A evolução do Brasil como potência agrícola é visível todos os dias graças ao trabalho excepcional dos produtores rurais. A força de trabalho em uma fazenda opera como um organismo vivo, capaz de superar os desafios constantes que surgem a cada ciclo produtivo.

Tive o privilégio de morar no campo e vivenciar de perto essa dinâmica, onde capital e esforço se convertem em produção. Nos meus nove anos atuando no setor, conheci produtores de todos os tamanhos, não apenas clientes, com quem parei para conversar e entender suas realidades e desafios.

Essa jornada me permitiu aprender e ampliar minha compreensão sobre o que realmente faz a diferença no campo e tem servido de bagagem para meus projetos profissionais.

Nos últimos dois anos, meu foco na Syngenta Digital tem sido a gestão administrativa e financeira das fazendas. No Brasil, esse cenário é extremamente heterogêneo. Enquanto todas as grandes empresas utilizam sistemas avançados de gestão, a maioria dos produtores ainda toma decisões sem o essencial momento de sentar, analisar e compreender os números da sua operação.

A importância da análise financeira detalhada

Se há algo comum entre todos os produtores, independentemente do porte da fazenda, é o cálculo básico de “tudo que recebi” menos “tudo que gastei”. No entanto, limitar-se a essa conta é abrir mão de evoluir como produtor.

Esse número inicial é um indicador, mas ele não fornece clareza suficiente para tomadas de decisão estratégicas. A cada safra, mudam-se genéticas, protocolos químicos, abordagens nutricionais e condições climáticas. O produtor que não dedica tempo para avaliar essas variáveis e seus impactos financeiros perde uma grande oportunidade de otimizar seus resultados.

A tecnologia digital já faz parte da vida pessoal do produtor, mas muitas fazendas ainda seguem padrões de gestão de 20 anos atrás. Curiosamente, a maioria dos problemas diários de uma fazenda é resolvida pelo celular, mas o registro estruturado e utilizável das operações ainda é um desafio.

O produtor paga suas contas com poucos cliques no celular, assina diversos produtos digitais (que vão de entretenimento até previsão do tempo avançada) e centraliza a comunicação com sua equipe através de grupos no WhatsApp.

No entanto, quando se trata de estruturar suas decisões com base em dados, a gestão ainda fica em segundo plano, mantendo anotações insuficientes no papel, em planilhas desorganizadas ou, muitas vezes, sem nenhum registro do destino dos insumos.

Leia também:

Nema Digital: revolucionando o combate aos nematoides na agricultura

Pulverização aérea: como usar a tecnologia a seu favor para elevar a gestão das aplicações

IA na agricultura: a transformação com Cropwise

O poder dos dados na agricultura

O que as grandes empresas agrícolas nos ensinam diariamente é que uma gestão profissional baseada em dados trás retornos expressivos. Uma grande companhia agrícola listada na bolsa apresentou em um relatório público para investidores que obtém retorno de 11x o valor investido em tecnologias digitais. Parece e é uma constatação óbvia, mas a prática na agricultura frequentemente desafia a teoria.

Em 2016, quando comecei a trabalhar com digitalização do Manejo Integrado de Pragas (MIP), muitos produtores duvidavam da viabilidade de tomar decisões sobre defensivos baseadas em dados auditáveis. Hoje, quando um novo cliente tem essa dúvida, dispomos de uma ampla rede de contatos, referências e publicações de clientes que o ajudam a enxergar a realidade com clareza.

Chegamos a 2025 enfrentando um novo desafio: mostrar ao produtor que compreender seus dados, talhão a talhão, pode melhorar seus resultados financeiros na próxima safra em até 20%.

Cropwise Balance: Equilíbrio entre gestão e simplicidade

O Cropwise Balance nasceu com essa missão. Foi estrategicamente construído para entregar uma solução única ao mercado. Sua interface é leve, rápida e intuitiva, acessível tanto pelo celular quanto pelo computador. Nos bastidores, funcionalidades robustas transformam registros diários de pagamentos e gastos em transações contábeis automáticas.

O operador não precisa se preocupar com o processamento dos dados; a inteligência do Balance faz isso por ele, gerando informações estratégicas valiosas. Pela primeira vez, uma solução de gestão para fazendas combina inteligência de ponta com uma operação simples e intuitiva.

A questão não é se os produtores vão adotar ferramentas de gestão, mas quando isso acontecerá. O Cropwise Balance é a melhor solução para quem ainda não conseguiu transformar anotações em inteligência aplicada. E a necessidade dessa evolução nunca foi tão urgente: além da pressão sobre as margens de lucro, o produtor enfrenta dificuldades na obtenção de crédito.

Quem fizer o dever de casa, adaptando-se às mudanças, prospera. Quem ignora, corre riscos cada vez maiores que impactam diretamente o bolso.

O futuro da agricultura não pertence aos que apenas trabalham duro, mas aos que aliam esforço com inteligência. A revolução digital já está em curso no campo, e aqueles que abraçarem a tecnologia como aliada terão não apenas uma produção mais eficiente, mas também um negócio mais rentável e sustentável. Se tecnificar não é mais uma escolha, é uma necessidade. E nesse novo cenário, o único arrependimento é não investir em gestão.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.