A parceria entre Syngenta Brasil e Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) vem de longa data, mas em 2023 se fundamenta no principal objetivo comum a ambas as instituições: o algodão sustentável. Esse é o produto que o mercado internacional quer comprar, além de que uma produção responsável é o único caminho para que a agricultura se mantenha forte e rentável por um longo prazo e sustente as próximas gerações.

Em agosto de 2023, a diretoria da Syngenta Brasil participou de uma reunião com a Abrapa, para o que seria, segundo Rafael Borba (Gerente de Marketing de Algodão na Syngenta Brasil), uma conversa de rotina:

Foi um momento para falar das ambições da diretoria da Abrapa para os próximos anos. Deu para notar como está latente a sinergia entre nós, da Syngenta, com eles, da Abrapa, comenta.

Na ocasião, a Abrapa apresentou seus projetos sobre algodão sustentável:

  • o protocolo de certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável);
  • o programa de rastreabilidade SouABR;
  • a promoção do movimento Sou de Algodão.

Todos visam a melhoria na qualidade da pluma e o aumento da produtividade no campo com sustentabilidade, temas em que a Syngenta Brasil é especialista. 

Sou de Algodão é um dos grandes destaques, visto que é um movimento que se expandiu muito nos últimos anos, unindo produtores, indústria têxtil e sociedade em torno do objetivo de promover a qualidade da fibra brasileira, com benefícios para os consumidores e impactos positivos na geração de empregos, na economia e no desenvolvimento criativo e consciente da nossa moda nacional.

A iniciativa SouABR, de particular importância, foi lançada na última semana. O movimento é pioneiro quando o assunto é rastreabilidade da produção de algodão no país, desde a semente até o guarda-roupa.

Ambos os programas visam promover toda a cadeia produtiva em prol da sustentabilidade, o que valoriza a pluma brasileira e garante seu espaço no mercado, uma vez que os principais importadores do produto estão cada vez mais exigentes quanto a esses quesitos.

Além disso, a reunião também definiu a Syngenta Brasil como parceira no 14º CBA (Congresso Brasileiro de Algodão), evento que acontecerá entre os dias 03 e 05 de setembro de 2024, em Fortaleza (CE). O CBA irá comemorar os 25 anos de Abrapa e, sem dúvidas, firmará decisões importantes para a produção de um algodão sustentável.

Os projetos de algodão sustentável apoiados pela Syngenta Brasil

A Abrapa desenvolve seus projetos com base em três frentes: promoção, sustentabilidade e rastreabilidade. Compreendê-los é um dos passos para entender quais são as principais características da produção brasileira de algodão.

Sou de Algodão e Cotton Brazil

O movimento Sou de Algodão foi lançado em 2016, com o objetivo de incentivar a preferência da indústria têxtil pela fibra natural ao invés de produtos sintéticos, como um dos pilares do consumo responsável. 

Esse movimento é um pilar que abrange uma série de ações, envolvendo sustentabilidade e agricultura regenerativa, conta Rafael Borba.

Assim, Sou de Algodão promove ações promocionais, negócios e informações para toda a cadeia produtiva industrial, fomentando também pesquisas em universidades pelo país.

sou de algodão

Lançado em 2020, Cotton Brazil realiza uma ação semelhante, mas voltada para o mercado internacional, com o objetivo de apresentar o algodão sustentável produzido no Brasil para os principais players do setor, de maneira a gerar reconhecimento para a alta qualidade da nossa cotonicultura.

cotton brazil

SouABR

O primeiro programa de rastreabilidade do algodão brasileiro em larga escala, SouABR, permite, por meio da certificação Algodão Brasileiro Responsável sob os critérios da Abrapa, que o consumidor rastreie todas as etapas de produção do produto adquirido. Assim, cria uma maneira consistente, duradoura e confiável de promover e valorizar a sustentabilidade.

souABR

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Como funciona a parceria entre Abrapa e Syngenta Brasil?

A aproximação e a fortificação do relacionamento entre Abrapa e Syngenta é uma oportunidade de manter o setor em crescimento e alinhado às tendências necessárias da 6ª onda econômica, que tem como mote a sustentabilidade. 

Sobre isso, Rafael Borba descreve:

A Syngenta é uma empresa líder na cultura de algodão, a longo prazo. Atualmente, estamos no momento de lançamento de novas moléculas, que vêm para solucionar dores dos produtores com pragas, como o bicudo, e com doenças, que têm um impacto muito grande, como as manchas foliares. Tudo isso vem em conjunto com o que a Abrapa vive, que é produzir de forma mais sustentável e rentável, de forma que esse excedente seja enviado para fora do Brasil.

Esse sinergismo entre as duas empresas é a chave para que o algodão responsável seja a regra de um futuro em que economia e meio ambiente convivam em equilíbrio, com um manejo consciente nas lavouras e princípios que se estendem para a indústria e o consumidor.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

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