A cultura de sorgo no Brasil vem crescendo nos últimos anos, principalmente pela flexibilidade do cultivo, adaptabilidade a diversos fatores, como condições climáticas adversas, e suscetibilidade a quase todos os tipos de solo.
No país, a planta é cultivada visando, principalmente, à produção de grãos para ração animal e como forragem para alimentação de ruminantes. Seu cultivo tornou-se uma opção rentável para o campo, em especial na entressafra do milho, mantendo-se na quinta posição entre os cereais mais produzidos do mundo, atrás do trigo, do arroz, do milho e da cevada.
Entretanto, o produtor de sorgo conhece as dificuldades de encontrar soluções adequadas para controlar as principais ameaças da cultura, como o ataque de pragas logo após o plantio, doenças de sementes e solo e, posteriormente, a incidência de plantas daninhas.
A impossibilidade de usar produtos convencionais de outras culturas para o sorgo – como pré-emergentes e graminicidas seletivos, e glifosato em pós-emergência, por exemplo – é motivo de preocupação para o agricultor, que precisa ter à mão soluções que sejam compatíveis entre si e proporcionem o controle eficaz das principais ameaças da lavoura.
Tratamento de sementes e herbicida: dupla proteção para a lavoura
O produtor rural deve estar atento à proteção da lavoura desde o início. Entre as soluções necessárias para o bom desenvolvimento do sorgo, está o uso de sementes tratadas, que possibilitem um estande firme e forte.
Nesse sentido, a Syngenta conta com uma solução de tratamento de sementes em sorgo composto pelos produtos Benefic, Cruiser e Maxim Advanced, proporcionando maior eficácia na proteção inicial.
Além de controlar a incidência de pragas e fungos que poderiam atacar as sementes e plântulas, comprometendo o desenvolvimento da cultura, Benefic oferece proteção máxima, viabilizando a aplicação de herbicidas. Sua tecnologia inovadora deixa a cultura do sorgo altamente seletiva para o uso do pré-emergente Dual Gold, evitando assim que plantas daninhas, como as gramíneas, invadam a lavoura e disputem com a cultura por água, luz solar, espaço e nutrientes.
Entre os benefícios do tratamento de Benefic, Cruiser e Maxim Advanced atrelado ao uso de Dual Gold como pré-emergente, estão:
- tratamento de sementes de qualidade: excelente controle de pragas e fungos iniciais, que podem prejudicar a semente e as plântulas.
- seletividade: com sementes protegidas com a tecnologia Syngenta, a aplicação do herbicida não causará injúrias à lavoura;
- controle superior: eficiência comprovada na união dessas tecnologias de aplicação para o controle das plantas daninhas, principalmente das gramíneas causadoras de danos nessa cultura;
- maior produtividade: devido à menor matocompetição, o produtor extrai o melhor da lavoura, proporcionando mais rentabilidade à sua safra.
O melhor pré-emergente para os piores problemas
Dual Gold oferece alta seletividade, amplo espectro e controle superior contra plantas daninhas, como capim-amargoso (Digitaria insularis), capim-marmelada (Brachiaria plantaginea), poaia branca (Richardia brasiliensis), capim-pé-de-galinha (Eleusine indica), entre outros.
Estudos realizados no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Syngenta comprovaram a performance superior e o aumento da produtividade da lavoura com a combinação inovadora de Benefic, Cruiser e Maxim Advanced, através da proteção das sementes, e de Dual Gold no controle das gramíneas.
A agricultura apresenta diversos desafios ao produtor para manter uma safra rentável e produtiva. A Syngenta sabe disso e por isso está sempre à frente de seus concorrentes, desenvolvendo tecnologias aplicadas para extrair o máximo da lavoura.
Benefic, Cruiser e Maxim Advanced são mais uma inovação no tratamento de sementes, que junto a Dual Gold potencializa os melhores resultados para o sorgo.
Além dessas soluções, a Syngenta conta com um portfólio completo de produtos para se manter sempre conectada ao produtor, dentro e fora do campo.
Deixe um comentário