A cigarrinha-das-raízes, também chamada de baratinha, cigarrinha-dos-canaviais ou cigarrinha-vermelha, é um inseto da ordem Hemiptera, a mesma dos pulgões e cochonilhas. A cigarrinha-das-raízes pode ser encontrada em praticamente todas as regiões canavieiras do país, sendo considerada a praga mais agressiva para a cultura da cana-de-açúcar.
O inseto macho tem cerca de 12mm de comprimento e apresenta coloração avermelhada, enquanto a fêmea costuma ser marrom. Costumam viver em colônias e as fêmeas depositam seus ovos nas bainhas secas das plantas ou sobre o solo, próximos aos colmos das plantas.
Culturas afetadas pela cigarrinha-das-raízes
A cigarrinha-das-raízes afeta principalmente a cultura da cana-de-açúcar, podendo também afetar pastagens.
Danos causados pela cigarrinha-das-raízes
Os insetos adultos sugam os colmos da planta e transmitem toxinas que causam a queima das folhas. Os sintomas mais comuns da infestação são estrias amareladas no limbo foliar, bordos enrolados e definhamento do colmo. Também é possível identificar a presença de cigarrinha-das-raízes nas plantações por uma espuma esbranquiçada na base das touceiras, produzidas pelas ninfas do inseto.
Ambas as formas da espécie trazem grandes prejuízos para a produção, ao extrair água e nutrientes da cana, acarretando na redução do teor de açúcar e no peso.
Métodos de controle da cigarrinha-das-raízes
a) aplicação de inseticidas;
b) controle biológico:
- através da mosca Salpingogaster nigra, predadora natural das ninfas da cigarrinha-das-raízes;
- aplicação de Metarhizium anisopliae (fungo-verde), levando em conta algumas condições indispensáveis para um controle microbiano eficiente, como umidade elevada, temperatura entre 25°C e 27°C, preferindo aplicação à tarde ou à noite quando houver alta infestação.
c) controle cultural: retirada total ou destruição mecânica da palhada durante o preparo do solo.
Produtos indicados para o manejo da cigarrinha-das-raízes
A Syngenta conta com um portfólio de inseticidas para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas pragas. Para o manejo da cigarrinha das raízes, Actara e Engeo Pleno® S são os produtos mais indicados.
Imagens:
Deixe um comentário