O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo. Para suprir a demanda do mercado, é preciso desenvolver lavouras produtivas e saudáveis, de maneira que é fundamental que o produtor proteja sua lavoura desde o início, sendo o Tratamento de Sementes peça-chave para alcançar resultados de sucesso.

O processo de cultivo se inicia antes mesmo da semeadura, exigindo cuidado e atenção específicos, a começar pela escolha das sementes, que precisam ter alta qualidade fisiológica, sanitária, genética e física a fim de elevar o potencial produtivo da cultura.

Essas sementes de alto vigor geram plantas com maior desempenho, produzindo um número maior de vagens e, consequentemente, de grãos. Assim, plantas provenientes de sementes de alta qualidade têm alto potencial de desenvolvimento, agilidade na emergência e qualidade nos grãos.

Dessa forma, a escolha de boas sementes associada a um TS eficiente são os primeiros passos para a conquista do maior potencial produtivo para a soja.

Tratamento de Sementes: proteção desde o início

O Tratamento de Sementes consiste na aplicação de produtos químicos e biológicos às sementes, a técnica proporciona condições para que a cultura alcance o seu máximo potencial produtivo, protegendo a soja contra ameaças que colocam em risco seu potencial produtivo desde o início. O TS contribui para melhoria na qualidade sanitária das sementes, assim, as que são tratadas germinam com mais vigor, evitando problemas que comumente acometem o desenvolvimento das plantas.

Assim, as sementes escolhidas são semeadas já com a qualidade de suprimir, afastar ou controlar doenças, pragas e nematoides que possam vir a prejudicar o bom desenvolvimento da lavoura.

Essa proteção promove o estabelecimento de um estande fortalecido, o que maximiza o potencial produtivo da lavoura desde o início.

O TS pode ser realizado tanto na própria fazenda, técnica conhecida como On Farm, como na indústria, com o TSI (Tratamento de Sementes Industrial). Os dois processos oferecem vantagens ao produtor, devendo ser analisados atentamente conforme a realidade e a necessidade de cada lavoura.

  • Tratamento On Farm: é o TS realizado na própria fazenda. Tem um custo reduzido em comparação ao Tratamento de Sementes Industrial, entretanto, é necessário que haja um profissional capacitado e bons equipamentos disponíveis no local.

  • Tratamento de Sementes Industrial (TSI): é realizado pela indústria responsável pela comercialização das sementes, contando com alta tecnologia e profissionais especializados, esse processo oferece cobertura uniforme das sementes, além de serem aplicadas a dose necessária dos ativos, o que proporciona um resultado bastante satisfatório.

O tratamento On Farm, apesar de apresentar baixo custo em relação ao TSI, implica algumas questões que precisam ser consideradas pelo produtor, como investimento em mão de obra qualificada e utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para a prevenção dos riscos de contaminação com os produtos.

Já o TSI representa menor risco ao produtor, que compra as sementes já tratadas e também conta com maior precisão no volume de calda utilizada e cobertura homogênea, fatores imprescindíveis para a produtividade da lavoura.

Sendo assim, cabe ao sojicultor definir qual é o melhor método de Tratamento de Sementes para sua produção.

Leia mais

Como são realizados o armazenamento e a classificação dos grãos?

One Agro 2022: vem aí o maior evento da liderança agrícola

Sobre Mais Agro

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!