A história do TS (Tratamento de Sementes) remonta os tempos pré-industriais e alcança hoje um patamar tecnológico que sustenta as altas produções do agronegócio mundial. O SCI (The Seedcare Institute) é um renomado centro de pesquisa, desenvolvimento, capacitação e difusão tecnológica, que beneficia sementeiras, produtores, comunidade científica, especialistas da área e toda a rede do campo.
Por meio deste artigo, você vai conhecer um pouco dessa trajetória tão marcante para nossa sociedade. Trataremos ainda do conceito que envolve o TS, seus processos na indústria e na fazenda e qual o lugar do Seedcare Institute para o agronegócio brasileiro nos dias atuais.
Boa leitura!
A história do Tratamento de Sementes
Inicialmente, o TS tinha como foco fortalecer as culturas contra doenças, que eram as ameaças percebidas nas plantações. O primeiro registro que se tem do entendimento de que era possível manipular as sementes antes do plantio para alcançar melhores resultados de produção data do século XVII, na região da Inglaterra.
Conta-se que um acidente com um navio que transportava grãos de trigo fez com que a carga se tornasse imprópria para consumo. Para não perder a grande quantidade de sacas, os grãos foram plantados. Logo verificou-se que as plantas decorrentes apresentaram menor incidência de doenças.
A partir disso, passou-se a tratar as sementes imergindo-as em água salgada. Cerca de um século mais tarde, as tentativas de melhorar o processo levaram agricultores a preparar uma solução com água, sal e soda cáustica. No século XIX já se aplicava nas sementes outros compostos, como carbonato de cobre.
Ao longo do século XX, muitos produtos de vários grupos químicos importantes (carboxamidas, fenilamidas, benzimidazois, fenilpirroles, estrobilurinas) foram lançados, melhorando a eficiência do controle de doenças por meio do Tratamento de Sementes. Em paralelo, inseticidas (carbamatos, neonicotinoides, diamidas) também foram incorporados ao TS, oportunizando o controle de pragas iniciais que atacam as culturas.
Nos últimos anos, ingredientes ativos com atividade nematicida também foram incorporados ao TS, permitindo a oferta de soluções como Avicta® Completo e Fortenza Elite, capazes de proporcionar proteção contra doenças, pragas e nematoides por meio do Tratamento de Sementes.
O TS no Brasil e a contribuição da Syngenta
No Brasil, o Tratamento de Sementes foi introduzido na década de 1950. O procedimento era realizado pelos próprios produtores em suas fazendas, sem nenhum conhecimento especializado ou preocupação com as boas práticas, o que podia, muitas vezes, causar danos às sementes e colocar as pessoas em risco.
Ao longo dos anos, máquinas melhores foram, a princípio, importadas, depois desenvolvidas e produzidas no Brasil, culminando em uma tecnologia de Tratamento de Sementes Industrial plenamente dominada pela indústria nacional, que hoje é inclusive exportada para outros países.
Um relatório do VII Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2015, estima que 95% dos sojicultores brasileiros adotam o TS fungicida. Segundo a Embrapa, apenas em 2020 o mercado de Tratamento de Sementes movimentou 654 milhões de dólares no Brasil.
Esses números demonstram o rápido crescimento do setor e a efetividade dos resultados que essa tecnologia entrega às lavouras (pesquisas apontam até 35% a mais em produtividade nas lavouras que adotam o TS).
Nesse contexto, para contribuir com a aceleração dessa tecnologia tão importante, a Syngenta criou o Seedcare Institute, que hoje atua em países no mundo todo. Com mais de 15 unidades espalhadas pelos continentes, o centro faz do Brasil uma referência em pesquisa e tecnologia para Tratamento de Sementes.
Como funciona o Tratamento de Sementes?
O Tratamento de Sementes foi desenvolvido para garantir a proteção das plantas desde a germinação. Atualmente, essa técnica já combate os ataques de fungos, pragas e nematoides, de maneira a otimizar o manejo, diminuir a necessidade de aplicação de defensivos no estádio inicial do cultivo e fazer com que as plantas expressem seu máximo potencial produtivo desde o estabelecimento do estande.
Para o Tratamento de Sementes Industrial, o procedimento começa pela escolha das sementes. São selecionados os melhores lotes, com características fisiológicas já fortalecidas e que apresentam elevados índices de germinação e vigor. Nessas sementes, são aplicadas soluções altamente tecnológicas, que oferecem às plantas proteção contra ameaças desde os estádios iniciais de desenvolvimento.
TS on farm
A aplicação de soluções para Tratamento de Sementes nas fazendas ainda é uma opção que agrada alguns produtores. No entanto, exige maquinário adequado, um pessoal especializado, os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) exigidos, um espaço arejado, sementes de qualidade e a solução com princípio ativo que melhor corresponda ao contexto de sua lavoura. Com esses instrumentos, o produtor tem em mãos o que é necessário para realizar um bom TS on farm.
Além disso, há a opção do TS na Estrada, um serviço de Tratamento de Sementes itinerante oferecido pela Syngenta, que proporciona comodidade aos agricultores ao levar o processo do TS Profissional para as fazendas.
TSI
O Tratamento de Sementes realizado na indústria, por sua vez, entrega melhor distribuição do produto nas sementes e aplicação de doses calculadas com máxima precisão.
