Dentre as doenças do milho, as manchas foliares seguem como desafio principal, com a bipolaris liderando a lista. Como os produtores estão lidando com esse cenário? Confira os resultados!

Cumprindo a nossa missão de te manter informado para que você possa estar à frente dos desafios, recentemente explicamos aqui no Mais Agro que a dinâmica de doenças no milho mudou – e as manchas foliares seguem firme como principais obstáculos de produtividade nas lavouras brasileiras.

Temos acompanhado relatos cada vez mais comuns de produtores de milho presenciando a mancha de bipolaris se expandindo em suas áreas, com agressividade potencializada pelas condições climáticas favoráveis ao patógeno Bipolaris maydis: alta umidade e temperaturas entre 20 °C e 30 °C.

Com o ambiente favorável, o patógeno presente na área e a cultura hospedeira no campo, temos o triângulo da doença fechado – e a produtividade e a rentabilidade do produtor em risco! 

Segundo a Embrapa, produtores têm relatado perdas de mais de 70% da produção em decorrência da mancha de bipolaris no milho. Agora que já deu para termos uma melhor dimensão do problema, a questão é: como os produtores têm lidado com esse desafio no campo?

Nós apresentamos essa resposta hoje, e com resultados comprovados! O obstáculo é intimidador, mas os produtores estão conseguindo superá-lo com um manejo simples, mas poderoso. 

É assim que os produtores de milho estão conseguindo controlar as manchas foliares e romper com os limites de produtividade – confira os resultados!

70% de redução na produção é muita coisa – e esse dado da Embrapa considera somente a bipolaris na jogada, imagine essa doença associada a outras manchas foliares… esse é um risco real quando falamos da nova dinâmica de doenças no milho. 

A bipolaris causa diversas lesões nas folhas do milho, como manchas alongadas e descoloração, que evoluem para necrose. Essa doença pode levar à redução da área foliar, afetando diretamente a capacidade da planta de realizar a fotossíntese. Como consequência, ocorre a diminuição da produtividade, com grãos menores e de menor qualidade. Além disso, a bipolaris pode facilitar a entrada de outros patógenos, agravando ainda mais os danos à cultura.

Para lidar com essa situação, os produtores de milho estão contando com a tecnologia, inovação e eficácia dos fungicidas premium nas primeiras aplicações: os fungicidas considerados “premium” são formulados com ingredientes ativos de última geração, principalmente à base de carboxamidas, que oferecem maior eficácia no controle de doenças, amplo espectro de ação e residual prolongado.

Nosso grande exemplo de como a escolha de um fungicida de alta performance pode mudar o jogo é MIRAVIS® Duo – e, a seguir, te mostramos o porquê.

Resultados de MIRAVIS® Duo no campo: diferentes consultorias comprovaram maior poder de controle contra a Bipolaris e maior produtividade final

Desde que chegou ao mercado, MIRAVIS® Duo tem feito uma revolução no manejo de doenças. Com um novo grupo químico e modo de ação inédito, essa solução compõe uma nova geração de fungicidas que proporciona um maior poder intrínseco de controle, além de um amplo espectro de ação.

O diferencial de MIRAVIS® Duo está em sua formulação, que combina:

  • ADEPIDYN® technology: uma molécula exclusiva e inovadora, sendo a única pertencente ao novo grupo químico (N-metoxy-pirazol-carboxamidas), com poder de controle superior, efeito residual prolongado e ação altamente seletiva.
  • Difenoconazol: um triazol consagrado no mercado, reconhecido por sua ação sistêmica e amplo espectro de controle.

Ensaios realizados em diversas regiões do Brasil confirmam sua eficácia no controle da bipolaris e outras manchas foliares e seu impacto direto na produtividade. Veja alguns dados que destacam sua performance:

Resultados no controle

Impactos na produtividade

Solução inédita e estratégias de manejo aperfeiçoadas tem ajudado os produtores a vencerem o desafio das manchas foliares no milho 

Se o cenário é novo, as estratégias precisam seguir essa tendência. A chave é aliar as melhores práticas, que já são conhecidas pelos produtores e que já comprovaram seus resultados a longo prazo, como o manejo integrado de doenças, com as novas ferramentas e técnicas disponíveis.

Além do controle superior, a adoção de fungicidas premium aliada a aplicações bem planejadas proporciona um excelente retorno sobre investimento. 

Como mostramos acima, resultados de lavouras que utilizaram MIRAVIS® Duo em diferentes regiões do Brasil evidenciam ganhos significativos de produtividade, chegando a até 168 sacas por hectare, possibilitando um retorno financeiro expressivo.

Além disso, a aplicação antecipada de fungicidas de alta performance, pensando no manejo preventivo e na construção da sanidade da lavoura desde o início, tem ajudado a potencializar os resultados, limitando o crescimento excessivo das populações de patógenos, reduzindo a pressão seletiva e, consequentemente, o risco de aparecimento de patógenos resistentes.

Essa abordagem proativa permite que as plantas se mantenham saudáveis por mais tempo, contribuindo com a proteção do potencial produtivo. 

Agora você já sabe como os produtores estão conseguindo manter um manejo simples mas poderoso contra as manchas foliares, com resultados concretos que refletem no retorno de seus investimentos. 

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.