O manejo de pragas e doenças na cultura do café é uma prática em que o agricultor brasileiro já acumula experiência e conhecimento, afinal, são quase 300 anos cultivando grãos de qualidade, apreciados no mundo inteiro. As características ambientais do Brasil favorecem a produção, fazendo do país o líder mundial em cafeicultura. Assim, unindo experiência, boas práticas e evolução tecnológica, busca-se sempre elevar os resultados das safras, a partir de estratégias comprovadamente eficientes, com destaque para a aplicação via drench de Verdadero®.
Em suma, quando uma técnica de manejo de pragas e doenças é eficiente em diferentes regiões produtoras, é preciso explorá-la e disseminá-la, para que cada vez mais cafeicultores alcancem altas produtividades, contribuindo com a economia nacional e os rendimentos das lavouras. Por isso, a Syngenta promove o movimento Hora do Drench, posicionando o inseticida e fungicida Verdadero® ao lado de outras soluções inovadoras que controlam pragas e doenças e fortalecem a raiz das plantas.
Eficiência no controle de pragas e doenças do café
Além de um cafezal mais resistente ao ataque de pragas e doenças, por conta do aumento do vigor proporcionado pelo efeito bioativador (o qual será detalhado mais adiante), Verdadero® também é uma ótima opção para o controle dessas ameaças, haja vista que o produto se faz presente nos programas de manejo de grande parte dos cafeicultores.
Verdadero® é composto por uma molécula inseticida (tiametoxam) e uma molécula fungicida (ciproconazol), de maneira que controla pragas e doenças ao mesmo tempo.
Quais são as pragas do café controladas por Verdadero®?
Verdadero® é eficiente no manejo do bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) e da cigarra-do-cafeeiro (Quesada gigas), duas das principais pragas do café, cujas características mais específicas estão resumidas a seguir.
Bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) na cultura do café
Lagartas do bicho-mineiro em folha de café. Fonte: Mais agro, 2022.
O bicho-mineiro é assim chamado por sua atividade nas lavouras de café durante a fase de lagarta, momento em que se locomove pelo interior das folhas, abrindo lacunas entre as duas epidermes do tecido foliar, o que pode ocasionar desfolha severa e prejudicar a capacidade fotossintética do cafezal.
Seu desenvolvimento é favorecido em condições de altas temperaturas e baixa umidade, além de que seu ciclo curto de vida permite que se reproduza rapidamente, aumentando a pressão da praga na lavoura em pouco tempo.
5 características específicas do bicho-mineiro no café:
- Causa danos de até 70% nos cultivos.
- Provoca queda severa das folhas do café.
- É considerada uma praga de difícil controle.
- Desafia o manejo, por se instalar no interior das folhas.
- Dependendo da intensidade do ataque, também pode causar prejuízos nas safras seguintes.
Por que Verdadero® aplicado via drench é uma eficiente estratégia de controle do bicho-mineiro?
A aplicação via solo, em jato dirigido, com Verdadero® permite que o produto se distribua das raízes para o restante da planta, por ser um inseticida sistêmico. Assim, evita-se também a perda de volume de produto pela deriva ao mesmo tempo em que os ativos alcançam as folhas e o bicho-mineiro alojado nelas.
Além dessa alta performance de controle, Verdadero® possibilita minimizar os danos causados pela praga antes do manejo, pois o aumento de folhagem que proporciona faz com que, apesar da possível diminuição de área foliar causada pelo bicho-mineiro, as plantas de café mantenham uma boa taxa de fotossíntese, evitando prejuízos elevados de produção.
Cigarra-do-cafeeiro (Quesada gigas) na cultura do café
Cigarra do cafeeiro adulta. Fonte: Embrapa.
A cigarra-do-cafeeiro é considerada altamente agressiva na cultura do café, pois as ninfas sugam a seiva diretamente das raízes, prejudicando o desenvolvimento e o vigor da planta ao afetar o sistema radicular.
Esse inseto sugador costuma entrar em período reprodutivo entre agosto e outubro, época do ano em que as chuvas começam a retomar certa regularidade. As fêmeas ovipositam nos ramos dos cafeeiros e, quando as ninfas emergem, migram para baixo do solo, usando a seiva da planta para se desenvolver. Já na fase adulta, saem para a superfície após abrirem buracos no solo e instalam-se nos troncos das plantas, onde causam mais danos.
5 características específicas da cigarra-do-cafeeiro:
- A praga prejudica a cultura em diferentes fases de seu ciclo de vida, desde a ninfa até a fase adulta.
- Acomete diretamente o desenvolvimento e o vigor da planta.
- Implica em dificuldades para a verificação dos sintomas.
- Interfere na granação dos frutos do café.
- Está amplamente distribuída entre as regiões produtoras de café do Brasil.
Por que Verdadero® aplicado via drench é uma estratégia de controle da cigarra-do-cafeeiro?
Com a aplicação via solo de Verdadero®, o produto chega primeiro às raízes, atingindo as ninfas da cigarra-do-cafeeiro. Assim, evita-se, preventivamente, que a praga cause danos ao vigor das plantas de café.
Além de controlar a praga-alvo com eficiência, Verdadero® fortalece o sistema radicular – outro resultado do efeito bioativador –, de maneira que as raízes do café ficam mais abundantes e mais profundas, o que favorece o desenvolvimento da planta e a produção de frutos.
O inseticida Verdadero® também tem ação fungicida?
