A tecnologia 5G promete proporcionar uma grande revolução no país em se tratando de conectividade no campo. Segundo especialistas, o Brasil será o maior beneficiado pela tecnologia na América Latina, por exemplo, no agronegócio será possível um aumento na receita de R$ 10 bilhões até 2030.

Entretanto, a falta de conexão ainda é um problema para o agronegócio no país, pois somente cerca de 23% das áreas rurais possuem algum tipo de conectividade. Por isso, primeiramente, é preciso superar os desafios de infraestrutura para ampliá-la no campo.

A implementação de tecnologias em 90% das áreas poderia impulsionar o VBP (Valor Bruto de Produção) em mais de R$ 100 bilhões. Pensando nisso, o Governo Federal já iniciou os trabalhos e lançou, em março deste ano, a primeira fazenda com tecnologia 5G no país. Na cerimônia de lançamento ocorrida no Piauí, foram entregues 310 pontos de conexão gratuita à internet banda larga.

Dessa forma, a internet 5G vai levar tecnologia para o campo, proporcionando tecnologia para o campo, proporcionando incremento na produtividade de 20% a 30% para a agricultura, além de mais eficiência para o dia a dia das fazendas.

5G no campo, mais produtividade

Com velocidade que alcança 1 Gbps (10 a 100 vezes mais rápida que o 4G) e baixa latência (tempo de transferência de um pacote de dados de um ponto a outro), a tecnologia 5G tem relação direta com o aumento da produtividade e redução dos custos, fatores de extrema importância para o agronegócio.

Esse avanço na tecnologia permitirá maior capacidade e estabilidade de conexão, elevando o desempenho dos recursos utilizados no campo. Confira algumas vantagens do 5G para a agricultura:

Praticidade e automatização

Com sistemas integrados às máquinas, a automatização vira realidade e reduz esforços físicos, permitindo aos agricultores uma atuação mais estratégica e precisa.

Redução de desperdício

Visto que os softwares automatizam a ação dos equipamentos, os esforços repetitivos são eliminados. As máquinas desligam sozinhas quando passam por áreas já trabalhadas. Isso também vale para a otimização dos estoques, insumos e assim por diante.

Decisões assertivas

Ao mesmo tempo que orientam os equipamentos, os sistemas coletam dados e geram relatórios. De forma prática, os resultados são monitorados em tempo real, o que favorece o acompanhamento das lavouras e permite, até mesmo, operar máquinas remotamente.

Em grandes propriedades, drones com sistemas de inteligência artificial são capazes de aplicar defensivos após um rápido escaneamento da área de cultivo.

Incremento de produtividade

Gargalos reduzidos, processos automatizados e decisões orientadas para melhor aproveitamento da lavoura resultam em otimização de tempo, redução de custos e aumento da produtividade.

Alinhamento às tendências

Com inovações constantes, a tecnologia no campo torna-se mais acessível e de maneira mais ampla as tendências serão aproveitadas por todos os agricultores.

Além disso, com a tecnologia 5G será possível identificar e monitorar pragas, doenças e deficiências nutricionais em tempo real, com a transferência de dados entre o campo e o produtor para que ele possa tomar as melhores decisões, de maneira mais rápida e eficaz.

A tecnologia 5G vai agregar cada vez mais valor ao agronegócio, que já é o setor que mais cresce na economia brasileira. E a tendência é de um crescimento ainda maior, possibilitando que o país chegue cada vez mais próximo de assumir um lugar de liderança mundial.

Diante de todo esse contexto, é uma grande oportunidade para o aprimoramento da competitividade da agricultura brasileira, contando com uma melhor gestão das fazendas, através da tecnologia de conectividade, a ponto de elevar a produção de alimentos.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o

Redação Mais Agro