Isso reflete em máximo potencial produtivo da cultura, com muita conveniência, pois o produtor já recebe as sementes tratadas, sem precisar levar para sua propriedade grande quantidade de produtos químicos e todo o restante do equipamento e dos profissionais que o procedimento demanda.
Todas essas formas de fazer o Tratamento de Sementes, quando escolhidas as soluções da Syngenta, contam com o suporte e a qualidade assegurada do SCI (Seedcare Institute).
Leia também
Tratamento de sementes: o manejo para o sucesso da soja
Tratamento de sementes: praticidade e segurança na escolha
Syngenta Seedcare Institute: valores, infraestrutura e funções
O Seedcare Institute brasileiro está localizado em Holambra, no interior do Estado de São Paulo. O centro de pesquisa é reconhecido mundialmente pelas inovações que desenvolve constantemente. Além disso, o SCI centraliza as ações referentes à Certificação de Excelência em Tratamento de Sementes que a Syngenta oferece e é almejada por muitas Sementeiras que realizam o Tratamento de Sementes Industrial.
O portfólio de soluções estudadas pelo centro é incrivelmente amplo e inteiramente voltado para a proteção completa dos cultivos. As pesquisas que o instituto desenvolve incluem ainda oferecer às sementes tratadas máxima fluidez e plantabilidade, além da possibilidade de receberem agentes biológicos capazes de conferir às plantas resistência a estresses ambientais e maior capacidade de absorção de água e nutrientes. Assim, as melhorias nas propriedades das plantas vão além da proteção contra fungos, pragas e nematoides.
Já para o processo de aplicação das soluções nas sementes de forma industrial, os parceiros da Syngenta contam com o melhor maquinário possível, além do procedimento ser monitorado do início ao fim por pesquisadores especialistas, que também oferecem consultorias para aqueles que querem aplicar o TSI de melhor qualidade. Com toda essa excelência no que faz, o SCI da Syngenta oferece também treinamentos para: operadores de tratamento, técnicos de laboratório, responsáveis pelas UBS e CTS, time comercial, entre outros.
Pilares avaliados pelo Seedcare Institute para aprovação da certificação
O SCI se embasa em 6 pilares, que são considerados para avaliar a aprovação das certificações. São eles:
● #1 Dose certa: avaliação minuciosa da precisão da dose, para que cada semente receba a quantidade exata de ingredientes ativos, a fim de proteger as plantas sem prejudicar seu desenvolvimento.
● #2 Alta germinação: seleção dos melhores lotes de sementes, a fim de buscar o maior índice de germinação e vigor possível para todas as sementes tratadas.
● #3 Manutenção em dia: regulagem criteriosa das máquinas que fazem o TSI, para que as aplicações sejam exatas sem causar danos nas sementes.
● #4 Cuidados com os funcionários: promoção da proteção e do cuidado com a segurança dos colaboradores que fazem parte do processo de tratamento, seja qual for sua função.
● #5 Proteção do meio ambiente: garantia de que não haja vazamentos ou descartes indevidos que possam gerar danos ambientais.
● #6 Conformidade com a legislação: atendimento a todos os requisitos legais, com as devidas licenças para realizar as operações em nível industrial.
Comprovantes atestando o cumprimento de todas essas exigências são enviados ao Seedcare Institute para serem analisados conforme os padrões exigidos e auditados por empresas especialistas terceirizadas, que garantem a autenticidade de todo o processo.
Confira a seguir um vídeo que explica em detalhes como funciona a concessão da certificação:
Certificação Seedcare: Conheça os seis pilares
Certificados emitidos em 2022:
Agrosol
Bela Sementes
Boa Safra
Bom Jesus
Butia
Caluba
Campeã
Castrolanda
Cereal Ouro
Ciaseeds
Coamo
Cocamar
Comigo
Coopatrigo
Cooperalfa
Cooperja
Coopermil
Coopertradição
Coperdia
Coprossel
Costa Beber
Cotriba
Cotrijal
C-Vale
Estrela
Foco
Giovelli
Integrada
J&H
Jangada
Jotabasso
Juparanã
Lar
Oilema
Panorama
São Francisco
Uniggel
Infraestrutura e funções do Seedcare Institute
A infraestrutura do SCI está voltada para gerar e difundir conhecimento mundialmente. A equipe ainda presta serviços para os parceiros da Syngenta, atende visitas informativas e educacionais, abriga a história do Tratamento de Sementes e suporta o desenvolvimento de receitas.
Em uma visita ao instituto, a Syngenta mostra em detalhes os procedimentos que são realizados, os diferentes laboratórios que estão instalados, além da função de cada equipe no processo de suporte para o desenvolvimento de tecnologias para o Tratamento de Sementes, comprovando a importância do projeto para o futuro do agronegócio.
O compromisso da Syngenta está no melhor Tratamento de Sementes
Este artigo mostrou a evolução histórica do Tratamento de Sementes até o Industrial, uma forma tecnológica com imenso potencial de inovação, que entrega ao produtor mais rentabilidade respeitando o meio ambiente e com foco nas demandas da sociedade. É isto que a Certificação de Excelência em Tratamento de Sementes da Syngenta veio para firmar: o compromisso junto ao agricultor.
A produção agrícola está por trás de necessidades essenciais nos setores alimentício, energético, de combustíveis e muitos outros.
Assim, a Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.
Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.
Deixe um comentário