Verdadero® não atua somente no manejo de pragas, pois apresenta em sua composição o ativo ciproconazol, altamente eficiente no controle de doenças nos cultivos. A partir de duas moléculas, uma fungicida e outra inseticida, Verdadero® oferece proteção completa ao cafezal, controlando também a ferrugem-do-cafeeiro.
Causada pelo fungo Hemileia vastatrix, a ferrugem-do-cafeeiro é bastante recorrente no cultivo e é responsável por danos muito expressivos. Sua ocorrência é favorecida em condições de clima úmido.
Também por isso Verdadero® é a escolha assertiva para controlar essa doença do café, uma vez que o produto apresenta uma formulação adequada para aplicação via drench, sendo essa uma excelente técnica para aplicação preventiva e que garante ganhos operacionais no momento em que o solo apresenta alta umidade e em áreas de dificuldade de relevo para aplicação foliar.
Como Verdadero® fortalece a raiz do café?
Verdadero® é um produto para o manejo do café muito conhecido e utilizado pelos produtores rurais. Ele apresenta formulação WG (grânulos dispersíveis em água), o que possibilita a aplicação via solo para que a solução seja absorvida pelas raízes das plantas.
Essa estratégia tem sido uma ótima alternativa para os cafeicultores, que perceberam a importância de aumentar o vigor do cafezal diante das perdas de produtividade verificadas por conta das mudanças climáticas. Geadas e longos períodos de estiagem são alguns dos fenômenos que impactaram a produção nas últimas safras, mas que podem ter seus danos minimizados pela aplicação via drench de um produto com efeito bioativador, como Verdadero®.
O efeito bioativador de Verdadero® aumenta o vigor do cafezal
Uma das principais características de Verdadero® é o fortalecimento das raízes a partir de melhorias no metabolismo das plantas. A solução conta com um efeito bioativador, que potencializa o desenvolvimento radicular, fortalecendo o sistema responsável pela absorção de água e nutrientes. Com raízes mais profundas e mais fortes, cada planta de café ganha mais vigor, tornando-se mais resistente e produtiva.
O efeito bioativador de Verdadero® proporciona os seguintes benefícios:
- plantas preparadas para superar adversidades climáticas;
- maior enfolhamento;
- fortalecimento radicular do cafeeiro;
- maior quantidade de brotações;
- plantas sadias, vigorosas e resistentes;
- maior quantidade e qualidade de grãos.
Isso é possível por conta dos ingredientes ativos que compõem a solução: por um lado, o ciproconazol proporciona folhas mais verdes, favorecendo o processo de fotossíntese; por outro, o tiametoxam favorece o efeito bioativador, proporcionando um sistema radicular mais desenvolvido e profundo.
Esse último princípio ativo proporciona ainda longo residual de ação, além de absorção e translocação rápidas, isso porque a molécula apresenta características intrínsecas específicas para aumentar a eficiência do manejo, tais como solubilidade e força de adsorção aos coloides do solo.
Assim, o cafeicultor que realiza a aplicação via drench de Verdadero® reconhece que a força de uma cultura está em suas raízes.
Aplicação via drench: a força de uma cultura está em suas raízes
A aplicação via drench, ou aplicação via solo, torna-se mais popular entre os cafeicultores a cada safra, pois os resultados elevados e a alta performance de manejo são evidentes. Aplicando o produto em jato dirigido sob a saia do cafeeiro, evitam-se perdas por deriva (evitando assim gastos elevados) e consegue-se flexibilidade para realizar a operação (não sendo necessário mudar a agenda de manejo por conta de chuvas inesperadas).
Esse método de aplicação vem sendo consolidado como mais uma opção do cafeicultor, pois comprovadamente oferece os seguintes benefícios:
- facilidade de aplicação;
- não afeta os inimigos naturais das pragas do café e os insetos polinizadores;
- controle prolongado;
- manejo preventivo de pragas e doenças.
Além disso, há mais assertividade em controlar as pragas e doenças antes de causarem danos significativos e ainda é possível potencializar o efeito bioativador e as melhorias fisiológicas às plantas que produtos como Verdadero® proporcionam.
Levando tudo isso em conta, a Syngenta tomou a iniciativa de promover o movimento Hora do Drench, levando informação, conhecimentos e técnicas sobre a aplicação via solo de Verdadero® para milhares de cafeicultores.
Movimento Hora do Drench
O movimento consiste na realização de dias de campo em diversas regiões produtoras do Brasil, de maneira a alcançar um grande número de cafeicultores e apresentar as técnicas avançadas de aplicação via drench, além dos resultados superiores que Verdadero®, Durivo®, Actara® e Rebron® proporcionam às lavouras.
O Hora do Drench demonstra na prática que a força de uma cultura está em suas raízes, mostrando aos participantes o resultado de um sistema radicular tratado com Verdadero® e outras soluções do portfólio. Relatos de agricultores que já participaram do Hora do Drench mostram, ainda, que a ausência de pragas e doenças é impressionante, sendo possível observar o vigor das plantas e entender como cada produto age em sua especificidade.
Confira um pouco de como foi o projeto A Hora do Drench em 2022:
Para 2023, os resultados das lavouras que utilizaram as soluções da Hora do Drench estão ainda mais robustos. Fique de olho nas nossas redes sociais e aqui na central de conteúdo Mais Agro para acompanhar as novidades desse movimento que está potencializando a cafeicultura brasileira!
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos juntos um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.
Acesse o portal Syngenta e confira os conteúdos do Mais Agro para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no campo.
Deixe um comentário