Entenda como os avanços tecnológicos mudaram os rumos da produção de grãos no Brasil 

Por Luisa Nogueira 

A agricultura brasileira experimenta um grande avanço graças ao progresso da ciência, da pesquisa e da tecnologia. Esses avanços têm sido grandes aliados no aumento da produtividade agrícola. No entanto, quando falamos em tecnologia, não estamos nos referindo apenas a maquinários e equipamentos, mas também a aspectos como a escolha das sementes, análise de dados e informações.

Tive a oportunidade de conhecer cada detalhe de produção da Fazenda Nossa Senhora das Graças 

No segundo episódio da quarta temporada da websérie “De Produtor para Produtor”, visitei a fazenda Nossa Senhora das Graças, localizada no município de Aruanã, em Goiás, que tem apostado muito na tecnologia. Os proprietários, André e Janaína, compartilharam conosco um pouco da  trajetória deles e como a tecnologia tem sido fundamental para o sucesso do cultivo da soja.

Janaína brinca que começou a trabalhar no campo como office boy e lembra dos desafios enfrentados na época, como a falta de internet e a necessidade de realizar pagamentos pessoalmente no banco. Ela destaca o privilégio de ter testemunhado a evolução da agricultura ao longo dos anos e se orgulha de fazer parte desse progresso.

André, por sua vez, ressalta que o principal desafio enfrentado na região do cerrado é obter altas produtividades em um solo naturalmente menos fértil. Entretanto, graças à tecnologia, eles têm progredido e produzido eficientemente.

A união desse casal fez a diferença, para que conseguissem implementar tecnologias que agregassem de fato na produção 

A escolha das sementes é um dos aspectos em que eles utilizam a tecnologia a seu favor. O plantio é feito precisamente, com tratores guiados por GPS, garantindo a uniformidade e eficiência na utilização dos recursos. Além disso, eles utilizam defensivos e fertilizantes modernos, que oferecem maior eficácia e menor impacto ao meio ambiente.

Em Itaberaí, a recepção foi incrível assim como a produção que possuem 

Na Fazenda Alegre, situada em Itaberaí, também em Goiás, conheci dois produtores irmãos que ressaltaram a importância da tecnologia no gerenciamento da fazenda. Um sistema de irrigação por gotejo automatizado permite controlar o fornecimento de água diretamente na raiz das plantas. Essa automação e programação dos equipamentos tornam as tarefas mais eficientes e confiáveis, resultando em um grande aumento na produtividade agrícola ao longo dos anos.

A agricultura de precisão, com correção de solo e uso de diversas tecnologias, também têm contribuído para melhorar a produção. Essa abordagem permite evitar falhas nas lavouras, mesmo em períodos de chuva escassa. Além disso, há uma ampla gama de produtos, como fertilizantes, fungicidas e defensivos agrícolas, utilizados para proteger as culturas.

A empresa está constantemente desenvolvendo novas soluções, como nematicidas, produtos biológicos, herbicidas e fungicidas. 

Dedicação, foco, força e muita união para resultados excepcionais

Em relação ao planejamento da safra, a equipe da Syngenta realiza um estudo detalhado de cada área da propriedade, considerando o solo, o clima, a quantidade de chuva e outros fatores. Com base nesses dados, são selecionados os produtos e materiais mais adequados para cada região.

A evolução da tecnologia agrícola tem sido rápida, mas uma grande parte do sucesso alcançado se deve à persistência e dedicação dos produtores. Eles nunca desistem e estão sempre em busca de melhores resultados.

E ao longo desta visita muita troca de conhecimento e informação 

Agradeço pelo carinho e pela recepção. Aproveito para convidar você a se inscrever no canal da Syngenta para acompanhar o próximo episódio de “De Produtor para Produtor”, que abordará a comercialização da soja.

Luisa Nogueira – Eu sou Luisa Nogueira, produtora rural e jornalista especializada em agronegócio, correspondente da central de conteúdos da Syngenta, o Mais Agro. Vou compartilhar experiências entre nossos agricultores por aqui e no Youtube da Syngenta. Fiquem ligados!