Atualmente, uma das práticas primordiais em relação ao manejo consciente das doenças na soja diz respeito à utilização de um fungicida parceiro junto ao fungicida principal, com o objetivo de se obter uma melhor eficiência de controle das doenças da soja – evitando também o surgimento de resistência.

Neste sentido, Cypress é o fungicida ideal que combina dois ingredientes ativos – ciproconazol e difenoconazol – e tem se mostrado um excelente aliado no combate às doenças nas lavouras de soja. O produto é perfeito para complementar a ação de fungicidas, como o Elatus, através de uma interação sinérgica capaz de potencializar o combate às doenças da soja nas primeiras aplicações na cultura.

É importante o produtor estar sempre atento, ao longo de todo o ciclo da soja, para que as doenças não saiam do controle. Um bom exemplo são as doenças de final de ciclo, mais conhecidas por DFCs – compostas por cercospora (Cercospora kikuchii), antracnose (Colletotrichum truncatum) e oídio (Erysiphe difusa) – que, juntamente com a mancha-alvo (Corynespora cassiicola), podem ocasionar danos severos no desenvolvimento da lavoura.

“Estas doenças podem se acentuar se a área tiver passado por períodos de elevada umidade e/ou maior molhamento foliar, proporcionando condições favoráveis ao seu desenvolvimento, principalmente no momento de fechamento das entrelinhas da cultura da soja, quando forma-se um microclima ideal para a disseminação das DFCs”, explica Paulo Laurente, gerente de fungicidas da Syngenta. 

Cypress pode ser utilizado como potencializador de outros produtos nas primeiras aplicações, tanto como principal fungicida para as últimas aplicações, trazendo eficiência, flexibilidade e comodidade ao produtor.

Saiba mais www.multipotente.com.br