A cultura do algodão no Brasil avançou muito em produtividade nas últimas décadas, sendo o país considerado hoje um dos principais produtores no mercado global. O plantio da safra 21/22 já iniciou e, de acordo com a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), a semeadura já ultrapassou um terço da área projetada, atingindo cerca de 35% do plantio.
A safra 20/21 foi considerada positiva, pois houve um avanço em produtividade e comercialização. No entanto, as perspectivas para a nova safra é um horizonte de oportunidades para conquistar ainda mais mercado para o algodão brasileiro, valorizando a pluma e gerando maior rentabilidade para o produtor.
De acordo com o relatório divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a expectativa de aumento na área de plantio do algodão resultará em expansão de produção 10,7% maior que a safra 2020/21, podendo chegar a 2,6 milhões de toneladas.
Andamento da safra 21/22 do algodão neste início de 2022
Na primeira semana de janeiro, a Abrapa atualizou os números de plantio do algodão no Brasil, com expressivo avanço em todas as regiões.
Até o dia 6 de janeiro de 2022, o Mato Grosso apresentou 18% do plantio de algodão do Estado, o menor valor registrado comparado aos demais estados. Isso porque a semeadura começa mais tardiamente, em dezembro, mas está dentro da janela esperada e a expectativa é de boa produtividade. Já o Mato Grosso do Sul conta com 75% do plantio realizado e o Estado de Goiás, 72%.
Bahia teve grande avanço no plantio e fechou a primeira semana de janeiro com 83% de área plantada, seguido por Piauí, com 81%, e Maranhão, com 44%. Na Região Sudeste, São Paulo apresentou 83% de semeadura realizada e Minas Gerais 70%. O único Estado com 100% do plantio realizado é o Paraná, que pertence à Região Sul.
Já em Tocantins e Rondônia, a expectativa é de que a semeadura seja iniciada ainda em janeiro, estendendo-se até meados de fevereiro. Com esses dados, o algodão entra em 2022 com 35% do plantio realizado em todo o país.
Confira no infográfico abaixo o andamento da safra 2021/22 por Estado:
Comparativo entre safra 2020/21 e safra 2021/22 para o algodão
As condições favoráveis do clima e a antecipação do plantio de soja resultam em uma excelente largada para a safra 2021/22 da cultura de algodão.
Apesar da safra 2020/21 ser considerada boa, o atual plantio do algodão segunda safra será implantado dentro de um calendário ideal, devido ao rápido plantio da safra de verão, especialmente no Mato Grosso, Estado que detém 70% das áreas produtoras da cultura no Brasil.
Ao comparar o mesmo período da safra 2020/21 com a safra 2021/22, o andamento do plantio de algodão neste momento apresenta melhor condição que a safra anterior, que sofreu com o adiamento da semeadura devido ao menor volume de chuvas registrado no Mato Grosso naquele período.
Vale destacar que o preço da pluma atingiu patamares recordes na safra passada e se mantém também na safra 2021/22, o que acaba contribuindo para um aumento na área a ser plantada. Os bons preços se devem a alguns fatores, como:
valorização do dólar;
acréscimo no valor da pluma na bolsa de Nova York;
condições climáticas desfavoráveis na Índia, valorizando o algodão brasileiro no mercado externo;
alta demanda do mercado.
Segundo levantamento de safra 2021/22 da Abrapa, realizado junto às associações estaduais no início de dezembro de 2021, a área de algodão plantada no Brasil deverá alcançar 1,55 milhão de hectares, o que corresponde a um aumento de 13,5% em relação à safra 20/21.
Veja no gráfico abaixo:
As projeções para a atual safra de algodão indicam otimismo e a perspectiva é de que o produtor terá boas produtividade e rentabilidade, visto que os preços praticados no mercado devem se manter em alta, principalmente pelo preço elevado do petróleo e pelos problemas climáticos na Índia.
Quer que sua lavoura também tenha uma ótima produtividade? Conte com o nosso portfólio completo de produtos para todas as fases de desenvolvimento da sua cultura.
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, levando informações de qualidade e inovações tecnológicas a fim de impulsionar o agronegócio brasileiro.
Acesse oportal da Syngenta e acompanhe os artigos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!
Deixe um comentário