Com a chegada do calor na região Sudeste, a procura por frutas tem aumentado nas feiras, mercados e hortifrútis. Esse aumento na demanda acabou pressionando o preço das uvas, que já estava em patamares elevados em decorrência das perdas ocasionadas pelas chuvas de primavera e verão, como observado na região do Vale do São Francisco (PE/BA).

De acordo com agentes consultados pela Cepea, existe uma baixa disponibilidade da variedade de uva niagara na região de Louveira/Indaiatuba (SP), o que impulsionou os preços para um aumento de 144,8% nos últimos dias de janeiro, saindo de R$ 1,67/kg para R$ 4,10/kg.

Em outras regiões, como Porto Feliz (SP) e Marialva (PR), a safra da uva niagara também está chegando ao fim, reduzindo ainda mais a disponibilidade da fruta e aumentando os preços para o consumidor final.

Para os produtores de uva, no entanto, os altos custos de produção podem gerar uma rentabilidade negativa no panorama geral desta safra, ainda que as cotações estejam elevadas.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos juntos um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal Syngenta e confira os conteúdos do Mais Agro para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no campo.

Fonte: HF Brasil