A volatilidade positiva nos preços do café e a preocupação com o aumento do custo de produção, acende um sinal de alerta na gestão da fazenda. Afinal, o Barter é uma ferramenta para mitigar esse risco.
No Brasil, o recurso se mostra extremamente importante neste momento, para garantir bons custos de operação, da mesma forma que eficiência na gestão da propriedade. Principalmente em tempos de grande volatilidade no mercado, com a alta do dólar, inconstâncias quanto ao volume de café na próxima safra e possibilidade de aumento da taxa de juros.
Ao longo dos últimos 20 anos, a Syngenta, através da Nucoffee, elencou uma série de benefícios para que o cafeicultor pudesse adotar as melhores estratégias de compra e comercialização.
O Barter, como uma das principais ferramentas para garantir ao produtor a otimização dos custos e blindagem da boa rentabilidade atual de fatores externos de mercado que o produtor não pode controlar.
O Barter realizado pela plataforma Nucoffee
Através da plataforma Nucoffee, a Syngenta atende o cafeicultor oferecendo recursos importantes, que afinal, carregam toda a credibilidade do grupo para operações de compra em diferentes condições ao longo do ano, com prazo atrelado à safra e utilizando o café como moeda principal.
“Usando o café como moeda de troca, parte da sua produção, no máximo cinco por cento daquilo que ele vai produzir com segurança, o produtor consegue ter acesso às principais tecnologias do portfólio Syngenta e defensivos para proteção da sua lavoura”, explica Diego Ribeiro, Coordenador de Barter da Nucoffee.
São muitas as vantagens disponíveis para o cafeicultor que assim decide adotar essa estratégia de compra dentro da plataforma de comercialização Nucoffee.
Para Diego, os últimos anos mostraram que a forma de comercializar o café pela empresa contempla um olhar criterioso, enxergando o café como um meio, e não como o fim.
“É um meio de levar conexão para o produtor que adere à plataforma, oferecendo oportunidades de relacionamento com o mercado externo e também com o mercado interno”, ressalta Diego.
Leia também:
Nucoffee: Uma parceria de sucesso!
Nucoffee: auxiliando o produtor de café, da lavoura até a venda
O perfil do cafeicultor brasileiro
Transparência norteia o trabalho da plataforma Nucoffee
Um dos grandes destaques da plataforma Nucoffee é a transparência nas operações. “Para o nosso objetivo, o café é um meio de aproximar a cadeia e de levar transparência para o agricultor”, afirma.
Além disso, outro grande destaque da plataforma, é que, pensando no prazo da safra que o cafeicultor tem para quitar o uso dos defensivos, ele consegue benefícios com a Nucoffee baseado no mercado do dia.
“Qualquer característica física, de qualidade ou sensorial que o café tiver no momento da entrega para liquidação do compromisso, a Nucoffee retorna com a base de mercado do dia, com muita transparência. Esse é um cuidado que a plataforma oferece, pensando na cadeia do café como um todo”, pontua Diego.
Vantagens e benefícios desse formato
A estratégia idealizada pela Nucoffee confere ao cafeicultor diversas vantagens, como a oportunidade de maior proximidade com a cadeia. Em geral, esse cenário gera para o produtor a possibilidade de melhor relacionamento no mercado interno e externo, com compradores, torrefadores e até mesmo importadores.
“Temos uma proximidade muito grande com o produtor e recebemos cafés de qualidade diferenciada. Lá fora, toda vez que conseguimos fazer essas conexões, temos o compromisso de dar esse retorno ao produtor. Assim, conseguimos, de fato, conectar a cadeia. Certamente esse compromisso é cada vez mais desafiador em função da dinâmica do mercado atual”, afirma Diego Ribeiro, Coordenador de Barter da Syngenta.
E pensando no contexto atual, a ferramenta de Barter Nucoffee inova ao oferecer ao produtor uma maneira única de utilizar o café como moeda de troca. A proposta continua a mitigar riscos tanto na compra de insumos quanto na melhor condição de trava do grão no momento de valorização da troca.
“Ter a oportunidade de travar bem o seu custo e garantir o portfólio de tecnologia Syngenta para sua produtividade, é o que torna o nosso Barter inovador”.
Estratégia para reduzir os desafios do cafeicultor
Com o intuito de reduzir os riscos e os desafios que o mercado tem oferecido ao cafeicultor, a Syngenta lançou o Barter Mais.
Dentre os muitos desafios, está a alta instabilidade do mercado, que trouxe nos últimos meses oscilações de preço, ultrapassando a casa dos 70% em alguns casos. Além dos picos e instabilidades que geram novas incertezas para o produtor.
“Por isso, o Barter Mais é a ferramenta que oferece segurança ao produtor e coloca o mercado na mão do cafeicultor. Isso oferece a possibilidade dele ampliar seus ganhos sem risco”, explica Diego.
Leia também:
Café: alta no preço e oportunidade para os produtores
Barter: como essa operação pode maximizar o ganho no café
Cafeicultura brasileira vive recordes em 2024
A proposta segue a premissa da Syngenta de oferecer benefícios em todos ciclos da oferta. Além de tecnologias para alta produtividade, que o conduza a operações seguras e transparentes, auxiliando nas tomadas de decisões por meio da plataforma Nucoffee.
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.
Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.
Deixe um comentário