Os inseticidas sistêmicos são utilizados para controlar uma variedade de pragas em culturas como a soja, incluindo os percevejos. Esses produtos funcionam de maneira única, pois são absorvidos pela planta e distribuídos por seu sistema vascular. Quando os percevejos se alimentam das partes da planta tratada, como folhas ou caules, eles ingerem o inseticida. Isso leva à redução efetiva da população de percevejos, protegendo a cultura de danos significativos. 

Quando se trata de inseticida para percevejo da soja, tiametoxam e lambda-cialotrina são dois ingredientes ativos que se destacam na percepção dos especialistas, por conta de sua ação sistêmica e de contato, que permite que sejam absorvidos e distribuídos pelas plantas, atingindo os alvos com mais eficiência.

Em conversa com a Syngenta, Fernando Mendonça Moura, supervisor da Agricert em Montividiu (GO), relata que “a pressão de sugadores, tanto na soja quanto no milho, aumenta mais a cada ano que passa, então é necessário um produto que tenha um ótimo poder de choque e um excelente residual”.

Nesse contexto, ENGEO PLENO® S é o inseticida para soja mais lembrado pelos produtores, pois o produto combina os dois ingredientes ativos (tiametoxam + lambda-cialotrina), resultando em uma solução de confiança. No vídeo técnico a seguir é possível entender mais detalhes dessa combinação:

Neste artigo, trataremos da performance de ENGEO PLENO® S, aprofundando na sua descrição técnica e nos resultados reais do produto, pela percepção de quem já usou. Assim, o sojicultor que ainda está em busca do melhor inseticida para percevejos tem as informações necessárias para tomar a decisão para sua lavoura com maior confiança.

Sobre o complexo de percevejos na soja

Os percevejos são insetos sugadores que geram grandes problemas nas culturas de soja e milho, principalmente com a intensificação desses cultivos em sucessão. Entre as espécies com maior incidência no Brasil, evidencia-se o percevejo-marrom (Euschistus heros), com ocorrência acima de 80% na maioria das regiões produtoras de soja do país. 

Há ainda outras espécies muito prejudiciais ao cultivo, como o percevejo-barriga-verde (Diceraeus spp.), que se abriga sob a palhada após a colheita da soja e apresenta uma alta densidade populacional logo no início da produção do milho safrinha, em áreas em que se pratica o sistema soja-milho. 

Complexo de percevejos da soja, características de cada espécie. Fonte: Mais Agro, 2022.

Na soja, os principais danos ocorrem quando os insetos atacam os grãos e injetam na planta toxinas que causam distúrbios fisiológicos. Assim, comprometem o desenvolvimento e a sanidade da cultura, prejudicando a rentabilidade da safra. Essa variedade de espécies e de prejuízos caracteriza o complexo de percevejos na soja, criando um cenário de manejo desafiador.

Leia também:

Operação Praga Zero entrega soluções de alta performance para soja

Informação e tecnologia de ponta são destaques de websérie

Soja: rápido controle de percevejos nas primeiras aplicações 

Como controlar percevejos na soja?

Colocando em prática o conjunto de medidas do MIP (Manejo Integrado de Pragas), o produtor deve realizar o monitoramento constante da área e, para o controle químico, utilizar um inseticida eficiente para o contexto da lavoura, com aplicação no momento adequado.

Contra os percevejos, os produtores têm apostado em ENGEO PLENO® S, a melhor ferramenta para as primeiras aplicações. O produtor rural Hélio Dalbelo, de Brasília (DF), conta para a Syngenta como ele enfrenta o ataque dos percevejos em sua fazenda:

“Nós temos percebido que a pressão de percevejos tem aumentado muito e para nós, que produzimos as sementes da soja, é uma situação de muita dificuldade para o manejo dessa praga. Por isso, contar com um produto de ação rápida e poder residual prolongado é muito importante”.

ENGEO PLENO® S: inseticida sistêmico e de confiança

Para entender por que ENGEO PLENO® S continua a fazer parte da rotina dos sojicultores após tantos anos de tradição no mercado, é necessário fazer uma imersão nas especificidades de sua composição e formulação, aprofundando um pouco mais o que foi elucidado no vídeo técnico introdutório apresentado neste artigo.

