A alta ocorrência e proliferação de pragas em lavouras de todo o país, principalmente de lagartas e percevejos, tem alcançado níveis alarmantes em algumas regiões. O assunto causa preocupação entre os produtores, uma vez que o ataque destes insetos aumenta os custos de produção e causa grandes prejuízos econômicos ao agronegócio.
A gravidade do problema também tem chamado a atenção de especialistas de todo o país, impulsionando a busca por soluções capazes de conter esta ameaça. Diante desta realidade e preocupada com os níveis alarmantes reportados, a Syngenta idealizou a Operação Praga Zero, uma ação que tem como objetivo orientar produtores sobre as melhores práticas no manejo das pragas, a fim de evitar futuras perdas em sua lavoura.
A iniciativa surgiu a partir de encontros da Syngenta com entomologistas de referência no Brasil, a fim de analisar as causas e consequências da situação alarmante observada em diversas regiões. Segundo a gerente de inseticidas da Syngenta, Andressa Lemos, os encontros com os pesquisadores permitiram que fosse entendido com mais profundidade todas as causas do avanço dessas ocorrências, e o diagnóstico apontou para a necessidade de reforço a respeito das boas práticas no manejo.
“Identificamos a necessidade de alertar produtores e lideranças técnicas regionais a respeito de todas essas regras. Tornou-se importante destacar a importância do monitoramento para definição do melhor momento de aplicação, qual o melhor produto para aquela situação, qual a tecnologia de pulverização mais adequada para cada caso, entre outras variáveis que devem ser avaliadas para obtenção do melhor controle”, ressalta a gerente.
Ações personalizadas
A Operação Praga Zero foi concebida para atuar inicialmente por meio de algumas frentes que resultassem em melhorias imediatas para o campo. “Pensamos em ações para alertar os produtores sobre o potencial de prejuízo, aprimorar o conhecimento sobre a biologia da praga, conscientização sobre impacto de tecnologia de aplicação na eficácia de controle, enfim, ajudá-los a definir uma estratégia de manejo robusta”, explica Andressa. “Nosso objetivo principal é promover ações que possam apoiar o produtor e, consequentemente, o agronegócio brasileiro”, completa.
A iniciativa terá abrangência nacional, com encontros regionais nas principais áreas produtoras. A iniciativa contempla divulgações em meios digitais – como o portal Syngenta e redes sociais –, além dos encontros técnicos, com palestras e debates com os produtores. “Nosso foco é trabalhar de forma customizada, atentos aos desafios de cada região, sobre qual a melhor forma de contermos a pressão dessas pragas. A ideia é que cada produtor conheça bem o seu real problema, qual é o hábito destes insetos, para que ele tenha mais sucesso na pulverização”, enfatiza Andressa.
Além da presença de produtores, os eventos presenciais também contarão com a participação do público interno da Syngenta, que terá um papel fundamental na multiplicação das informações, no fortalecimento da conscientização e do engajamento acerca do manejo adequado contra as pragas. Os eventos regionais serão realizados no início de safra e a iniciativa permanecerá no ar, nas redes sociais, ao longo do ano, permitindo que o produtor entre em contato com a empresa no caso de eventuais dúvidas.
Já aconteceram importantes encontros regionais da Operação Praga Zero, a segunda rodada começa no dia 04/11/2019 e vai até 15/12/2019 em diversas regiões do país.
Acompanhe mais detalhes sobre a ação no Portal Syngenta.
Confira a agenda dos eventos e participe!
Deixe um comentário