Com o início iminente do plantio de soja nos próximos meses e o fechamento da colheita do milho safrinha nas principais regiões produtoras, os agricultores estão cada vez mais atentos às movimentações do mercado. Isso se deve às recentes safras, nas quais os preços dos insumos e dos grãos permaneceram em níveis elevados, resultando em aumento nos custos de produção.
Os dados disponibilizados pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada/ESALQ, baseados no indicador da soja Esalq/BM&FBOVESPA – Paranaguá) demonstram a evolução dos preços de comercialização da oleaginosa nas últimas duas safras. No gráfico, é possível observar que o pico alcançado para o preço da saca de soja foi de R$199,60 em março de 2022, e encontra-se em queda desde dezembro de 2022 (de lá para cá, a queda acumulada registrada é de mais de 27%).
Essa dinâmica de preços e oscilações constantes, associada à desvalorização de insumos e grãos, e instabilidade do mercado, pode gerar demora na tomada de decisão sobre aquisição de insumos e preparativos para a próxima safra, prejudicando ainda mais a rentabilidade dos produtores, tendo em vista que essa demora pode levar a negociações com preços de insumos mais altos, bem como desvalorização dos grãos em estoque.
Nesse cenário, a negociação dos insumos, bem como a comercialização dos estoques de grãos e a produção da próxima safra de forma otimizada e estratégica, pode ser o diferencial para garantir bons resultados financeiros para a safra de 2023/24. E como pode ser possível alcançar resultados mais atrativos em um cenário desafiador e incerto?
Continue a leitura e entenda as novas possibilidades que o mercado oferece para auxiliar os produtores de todo país a tomarem decisões mais assertivas!
Como obter resultados mais atrativos para a safra 2023/24 de soja?
Além de utilizar um bom manejo da cultura da soja, com planejamento prévio da safra, correções da fertilidade do solo, controle de plantas daninhas, tratamento de sementes, controle de pragas e doenças, os produtores devem estar atentos aos preços obtidos em negociações de compra de insumos e venda de grãos.
Ciente dessa problemática e com intuito de auxiliar os produtores na tomada de decisão, a Syngenta disponibiliza o movimento Barter em Campo, que visa possibilitar negociações mais vantajosas para os produtores.
O que é o movimento Barter em Campo Syngenta?
O movimento Barter em Campo Syngenta vem para facilitar e proteger produtores rurais das oscilações de preços em relação aos insumos e aos grãos.
Nesse sentido, produtores rurais podem adquirir defensivos agrícolas, sementes e serviços por meio da negociação de parte da sua produção futura.
Como funciona o movimento Barter em Campo Syngenta?
Na prática, o produtor negocia parte da sua futura produção, garantindo a entrega da mesma (via contrato) e em troca recebe o valor comercializado em insumos, fertilizantes, sementes e serviços. Dessa maneira, há como se proteger das oscilações bruscas de preços do mercado, uma vez que a negociação “trava” os valores.
Uma dúvida comum que pode surgir é: e se os preços dos grãos tornam-se mais atrativos nesse período? Quem pensa que produtores passam a ficar no prejuízo nesse cenário, se engana!
Em cenários de alta nos preços, produtores recebem uma correção dos valores, o que confere maior segurança e vantagens.
Outra dúvida frequente é em relação aos cenários de baixa. Nesses casos, produtores mantêm os valores anteriormente negociados, o que, mais uma vez, configura segurança na operação.
E quem pode participar dessa forma de comercialização?
Podem participar do movimento Barter em Campo todos os produtores rurais, de Norte a Sul do país, independentemente do tamanho de suas áreas e do volume de produção.
Para participar e saber mais sobre o movimento Barter em Campo Syngenta, produtores rurais devem procurar um representante ou distribuidor Syngenta da sua região e conferir os detalhes e as vantagens ao optar por essa modalidade financeira na hora de comercializar a sua soja com a Nutrade.
Aproveite ainda e conheça o portfólio completo e robusto de produtos que auxiliam no dia a dia o produtor e no manejo da sua lavoura.
Leia mais:
Soja: você sabe a importância do manejo antecipado?
Soja: a importância do Manejo Integrado de Plantas Daninhas
O segredo da alta performance no manejo de doenças da soja
Por que o Barter em Campo é a melhor escolha para o produtor?
O movimento Barter em Campo tem inúmeras vantagens e benefícios pois:
- possui endosso Syngenta, uma empresa consolidada no mercado e com atuação nacional e internacional respaldada na responsabilidade de trabalhar lado a lado com os produtores para aumentar a sua prosperidade, estejam onde estiverem;
- serviço atrativo, por meio de uma modalidade mais vantajosa de negociação, possibilitando as melhores negociações;
- solução completa para além dos defensivos, sendo possível financiamento de fertilizantes;
- gestão de riscos, por meio do travamento dos custos, utilizando os grãos como moeda de troca. Além disso, protegendo os produtores das oscilações do mercado, uma vez que, se os preços caírem, o movimento Barter em Campo trava os preços. Em contrapartida, se os preços sobem, produtores recebem correção dos valores negociados;
- movimento que leva até os produtores as melhores soluções de negociação;
- carteira de clientes e parceiros Syngenta, possibilitando maior alcance e possibilidades aos produtores.
O benefício do serviço oferecido apresenta a possibilidade de adquirir insumos por meio de uma negociação via barter (troca) mais vantajosa, em que o produtor terá o contrato cumprido em caso de queda dos preços, e ganho em caso de valorização da commodity.
Movimento Barter em Campo é a melhor negociação de troca!
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.
Acesse o portal Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.
Mercado e safraSojaMais AgroCulturas
Deixe um comentário