A dessecação  pré-colheita é uma prática muito utilizada e que vem ganhando ainda mais espaço a cada safra, isto porque pode gerar vários benefícios aos produtores.

Além da condução da lavoura com boas práticas de manejo, controle de pragas, doenças, e plantas daninhas, os produtores também devem garantir que a colheita ocorra o mais rápido possível e dentro da janela esperada, visto que as safras de verão são oportunidades de bons resultados financeiros e devem ser aproveitadas ao máximo.

Além disso, a exposição prolongada dos grãos a fatores adversos pode reduzir a qualidade destes e deixá-los expostos a ação de pragas e doenças, provocando perdas não somente em volume, mas em qualidade.

Quando o assunto é produção de sementes, estes fatores são agravantes, pois o sucesso da nova safra depende da escolha de sementes de qualidade e com menor interferência possível de fatores externos.

Quando a dessecação pré-colheita pode ser realizada na cultura da soja?

A tomada de decisão sobre quando realizar a dessecação é importante para um resultado produtivo satisfatório. Colheitas muito antecipadas podem reduzir a produtividade da cultura, visto que grãos e sementes podem ainda estar em fase de enchimento.

O contrário também é problemático, pois o empenho em realizar a aplicação e os custos não serão plenamente utilizados, tendo em vista que a cultura já estará em um momento muito próximo da colheita. 

O estádio ideal para esta operação é aquele em que a cultura já tenha atingido a fase de maturação fisiológica. É importante frisar que a maturação compreende todo o período reprodutivo, sendo a maturidade o ponto em que a ligação entre planta e grãos é encerrada e o enchimento de grãos passa a não ocorrer mais.

A seguir, confira mais detalhes dos principais benefícios da dessecação pré-colheita na cultura da soja:

Benefícios da dessecação pré-colheita da soja

  1. controle das daninhas na área

As plantas daninhas são consideradas um dos principais problemas na produção de grãos, isto porque elas são espécies com desenvolvimento rápido, produzem um grande volume de sementes e estas sementes podem permanecer viáveis na área de produção por vários anos, em diferentes profundidades.

  1. uniformização da maturação da lavoura para a colheita favorecendo o planejamento:

Uma lavoura nunca é totalmente uniforme, desta forma, durante a colheita, grãos e sementes podem ser encontrados em diferentes estádios de maturação e até mesmo maturação fisiológica (quando a planta já não transfere recursos para os grãos e sementes).

A dessecação pode auxiliar na uniformidade da lavoura, evitando que outros problemas estejam presentes durante a colheita e que estes resultem em descontos na comercialização, como é o caso dos grãos verdes, e até mesmo em danos provocados por pragas e doenças, pela exposição maior da cultura às condições ambientais.

soja 3

Danos provocados por percevejos reduzem a qualidade de grãos e sementes, interferindo ainda na capacidade de armazenamento destes. Grãos que logo após a colheita já apresentam porcentagens elevadas de danos serão armazenados e a sua qualidade pode ser reduzida rapidamente, especialmente em condições de altas temperaturas e umidade relativa do ar elevada no local de armazenamento.

Vale lembrar que grãos e sementes são organismos vivos, respiram, e desta maneira, com danos acentuados, a respiração é aumentada e consequentemente a massa de grãos perde matéria seca (peso).

A redução do peso pela deterioração acelerada resulta em não só perda de qualidade dos grãos, mas também em riscos relacionados ao aquecimento da massa de grãos e a formação de torrões carbonizados e fermentados, com risco iminente de incêndio.

3. antecipação da colheita em até 12 dias

Permite que a cultura subsequente, muitas vezes o milho, seja semeada dentro da janela  ideal de plantio, visto que a cultura da soja será retirada previamente e que o controle de plantas daninhas já estará em andamento.

4. menor porcentagem de impurezas

 A porcentagem de impurezas é um fator que implica em descontos por parte das unidades de beneficiamento. Quanto maior a porcentagem de impurezas, maior serão os descontos.

Além disso, a legislação prevê uma porcentagem máxima de impurezas para classificação em diferentes tipos, o que também reduz o preço de comercialização de grãos e sementes;

Reglone® é dessecação bem feita: do plantio à colheita

Reglone® é um herbicida não seletivo de ação não sistêmica, do grupo químico bipiridílio.

O Diquat, ingrediente ativo do Reglone®, tem penetração rápida nos tecidos vegetais das plantas daninhas e atua na presença de luz, inibindo a fotossíntese no fotossistema I. Desta forma a dessecação das partes verdes das plantas daninhas ocorre rapidamente e de forma irreversível.

Apresenta ótima eficiência mesmo na ocorrência de chuvas após a aplicação, com ação rápida, duradoura e resistente.

Conheça os benefícios de Reglone®:

  • Melhor opção para dessecação pré-plantio e sequencial: apresenta ótima flexibilidade para aplicação pré-colheita, deixando sua lavoura mais limpa para o plantio da cultura subsequente.
  • Controla plantas daninhas resistentes ao glifosato: ótima ação contra plantas daninhas de folhas largas, caruru e buva, de difícil controle por outros grupos químicos.
  • Herbicida multicultura e de ação rápida: sua lavoura pronta para a colheita em poucos dias.

Reglone® é a melhor opção para a dessecação!

Conheça o portfólio de produtos Syngenta e fique por dentro das melhores soluções para a sua lavoura.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.

Dia a dia do campoSojaProdutosSoluções para o campoRegloneHerbicidas