Sobre o ácaro-vermelho
O ácaro-vermelho é uma praga que atinge culturas diversas, com maior impacto na cultura de algodão. Os danos são similares aos problemas causados pelo ácaro-rajado (Tetranychus urticae), sendo que ambas as espécies são favorecidas por altas temperaturas e baixa umidade relativa.
Esses artrópodes são visíveis a olho nu e apresentam cor vermelha intensa. Seus ovos são inicialmente amarelos e translúcidos, tornando-se avermelhados e opacos em seguida.
Culturas afetadas pelo ácaro-vermelho
O ácaro-vermelho afeta culturas diversas, sendo as principais:
Danos causados pelo ácaro-vermelho
O ácaro-vermelho é encontrado na face interior das folhas do algodoeiro e outras plantas, iniciando seu ataque pelas mais velhas. A praga tece grande quantidade de teia nos locais onde seus ovos são depositados.
É possível observar a infestação por conta de pequenas manchas avermelhadas entre as nervuras das folhas, que posteriormente causam o total desfolhamento e queda. O ataque da praga se dá em reboleiras e os sintomas podem ser verificados nas folhas abertas do ponteiro.
Métodos de controle do ácaro-vermelho
O método de controle mais recomendado para interromper a proliferação do ácaro-vermelho é a aplicação de acaricidas, além de realizar amostragens com intervalos de 5 a 7 dias.
Produtos indicados para o manejo do ácaro-vermelho
A Syngenta conta com um portfólio completo para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas pragas.
Para o manejo do ácaro-vermelho, os produtos mais indicados são Polo e Polytrin.
Imagens:
Deixe um comentário