Sobre o capim-marmelada
Também conhecido como capim são paulo e papuã, o capim-marmelada é originário da África Tropical e da América Tropical. É uma espécie anual e atinge até 1 metro de altura, vegetando bem em praticamente todos os tipos de solo que sejam férteis e minimamente úmidos.
Apresenta colmos decubentes que enraízam facilmente e folhas glabras que produzem uma forragem suculenta, além da grande quantidade de sementes que podem ser dispersadas. Floresce no final do verão e frutifica no início de outubro, sendo consumida por suínos, bovinos, equinos e galináceos.
Culturas afetadas pelo capim-marmelada
O capim-marmelada afeta diversas culturas em diferentes fases do plantio:
- algodão (logo após o plantio e em pós-emergência);
- alho (pós-emergência);
- arroz irrigado (pré-plantio);
- batata (pós-emergência) e batata dessecação;
- cana-de-açúcar (após o plantio, corte, em pré e pós-emergência);
- cebola (pós-emergência);
- citrus;
- feijão (pós-emergência);
- fumo (pós-emergência);
- girassol;
- maçã (pré e pós-emergência);
- milho;
- soja;
- sorgo (pós-emergência);
- tomate;
- uva.
Danos causados pelo capim-marmelada
É uma das plantas daninhas mais frequentes nos solos das lavouras anuais devido à sua competição por água. Ao vegetar no período quente do ano, apresenta agressividade competitiva, dominando totalmente o ambiente em que se desenvolve.
Métodos de controle do capim-marmelada
O capim-marmelada pode ser controlado de forma mecânica junto com o corte de outras plantas invasoras, mas a maneira mais eficiente de combater o crescimento dessas plantas nas lavouras é um manejo assertivo que combine boas práticas agrícolas, como o monitoramento constante e a aplicação de herbicidas pré e pós-emergente.
Produtos indicados para o manejo do capim-marmelada
A Syngenta oferece qualidade e tecnologia no combate às ervas daninhas e conta com um portfólio completo de soluções para controlar as pragas que atingem a lavoura. Os produtos recomendados para manejo do capim-marmelada são:
Imagens:
Deixe um comentário