Considerada a doença que mais traz prejuízo à cultura de soja, a Ferrugem Asiática é um problema que já vem sendo enfrentado pelos produtos de soja na safra de 2019/2020. Isso porque, até o momento, foram registradas diversas ocorrências da doença no Brasil, nos estados do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os casos estão sendo registrados pelo Consórcio Antiferrugem, parceria público-privada no combate à Ferrugem Asiática da soja, e podem ser acompanhados em tempo real no site http://www.consorcioantiferrugem.net/.
Ferrugem Asiática: causas
Causada pelo fungo a Ferrugem Asiática traz danos como a desfolha precoce da soja, impedindo a completa formação dos grãos e, consequentemente, reduzindo a produtividade da lavoura. Para evitar que isso aconteça é muito importante que a aplicação de fungicidas seja realizada no momento correto, respeitando as características de cada modo de ação.
Essas diretrizes fazem parte do Manejo Consciente, programa que reúne as melhores práticas do mercado para garantir a proteção dos fungicidas e o futuro da cultura da soja. Entre os fundamentos da iniciativa destacam-se: iniciar as aplicações de fungicidas preventivamente, usar os quatro modos de ação de fungicidas nos programas e aumentar a eficácia dos programas com multissítios e triazóis.
Baseada nessas orientações, a Syngenta oferece um portfólio completo de produtos que favorecem o bom controle de doenças como a Ferrugem Asiática, incluindo os fungicidas ElatusTM, Bravonil, Cypress e ScoreFlexi®. Saiba mais em: /cultura/soja
Deixe um comentário