A segunda temporada do Reality da Soja avança junto com a safra. Nesta edição, João Pierobon, um agricultor e influenciador digital, compartilha seu dia a dia na fazenda (Santa Barbara D’Oeste – SP) e registra o progresso do seu cultivo, com o apoio técnico da Syngenta. A equipe oferece análises e soluções para aumentar a produtividade. Com o fim do plantio e baseado nos resultados observados na safra 2022/23, já é possível entender por que o agricultor optou por utilizar o Tratamento de Sementes Pérola Negra em área total nesta safra. 

Além disso, o Reality mostra como foram tomadas as decisões para a aplicação zero, realizada com SCORE® Flexi no estádio vegetativo da soja, entre v3 e v5. Esse manejo visa o controle de doenças causadas por fungos necrotróficos, que podem já estar presentes na área no momento do plantio ou serem introduzidos a partir de sementes contaminadas, quando não tratadas ou provenientes de lotes de má qualidade. 

Dessa forma, preservam-se as folhas do baixeiro, que fazem toda a diferença no potencial produtivo da cultura, como mostra o vídeo a seguir do Reality da Soja:

Anteriormente no programa, pudemos acompanhar a visita de Pierobon ao Seedcare Institute, da Syngenta, onde o agricultor conversou com os especialistas em TSI (Tratamento de Sementes Industrial), uma ferramenta indispensável para superar as diversas ameaças que prejudicam a fase inicial da cultura.

Pelas orientações da Representante Comercial da Syngenta, Karina Krieger, e de acordo com o histórico da área cultivada, este ano o plantio foi realizado com 100% das sementes tratadas com a tecnologia Pérola Negra, expandindo a estratégia da safra anterior, quando a solução foi utilizada em somente uma parcela da área.

Os resultados do Tratamento de Sementes Pérola Negra

Em novo episódio do Reality da Soja, Pierobon e Krieger retornam à lavoura após a finalização do plantio e encontram plantas vigorosas mesmo diante das adversidades climáticas, como o calor extremo no início do ciclo, com evidências de um desenvolvimento radicular fortalecido. Segundo a especialista, esse é um dos grandes benefícios do Pérola Negra, algo que já havia sido verificado na safra anterior.

Na primeira temporada do Reality, foi realizado um teste lado a lado para comparar a diferença entre as plantas provenientes de sementes tratadas e aquelas que não receberam TSI. Com isso, verificou-se que essa tecnologia de Tratamento de Sementes proporcionou:

  • volume de raízes 30% maior do que o padrão;
  • plantas com maior capacidade de absorção de água e nutrientes e resiliência climática;
  • mais qualidade no desenvolvimento da soja;
  • maiores índices de produtividade.

Diante dos desafios climáticos da safra 2023/24, que, como antecipado na central de conteúdos Mais Agro, resultam em culturas afetadas por estresses hídricos e maior pressão de pragas e doenças, a decisão de utilizar o Pérola Negra na totalidade da área foi tomada como uma estratégia para tornar as plantas mais resilientes a essas adversidades. 

Para completar esse manejo inicial, as sementes de Pierobon receberam também o nematicida e fungicida biológico ARVATICO®, que atua como promotor de crescimento, além de fortalecer a resistência das plantas contra o ataque de nematoides e fungos.

Assim, fica a expectativa dos próximos episódios do Reality da Soja 2023/24, quando poderemos acompanhar de perto a performance do TSI Pérola Negra no atual contexto das lavouras de Pierobon e aprender muito sobre como superar os desafios de manejo para alcançar as melhores produtividades.

Para acompanhar o programa é importante seguir as redes sociais da Syngenta e do João Pierobon, onde são publicadas as atualizações do acompanhamento da lavoura. Acessar a central de conteúdos Mais Agro diariamente ou inscrever-se na newsletter também são boas formas de se manter atualizado. Para quem prefere o YouTube, é recomendável ativar as notificações, para ser o primeiro a saber de novos episódios, lançamentos e atualizações.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.