Nucoffee promove cafés brasileiros com tecnologias únicas
Tem se tornado comum associar os cafés brasileiros à qualidade máxima do mercado. Uma grande pergunta que muitos cafeicultores ainda fazem é se vale a pena investir em cafés especiais e se o mercado realmente os absorve. Sem dúvida, são questionamentos válidos, mas fáceis de responder, afinal, o mundo já se rendeu a esses cafés.
Essa história no Brasil começou em 1999, quando uma virada de chave surgiu na cafeicultura nacional, movimentando o setor e trazendo novidades que mudariam para sempre a percepção mundial sobre os cafés brasileiros. Os concursos de qualidade foram essenciais para que muitas portas se abrissem para o desenvolvimento desses cafés, estabelecendo um padrão de qualidade.
Critérios importantes como seleção, produção e beneficiamento que fazem um café ser especial no Brasil, cobrados nos concursos, começaram a se disseminar entre as fazendas.
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) surgiu nesse contexto, dando origem a uma nova era na cafeicultura brasileira. A BSCA lançou, neste início, o Cup Of Excelence, um dos principais concursos do setor, que neste ano completa 25 anos e foi fundamental para fomentar uma produção de mais qualidade.
Qual o impacto desses cafés no mercado?
A mudança nos cafés que o Brasil começou a entregar ao mercado foi gigantesca e determinou uma nova era, mudando o gosto e a exigência do consumidor.
O Brasil transformou sua cafeicultura e aumentou a régua de qualidade de forma única. O Diretor Executivo da BSCA, Vinicius Estrela, comenta sobre essa mudança e seu impacto no mercado, que no âmbito do consumo, transformou a percepção mundial sobre o café brasileiro.
“O café especial continua se apresentando como uma tendência de consumo tão consistente que, hoje em dia, devemos falar em segmento de cafés especiais, oferecendo ao consumidor uma outra opção, com os atributos que definem o café especial: livre de defeitos, produzido com sustentabilidade e com uma pontuação acima de 80 pontos em avaliação sensorial”, explica Estrela.
Atualmente, o Brasil entrega os mais variados aromas e sabores na xícara. Vinícius lembra que o grande desafio é a apresentação desses cafés.
“Ainda há muito desconhecimento e, neste ponto, contamos sempre com toda a cadeia do café especial para posicionarmos a origem Brasil. Há muito espaço para o crescimento do consumo de cafés especiais, seja no Brasil ou no exterior, e a tendência é de crescimento tanto na produção quanto no consumo.”
Conexões especiais para cafés especiais
Não restam dúvidas de que do campo até a xícara, foi necessário um trabalho diferenciado com esses cafés.
A Nucoffee entrou nesse circuito apresentando tecnologias únicas que têm levado ao produtor mecanismos que fomentam cada vez mais um processo de pós-colheita mais produtivo e com mais qualidade, como as leveduras de Artisans ou o café Versatians. Ambas as tecnologias se tornaram referência para mais de quatro mil produtores nas fazendas brasileiras.
Por meio de conexões, a plataforma Nucoffee Direct, tem aproximado esses produtores do mercado externo. Oferecendo serviços customizados aos cafeicultores e proporcionando a oportunidade de conexão direta com os torrefadores, a plataforma traz um novo conceito, onde o trabalho do cafeicultor é o centro da negociação, sendo de fato valorizado.
A plataforma exporta para vários países e, para alguns deles, exporta além do café, evidenciando a história do produtor, com todas as características sobre a bebida, finalização e devida embalagem solicitada pelo comprador. São inúmeras vantagens que o cafeicultor pode ter através desse sistema, e uma das principais é a antecipação da compra de café.
O trabalho da plataforma abrange toda a trajetória do café, desde a saída da fazenda até a comercialização internacional, promovendo tecnologia, qualidade e inovação.
A Nucoffee Direct apoia o produtor em todo processo, já que ele não precisa se preocupar em levar seu nome ao mercado, colocar o café no armazém ou aprender a logística da exportação. A plataforma se encarrega da negociação desse café no mercado internacional e entrega do mesmo, como exigido.
O Diretor da BSCA, Vinicius Estrela, comenta a importância de trabalhos como esse, ressaltando que o Brasil tem grande oportunidade de se posicionar como uma origem de cafés especiais de alta qualidade cada vez mais.
“Sustentabilidade, origem e diversidade fazem parte de tudo que compõe o universo dos cafés brasileiros, e devemos seguir apresentando estes cafés e reforçando a nossa comunicação no mundo”, reafirma.
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.
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