Assista ao episódio completo da websérie Uma Dose de Confiança em nosso canal no Youtube e conheça mais sobre a tecnologia presente em Engeo Pleno® S.

Uma das grandes preocupações de todo sojicultor é o ataque dos percevejos que, se não controlado de forma assertiva logo no início, pode causar sérios danos na lavoura. Entre as espécies com maior incidência no Brasil, evidencia-se o percevejo-marrom (Euschistus heros), com ocorrência acima de 80% em grande parte das regiões produtoras do grão no país.

O ataque acontece no momento da alimentação, quando os insetos inserem os estiletes bucais em diferentes estruturas da planta, em especial nas vagens, o que pode causar abortamento dos grãos e redução do potencial germinativo. Os danos influenciam a qualidade da soja, assim como o vigor, o peso e o teor de óleo dos grãos.

Diante disso, a atenção deve ser redobrada durante a safra, tornando-se fundamental a adoção de medidas do MIP (Manejo Integrado de Pragas). Uma das técnicas é o monitoramento constante da área por meio de panos de batida e também a realização do controle químico logo no início.

Além de reconhecer as espécies que ameaçam a cultura e geram prejuízos, é de extrema importância o investimento em soluções assertivas, que proporcionem o controle da infestação logo nas primeiras aplicações.

Segundo episódio e o controle dos percevejos na soja

E é sobre o controle dessa praga de grande importância na sojicultura que Ricardo Braz, DTM da Syngenta, fala sobre, no segundo episódio da websérie Dose de confiança.

Ricardo trabalha com a cultura da soja há 18 anos e ressalta a importância da realização de um manejo eficiente de percevejos.

Isso levanta um alerta entre produtores, pois essas pragas são comuns na cultura e é entre as fases R3 e R5 que o ataque ganha força, o que acaba gerando um maior nível de dano econômico.

Por isso, Ricardo destaca que contar com um produto que ofereça segurança nesse período mais crítico é fundamental. Ele afirma que isso só foi possível com o inseticida Engeo Pleno® S.

E essa parceria é longa, viu? Há exatamente 11 anos esse elo é intensificado, safra após safra, além da confiança e da certeza de que Engeo Pleno® S oferece o que há de mais moderno e eficiente no controle de percevejos e demais pragas da soja.

Engeo Pleno® S: a recomendação de quem entende

Sendo parte do portfólio completo da Syngenta, Engeo Pleno® S é a ferramenta para as primeiras aplicações recomendada por especialistas, já que a combinação sinérgica entre dois ingredientes ativos – tiametoxam e lambda-cialotrina – proporciona efeito de choque e residual sem igual no controle de percevejos.

A solução conta com a Tecnologia Zeon que protege o ingrediente ativo em microcápsulas e controla a sua liberação, além de proporcionar alta aderência às plantas.

Após a aplicação do inseticida, as cápsulas maiores se rompem imediatamente e as cápsulas menores perdem água por difusão, liberando o ativo de forma mais lenta. Desta forma, pequenas partículas dos princípios ativos aderem às folhas e também aos insetos-alvo.

Esse processo permite maior efeito de choque, por conta do rompimento imediato da cápsula, e um maior tempo de contato da praga com o produto, por conta de sua liberação gradual, permitindo melhor controle pelo efeito de choque e residual, inclusive nas ninfas.

A Syngenta oferece soluções com tecnologia de ponta para seus produtores. Nunca foi sorte, sempre foi Engeo Pleno® S: a melhor escolha para alavancar a produtividade da sua lavoura.