Uma das principais culturas do agronegócio brasileiro, o milho está com boas perspectivas para a safra 20/21.
Com o fim da colheita da safra 19/20 e a previsão de um novo plantio para o milho safrinha entre fevereiro e março de 2021, é o momento do produtor pensar no manejo de pragas, reduzindo as possibilidades de prejuízos com o ataque.
Entre as ameaças que demandam atenção especial do agricultor estão as lagartas da espécie Spodoptera frugiperda, a mais preocupante em termos de danos às lavouras.
A inimiga da produtividade na lavoura de milho
A infestação de lagartas nas lavouras de milho pode comprometer até 50% da produtividade se não for controlada a tempo e a Spodoptera frugiperda é a praga a ser combatida no campo.
Por ter o hábito polífago, ou seja, por poder se alimentar de diversas culturas em todas as fases do ano, essa espécie é considerada de difícil controle. As condições climáticas também são favoráveis ao seu aumento populacional, pois são insetos que se proliferam em períodos com tempo quente e seco, atacando a cultura na fase mais sensível: a reprodutiva.
Entre as características dessa lagarta na lavoura estão:
- o período larval dura, em média, 25 dias, e o período mais intenso de ataques é a partir do 11° dia, quando atinge a fase adulta e torna-se mariposa;
- ataca a parte central da planta, o cartucho, penetrando no colmo, criando galerias e provocando o “coração morto”. Por isso é conhecida como “lagarta-do-cartucho”;
- além dos prejuízos no cartucho do milho, tem como característica raspar e perfurar as folhas;
- apresenta quatro pontuações pretas no final do abdômen que formam um quadrado um “Y” invertido na cabeça, o que auxilia na sua identificação na lavoura.
O MIP (Manejo Integrado de Pragas) é um conjunto de boas práticas agrícolas que engloba o monitoramento periódico e o uso de um inseticida no manejo de controle às pragas do milho quando os níveis populacionais causam prejuízos financeiros aos produtores.
A escolha certa do inseticida é fundamental para controlar as lagartas do milho de forma rápida, ampliando as chances de uma produtividade satisfatória com bons resultados na comercialização do grão.
Contagem regressiva para a Spodoptera frugiperda
Independente do estádio no ciclo de desenvolvimento da lagarta-do-cartucho, quanto mais rápido o inseticida agir na lavoura, menores serão os danos. Por conta disso, a Syngenta, sempre atenta às necessidades do produtor no campo, desenvolveu Ampligo, o inseticida de contato e ingestão com a tecnologia necessária para controlar o complexo de lagartas, resultando em uma área produtiva e saudável.
A combinação de dois princípios ativos, Lambda-cialotrina e Clorantraniliprole, age rapidamente após a aplicação, controlando o ataque das lagartas em poucos minutos. Além disso, Ampligo conta com outros benefícios, como:
- eficiência: o inseticida é eficaz contra as principais lagartas, entre elas, a Spodoptera frugiperda;
- proteção: a formulação age desde a eclosão dos ovos até o estádio adulto das lagartas, proporcionando efeito residual prolongado no controle das pragas;
- aderência: é super-resistente à lavagem das chuvas, pois o inseticida incorpora-se à cutícula da planta, assegurando mais proteção;
- custo-benefício: na dose de 150 ml/ha, Ampligo age rápido e por muito mais tempo no controle das lagartas do milho, proporcionando uma excelente relação de ganho para o produtor.
Para comprovar os resultados superiores de Ampligo em relação a outros produtos disponíveis no mercado, observe o gráfico abaixo com o estudo realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste:
A solução da Syngenta obteve 100% de aproveitamento no controle da lagarta Spodoptera tanto na primeira como na segunda aplicação. Isso mostra que Ampligo é o inseticida para controle de lagartas no milho com a melhor relação custo-benefício.
Os últimos dados da Fundação MS comprovam que Ampligo, aplicado na dose de 150 ml/ha, proporciona alta eficácia de controle. Confira:
Não espere sua produtividade ser afetada pelas lagartas, obtenha maior rentabilidade na safra com Ampligo aliado às boas práticas que mantêm a sanidade da lavoura. Além disso, a Syngenta conta com um portfólio completo de produtos que auxiliam o produtor em todas as fases do ciclo da cultura, contribuindo com um manejo consciente e que proporcione sempre bons resultados.
Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.
Deixe um comentário