Entregar conteúdos técnicos qualificados em diferentes formatos para o produtor rural se manter atualizado com praticidade é um dos grandes objetivos da Syngenta. Além de excelência em desenvolvimento de produtos para a proteção dos cultivos, visamos também uma comunicação sólida, e o CanaTalks é um exemplo disso. O videocast fornece informações especializadas de maneira leve, a começar pelo manejo de nematoides, um dos grandes desafios da canavicultura.
Intitulado Combate aos nematoides na cana: estratégias eficazes, o primeiro episódio dessa iniciativa foi gravado no Estúdio Mais Agro, inaugurando o espaço físico fixo de produção de conteúdos audiovisuais da Syngenta. Representa, assim, um grande passo para o setor agrícola brasileiro, que passa a ter especialistas da área dedicados à divulgação de informações técnicas no meio digital.
O CanaTalks é mediado por Renato Pirola, Gerente de Marketing para Cana-de-açúcar na Syngenta, que nos contou sobre a importância dessa onda de inovações em comunicação que a empresa vem desenvolvendo:
“Com o ambiente de digitalização e a necessidade de acesso a informações técnicas e atualizadas, o CanaTalks surgiu com o propósito de compartilhar informações relevantes, conteúdo científico atualizado e difundir as melhores práticas de manejo para o setor. Os conteúdos contam com a presença de profissionais renomados e experientes, de uma maneira leve e dinâmica e acessível para todos os públicos através das redes sociais da Syngenta, juntamente com a central de conteúdos Mais Agro.”
Pirola conversou com Maximila Martins, Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento de Biológicos, e Sergio Zanon, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Biológicos, sobre o atual cenário do manejo de nematoides nas lavouras de cana-de-açúcar e as novidades que a Syngenta vem preparando para lidar com esses problemas de maneira mais assertiva e sustentável.
O que dizem os especialistas sobre o manejo de nematoides na cana?
No primeiro episódio do CanaTalks, especialistas abordam profundamente o manejo de nematoides na cultura da cana-de-açúcar, destacando a importância da identificação precisa das espécies, sobre os danos causados e, sobretudo, sobre as diferentes estratégias de manejo.
Especialista no manejo de nematoides, Maximila chama a atenção para o crescimento da adoção de biológicos, por ser uma alternativa sustentável, eficiente e com diversos benefícios secundários. Assim, trabalhar com bionematicidas e inovar nesse segmento são ações que promovem a rotação de ativos, muito necessária para um manejo integrado e um controle assertivo.
Os nematoides endoparasitas são considerados um inimigo oculto das lavouras, pois não podem ser vistos a olho nu, mas vão depreciando a produtividade da cultura ao longo dos anos, limitando a capacidade produtiva. Eles estão presentes nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar. Entre as diversas espécies já registradas, as que causam maiores danos são:
- nematoides-das-galhas, do gênero Meloidogyne;
- nematoide-das-lesões, do gênero Pratylenchus.
Leia também:
Economia canavieira no Brasil: panorama atual e projeções
Quebra-lombo com herbicida: operação 2 em 1 evita perdas na cana
Cana é o futuro? MME sugere aumentar teor de etanol na gasolina
Esses organismos infectam as raízes da cana ainda na fase juvenil do seu ciclo de vida e têm em comum a característica de gerar uma distribuição desequilibrada da cultura na área, além de nanismo e diminuição de perfilhos. Como características específicas de cada espécie, o nematoide-das-galhas tem a especificidade de causar amarelecimento da folha e necrose, enquanto o nematoide-das-lesões causa o engrossamento das raízes.
No CanaTalks, Zanon explicou que a estimativa de danos em cana-planta é de 20% a 40%. Um estudo realizado pela Syngenta, ao lado da SBN (Sociedade Brasileira de Nematologia) e da Agroconsult, calculou que o potencial prejuízo acumulado em 10 anos é de R$ 143 bilhões de reais.
Os especialistas falaram ainda sobre os danos indiretos resultantes do inadequado manejo de nematoides na cana. Um exemplo é o aumento da pressão de doenças, tendo em vista que os danos causados nas raízes abrem brechas para a entrada de inóculos nas plantas, gerando infecções como a mancha-de-fusarium e a podridão-abacaxi.
A era dos nematicidas biológicos e a mais nova tecnologia do segmento
Comprovadamente, a integração entre controle químico e controle biológico é muito benéfica para o manejo de nematoides na cana, e, após discutir as diversas práticas indispensáveis em áreas com histórico de infestação, Pirola, Martins e Zanon falaram sobre o novo bionematicida da Syngenta: CERTANO®.
Para o Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, o grande diferencial dessa inovação é o fato de o produto ter múltiplos mecanismos de ação:
- bionematicida;
- biofungicida;
- e promotor de crescimento.
Além disso, a solução contém metabólitos com efeitos imediato e secundário. Assim, CERTANO® controla os nematoides já presentes na área, com seu efeito imediato, e age também em indivíduos que possam surgir mais tarde, por conta do efeito prolongado. Dessa forma, o produto previne lesões na raiz e infecções, estabelecendo um ciclo de manejo biológico equilibrado.
Esse produto biológico atua ainda no manejo de patógenos de solo, cujos danos são favorecidos pela presença de nematoides. Como biofungicida, seu efeito prolongado está ligado à competição das bactérias por espaço e recursos, podendo ser mais agressivas que o patógeno.
É, portanto, um biodefensivo agrícola completo e desenvolvido para ser uma ferramenta indispensável ao canavicultor, ao fornecer um ciclo virtuoso que promove a proliferação das bactérias, protegendo a cultura, gerando novas raízes, fortalecendo a cultura e proporcionando produtividade.
O mercado de biodefensivos nunca havia visto algo semelhante. Tamanha inovação exige uma compreensão técnica precisa e detalhada, que você encontra no CanaTalks. Assista ao primeiro episódio e descubra informações exclusivas e especializadas sobre o manejo de nematoides na cana com CERTANO®.
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.
Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.
Deixe um comentário