Protagonismo de agricultores brasileiros é destacado durante encontro realizado em Campinas
Líder mundial na produção de diversas culturas, a agricultura brasileira está à frente de projetos importantes para o mundo, já que é referência em inovação e avanços tecnológicos que fazem diferença para a vida de quem está no campo.
E tudo isso está diretamente associado ao legado construído pelo produtor brasileiro em campo. Famílias que diariamente investem acreditando no potencial de crescimento contínuo e fortalecimento do setor.
Enxergando líderes que têm contribuído para a transformação do agronegócio, há 25 anos a Syngenta Brasil se aliou a esses produtores por meio do Programa OTO. Lançado em 1998, ele foi o primeiro programa de relacionamento da cadeia produtiva no país. Inovações e uma série de benefícios, que vão de um atendimento exclusivo até eventos, viagens e programas de capacitação feitos sob medida, visam promover sempre a ciência e a tecnologia, fazem parte da jornada OTO.
“Os agricultores que compõem essa trajetória, que foram escolhidos, são protagonistas, pioneiros que transformaram cidades, culturas e municípios, pelo amor à terra”, explica Roberto Dib, Diretor de Marketing de Clientes da Syngenta.
O surgimento do Programa OTO
O OTO surgiu com o intuito de conectar ainda mais os agricultores ao grupo Syngenta. O Brasil passava por um processo de transformação e tinha a necessidade de crescimento, e esse cenário gerou uma oportunidade para oferecer, além de produtos, um serviço que pudesse auxiliar os produtores.
Na época, Maercio Rezende, então presidente da Syngenta Brasil, havia lido o livro “Marketing One to One” e sugeriu um grupo de trabalho para explorar aquele conteúdo. Em poucos dias, surgiu o embrião do Projeto OTO e Maercio colocou a ideia em prática, ao lado do ex-diretor OTO, Rogério Reis Biasotto e do ex-diretor de clientes, Silvio Santos.
Baseado no conceito de 1:1, era esperado que as ações executadas aumentassem a produtividade da área de grandes agricultores, fomentando assim o início do programa. Além disso, a ideia também era entregar ao cliente produtos de forma diferenciada, somado a soluções e suporte técnico específico para aquela propriedade.
O projeto piloto aconteceu na safra 98/99, no estado do Mato Grosso,ondeinicialmente foram convidados 20 produtores para participar do grupo. Na ocasião, houve um investimento para estabelecer os processos do projeto e cinco RTVs formaram uma equipe para atuar na gestão de clientes, marketing e vendas.
O resultado foi significativo. De cada 10 clientes, 8 aceitaram participar do projeto. Apesar de nem tudo ter sido perfeito, devido aos percalços que surgiram, ao final do segundo ano do Programa OTO, o sucesso era incontestável. Foram observadas melhorias em vários aspectos, principalmente na produtividade. Os bons resultados levantaram a melhor visão para o mercado: “Quem participar do OTO está colhendo mais”.
E foi assim que a Syngenta Brasil montou uma equipe de engenheiros agrônomos bem treinados que, até hoje, conseguem dar suporte às necessidades individuais de cada produtor. Esses profissionais são direcionados a realizar visitas constantes aos agricultores, de forma exclusiva, e essa ação permite desenvolver um trabalho mais assertivo e, consequentemente, ainda mais produtivo.
A diferença de ser OTO
Ser um cliente OTO significa ter acesso prioritário as inovações tecnológicas e serviços prestados pela Syngenta. É ter um time de atendimento especializado em dedicado em atender esse grupo seleto de agricultores.
E com esse intuito, ao longo do tempo o Programa OTO se tornou um grande menu de ferramentas que ajuda na gestão e eficiência das lavouras com muita ética e técnica, envolvendo cerca de 600 agricultores.
Hoje, é notório que o programa colaborou ao longo dos anos com o desenvolvimento desses produtores que, em sua maioria, foram precursores e agentes de transformação do agronegócio em suas regiões, atingindo o objetivo que a Syngenta propôs com o projeto no ano de 1998.
Com foco no atendimento personalizado de cada produtor, o programa possui soluções para clientes de toda e qualquer cultura. Paralelo a isso, o OTO também é um canal de comunicação entre esses clientes e o Grupo Syngenta, permitindo que mudanças e novas rotas sejam traçadas de acordo com a necessidade do agricultor.
Um grande exemplo dessa conexão foi a Academia de Líderes, elaborada com o intuito de auxiliar os produtores durante o processo de sucessão familiar.
Ana Scagliarini, Gerente de Marketing e responsável pelos programas de capacitação da força de vendas externa, comenta sobre a prioridade da multinacional em investir em pessoas. Dentro do Centro de Excelência Syngenta, um dos programas idealizados para os produtores, surgiu a partir de uma necessidade captada no Programa OTO.
“Nossos clientes OTO trouxeram a necessidade de preparar seus sucessores para manter o For na família. Desde 2008, criamos este programa e já formamos dez turmas, com mais de 200 sucessores qualificados para gerir uma fazenda e realizar esse processo da melhor forma possível”, afirma Ana.
Ela ainda explica que o programa possui parcerias com instituições renomadas, levando o melhor conteúdo ao produtor. Em relação à academia, ela destaca pilares importantes, como conhecimento, entendimento e liderança.
“Trabalhamos pilares que completam uma jornada de desenvolvimento na academia, com um ano de duração em três módulos, que preparam esses jovens para assumirem a sucessão da fazenda, estando devidamente prontos para tal”, ressalta Ana.
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Encontro OTO 2024: celebrando o passado e discutindo o futuro
O encontro OTO 2024, que aconteceu durante o mês de maio, em Campinas (SP), marcou a retomada desse tradicional evento. A conexão entre os produtores e o Grupo Syngenta foi destaque, conforme pontua o Diretor de Acesso Direto, Igor Silva.
“A Syngenta procura trabalhar sempre ao lado do produtor. O encontro foi um momento para consolidarmos essa nossa união, que aumenta ainda mais as nossas conexões. O encontro trouxe os familiares desses produtores para cá, seus sucessores e com isso, consolidamos nosso compromisso com o agronegócio junto desses produtores hoje e também para o futuro”, destaca.
Foram três dias de evento separados em momentos marcantes, como painéis, shows e apresentações. Passaram pelos painéis a CEO da Kopenhagen, Renata Vichi, o ex-VP de Marketing do McDonald’s, João Branco, e o especialista em inovação, Artur Igreja.
OTO Festival
Um dos pontos altos da celebração foi o OTO Festival, que proporcionou momentos descontraídos de lazer e com oportunidade de muita troca entre os produtores e a equipe Syngenta.
A confraternização aconteceu em um espaço agradável que, somado a praça de esportes e a presença dos influenciadores Primos Agro, deu aos produtores a possibilidade de uma interação ainda maior.
Realizado no Royal Palm Resorts, o festival contou com a participação de patrocinadores como o Banco Itaú e a Chevrolet, que apresentaram aos produtores lançamentos e oportunidades especiais. E por fim, o festival foi encerrado com uma bela apresentação da dupla sertaneja Bruno e Marrone.
O Encontro OTO 2024 não apenas marcou uma celebração dos 25 anos de tradição e legado do projeto, mas também evidenciou o poder transformador dos agricultores brasileiros, verdadeiros protagonistas dessa jornada. Ao longo dos anos, a parceria entre os produtores e a Syngenta Brasil consolidou-se como um modelo exemplar de colaboração e inovação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do agronegócio nacional.
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.
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