Mais de 25 milhões de toneladas de alimentos correspondem às perdas anuais da atividade agrícola no Brasil causadas pelas pragas, segundo o artigo O desafio das pragas e o impacto na produtividade, publicado pela central de conteúdos Mais Agro em junho de 2023. Grande parte desse prejuízo se concentra em lavouras de soja e milho, as duas culturas mais produzidas e de maior interesse econômico.

A pergunta que fica é: como superar esses desafios que vêm sendo intensificados diante dos atuais sistemas de produção? O fato é que essas ameaças estão expandindo-se para as demais culturas e causando danos cada vez maiores, de maneira que a dificuldade no manejo, a falta de inovações e a ausência de medidas integradas dificultam o controle de pragas, por selecionar organismos resistentes às principais soluções utilizadas no manejo.

A cigarrinha-do-milho é uma praga relativamente nova no Brasil e já é considerada de difícil controle, enquanto os percevejos são velhos conhecidos que desafiam o manejo a cada nova safra, por seu potencial de danos, variedade de espécies e atividade polífaga (se alimenta de diversas plantas).

Percevejo-barriga-verde (Dichelops spp.) e percevejo-marrom (Euschistus heros) estão entre as 800 espécies de pragas agrícolas que já foram registradas por apresentar resistência a algum princípio ativo ao redor do mundo, segundo estudo da Michigan State University. No Brasil, o IRAC (Comitê de Ação de Resistência a Inseticidas) destaca mais pragas, evidenciando que as inovações em ferramentas de manejo precisam estar voltadas para um problema que vai além da cigarrinha e dos percevejos.

O contexto das pragas na safra 2022/23

O milho safrinha costuma ser bastante afetado pelas pragas, principalmente quando é posicionado após a soja, com a área já com alguma pressão de ameaças.

Acompanhando as condições das lavouras, foi possível perceber a alta incidência da cigarrinha-do-milho e do percevejo-barriga-verde em Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Dessa maneira, é possível notar a expansão geográfica dessas pragas.

O crescimento populacional também preocupa. Informações publicadas pelo Globo Rural a partir de dados da Agroconsult mostram que, em 2019, a quantidade de lavouras infestadas por cigarrinha era de 2%, número que atualmente chega a 45%. Para Mato Grosso, a taxa é ainda maior, podendo atingir 70% da totalidade da área dedicada ao cultivo de milho.

Apesar dos índices recordes de produção, existe a probabilidade de ocorrer a perda de 40 milhões de toneladas de milho e soja em virtude exclusivamente do ataque de pragas, um dado que impressiona e preocupa. Análises das lavouras de soja 2022/23 indicam que os percevejos estão no topo do ranking de pragas mais preocupantes, podendo ser encontrados em pelo menos metade da área cultivada no Brasil.

O aumento anual da pressão de percevejos e cigarrinha é notável, mas lagartas, ácaros, tripes e coleópteros não devem ser negligenciados nos programas de manejo. 

É preciso muito mais controle e mais espectro, especialmente considerando que a intensidade do clima quente e úmido em algumas regiões e os longos períodos de estiagem e temperatura amena em outras podem modificar o comportamento dessas pragas e tornar o controle ainda mais desafiador.

Leia também:

Milho safrinha 2023: Brasil pode superar EUA em exportação

Transformação no manejo de pragas para os novos tempos do agro

Pragas iniciais do milho podem ser desafio para o produtor

Novo inseticida para soja e milho: controle sem precedentes contras as pragas

O segmento de inseticidas para soja e milho clama por inovações tecnológicas. Há tempos não são desenvolvidos produtos com novos modos de ação, tornando a descoberta de princípios ativos pertencentes a grupos químicos inéditos algo urgente para o controle das principais pragas agrícolas no Brasil.

Não por acaso, há mais de 10 anos a Syngenta, por meio de um alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, esteve focada em projetar uma molécula exclusiva para o agricultor brasileiro, e esse momento chegou. 

PLINAZOLIN® technology foi anunciada no primeiro semestre de 2023 com uma das maiores inovações da história no que se refere ao manejo de pragas em diversos cultivos: uma nova molécula com um novo modo de ação, um grupo químico inédito, a única com altíssima eficácia contra um amplo espectro de pragas e ácaros, desenvolvida para compor uma linha de produtos revolucionários que chegam para proteger o potencial produtivo de mais de 100 culturas contra os danos causados por pragas.

PLINAZOLIN® technology é uma inovação disruptiva, com performance jamais vista até então, flexibilidade multicultivos e com perfil ambiental altamente positivo devido a alta capacidade intrínseca de controle mesmo em baixas dosagens. 

Além disso, fornece um padrão de desempenho completamente novo e superior para os produtos, tendo sido desenvolvida com o objetivo de evoluir o segmento e apoiar os agricultores com tecnologias condizentes ao que os especialistas verificam a respeito da evolução das pragas.

inseticida soja e milho

Benefícios de PLINAZOLIN® technology. Fonte: Mais Agro, 2023.

A tecnologia já compõe um novo inseticida para soja e milho que chega para elevar o manejo de pragas a um novo patamar.

Conheça VERDAVIS®: a revolução no manejo de pragas na soja e no milho

O inseticida VERDAVIS® é composto por PLINAZOLIN® technology (isocicloseram), que foi brevemente apresentada na seção anterior deste artigo, e lambda-cialotrina, um ingrediente ativo do grupo dos piretroides, consagrado no mercado por sua alta performance no controle de pragas.

A combinação surpreende em eficiência, entregando um controle sem precedentes da cigarrinha-do-milho, dos percevejos e de muito mais pragas. Os dois modos de ação diferentes trabalham em sinergia para proporcionar, junto com a formulação inteligente e de alta tecnologia, mais efeito de choque, mais espectro e mais dias de controle

Graças a PLINAZOLIN® technology, VERDAVIS® proporciona um controle imediato, com rápida paralisação alimentar dos insetos, uma vez que seu modo de ação único atua em um local específico do sistema nervoso das pragas.

Esse novo inseticida para soja e milho oferece os seguintes benefícios:

  • Mais choque: controle imediato ao gerar rápida parada da alimentação, mortalidade e quebra do ciclo das pragas. 
  • Mais espectro: eficiência surpreendente contra as principais pragas da soja e do milho.
  • Mais dias de controle: alta persistência na folha, proporcionando um looongo período de controle.

Por ser um produto multiculturas e multipragas, VERDAVIS® entrega tudo o que o produtor rural vem buscando nas últimas safras: manutenção do potencial produtivo e tecnologia avançada com mais eficiência de controle e mais residual, características que, se combinadas, podem reduzir o número de aplicações por ciclo, ao mesmo tempo em que proporciona um controle sem precedentes.

É um novo conceito de inseticida e acaricida, que concretiza resultados extraordinários contra as pragas de difícil controle, sem deixar de manejar também as pragas secundárias e sem necessitar de produtos para potencializar a eficácia. VERDAVIS® é o início da revolução no controle de pragas. 

 

verdavis

Conheça as outras novidades recentes da Syngenta que estão revolucionando o mercado:

Uma nova dimensão no manejo de doenças chegou ao campo

Novidade: fungicidas para soja podem ser solução contra anomalias

Ambimobilidade e o ineditismo no controle de pragas do algodão

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.