Sobre a composição de ENGEO PLENO® S

ENGEO PLENO® S é composto por dois ingredientes ativos de modos de ação diferentes e complementares, o que oportuniza um controle superior de diferentes espécies de pragas sugadoras que fazem parte do complexo de percevejos da soja, além de proteger a longevidade do produto, pois diminui as chances de ocorrer seleção de resistência de determinada espécie, algo indispensável no MIP.

O inseticida tiametoxam e suas especificações técnicas

Tiametoxam é um inseticida sistêmico pertencente à classe dos neonicotinoides. Ele atua no sistema nervoso dos insetos, interferindo nos receptores nicotínicos de acetilcolina, o que resulta em paralisia e morte das pragas. Sua ação sistêmica permite que seja absorvido e distribuído pelas plantas de soja, oferecendo proteção contra diversas pragas, incluindo os percevejos.

Os diferenciais de tiametoxam no controle de percevejos na soja incluem:

  • Eficácia prolongada: um estudo publicado em 2022 na revista International Journal of Tropical Insect Science mostra que a combinação de tiametoxam com outros ingredientes, como lambda-cialotrina, oferece um controle mais eficiente de percevejos na soja, destacando sua versatilidade e potencial de uso em programas integrados de manejo de pragas.
  • Ação rápida e residual prolongado: tiametoxam proporciona uma ação rápida contra os percevejos e pode oferecer um controle residual prolongado, garantindo proteção contínua às plantaçõe​​​s.
  • Segurança para predadores naturais: pesquisadores da Embrapa e de universidades renomadas no Brasil sugerem que tiametoxam, quando usado adequadamente, pode ter efeitos mínimos sobre os predadores naturais dos percevejos, um aspecto importante para a manutenção do equilíbrio ecológico e da sustentabilidade da produção agrícola.

Os benefícios oferecidos pela presença de tiametoxam na composição de ENGEO PLENO® S são ampliados pela combinação com lambda-cialotrina, como descrito a seguir.

O inseticida lambda-cialotrina e suas especificações técnicas

Lambda-cialotrina é um inseticida do grupo dos piretroides, conhecido por sua alta eficácia e ação rápida no controle de uma ampla gama de insetos, incluindo os percevejos na soja. Este composto atua interferindo no sistema nervoso dos insetos, causando paralisia e morte. Alguns dos seus diferenciais no controle de percevejos na soja são:

  • Eficiência elevada: segundo um estudo de Oliveira et. al (2016) sobre o controle de percevejo-marrom na soja, lambda-cialotrina demonstrou uma eficiência de aproximadamente 70% aos 10 DAA (dias após a aplicação) no controle de percevejos, indicando um impacto significativo na redução da população dessas pragas.
  • Aplicação direcionada: de acordo com as recomendações de uso, a lambda-cialotrina deve ser aplicada quando há um número significativo de percevejos presentes na cultura, de maneira que aplicação e monitoramento caminham juntos.

Sua utilização é frequentemente recomendada como parte de estratégias de MIP, que visam um manejo antirresistência e a eficácia no controle de pragas da soja​.

Tecnologia de formulação e resultados comprovados

A mistura de tiametoxam + lambda-cialotrina sob uma formulação de alta tecnologia resulta na marca mais lembrada no segmento de inseticidas para soja: ENGEO PLENO® S. O produto é líder no mercado há anos, por oferecer solubilidade balanceada, excelente efeito de choque e residual prolongado, causando um efeito desalojante nas pragas. 

Tudo isso por conta da sinergia entre os ingredientes ativos que ficam contidos em microcápsulas protegidas por fotoestabilizadores por meio da tecnologia de formulação Zeon. Assim, há uma liberação gradual e controlada da solução na planta, promovendo maior aderência às folhas e um tempo de ação prolongado.

ENGEO PLENO® S é testado e aprovado, entregando resultados superiores em relação aos produtos concorrentes tanto no controle de ninfas quanto de adultos, conferindo choque e controle sem igual. Por isso, cada vez mais sojicultores confiam em ENGEO PLENO® S para superar o complexo de percevejos na soja, e isso quem afirma são os próprios produtores, que compartilham seus depoimentos e experiências na websérie Dose de Confiança.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.