinanciamento de capital de giro, já que a negociação estabelece os insumos que ele irá precisar ao longo da safra.
- Segurança mediante a fixação do acordo na CPR, formalizando todo processo.
Existe melhor momento para o Barter?
Essa é uma dúvida comum e frequente para muitos, e a resposta com certeza é sim. A relação de troca, como coração de toda essa operação, é essencial para o produtor encontrar o momento ideal. Por isso, conhecer o histórico de sua produção, independente do preço da commoditie ou dos defensivos, pode levá-lo ao melhor momento para realizar o barter.
“Às vezes, a commoditie pode estar em um preço menor, assim como os defensivos e a relação de troca ser melhor até em comparação com o momento que ele vendeu e a produção estava mais valorizada. Saber o histórico de quanto custou a lavoura determina o melhor momento de fechar negócio baseado na relação de troca”, finaliza Borba.
Vale lembrarmos que em inglês a palavra “barter” significa “trocar” ou “negociar”. E há alguns anos ela tem feito total sentido colaborando com o agro brasileiro. Um levantamento realizado em 2023, pela agência Reuters, apontou que o Barter, enquanto instrumento financeiro, teve um crescimento de R$150 milhões em comparação com o ano de 2022. Além disso, o uso da ferramenta também ajuda na promoção da troca de conhecimento, tecnologia e recursos.
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.
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