Seja você produtor rural, estudante da área, profissional do campo ou admirador do setor, se você acompanha notícias sobre o agro, já sabe que o início da safra de soja 2023/24 foi marcado por adversidades climáticas em todo o Brasil. Em dezembro, na fase de pré-fechamento das lavouras do João Pierobon, a falta de chuva e o calor intenso já estavam sendo refletidos nas plantas.

Quem empreende a céu aberto sabe que a resiliência é uma das virtudes mais necessárias em campo. E foi exatamente isso que o João mostrou no resumo de dezembro do Reality da Soja 2ª temporada: 

“A situação aqui em São Paulo não está muito boa, mas não é só na minha região, é todo o Estado passando por um estresse hídrico, falta de chuva e também altas temperaturas […] Só que a gente não pode parar. Não pode parar de cuidar da lavoura, porque pode ser que venha uma chuva aí, e com certeza vai vir, se Deus quiser, e a gente tem que continuar a [proteger a] sanidade da lavoura.” 

No vídeo completo, disponível abaixo, você confere os detalhes de como foi o protocolo para o manejo de doenças no pré-fechamento da soja, recomendado pela nossa RTV, Karina Krieger. Além disso, o episódio também mostra as recomendações para o manejo de pragas do nosso DTM, Ricardo Braz, e a avaliação das áreas do João após a aplicação do nosso lançamento que conta com controle sem precedentes, VERDAVIS®, também no pré-fechamento da lavoura.

Reality da Soja 2ª temporada: como estão sendo os manejos pré-fechamento diante das altas temperaturas?

As altas temperaturas e as chuvas irregulares no Cerrado, condições influenciadas pelo fenômeno El Niño, não só causam impactos no desenvolvimento fisiológico das plantas, como também na dinâmica de pragas, doenças e daninhas.

Em dezembro foi o momento de João Pierobon realizar os manejos de pré-fechamento da soja, considerando a realidade de cada área e a solução Syngenta ideal para cada desafio. 

Manejo de doenças no pré-fechamento da soja: cenário e recomendações

Pensando em doenças foliares, Karina explica que a fase do pré-fechamento é a mais importante porque é a última oportunidade que o produtor tem de molhar bem as folhas do baixeiro. Por isso, é nesse momento que a Syngenta recomenda a utilização do melhor fungicida disponível, levando em consideração o cenário da lavoura, para assegurar maior residual e prevenção de doenças.

Para a escolha desse fungicida, Karina deixa as seguintes orientações do que considerar:

  • histórico de cada área, com quais doenças apresentaram ocorrência nas últimas safras;
  • material que está sendo utilizado e o seu nível de suscetibilidade a doenças;
  • o clima e as previsões, para entender quais patógenos podem ser favorecidos;
  • como o manejo será realizado e quais equipamentos serão utilizados;
  • observar a presença de doenças e pragas in loco, para avaliar a aplicação de fungicida + inseticida.

É importante ressaltar que, no caso das lavouras do João, o grande desafio inicial foi fazer a transição de áreas de cana para áreas de soja. Com base nesse histórico, a safra 2022/23, que foi o primeiro ano de soja dessas áreas, nos locais onde João escolheu uma cultivar mais precoce, houve uma maior pressão de mancha-alvo pela suscetibilidade da cultivar.

Observando isso, nessa safra 2023/24 a escolha do fungicida será feita considerando o melhor para controle de mancha-alvo no pré-fechamento, sem deixar de considerar outras doenças. 

Nessas áreas com maior pressão, a recomendação do time técnico da Syngenta foi a utilização do último lançamento fungicida da Syngenta, MIRAVIS® Pro, uma carboxamida nova em mistura com o protioconazol, que tem excelente eficiência para mancha-alvo.

Nas áreas de menor pressão, foi recomendada a utilização de MITRION®, que também apresenta alta eficiência para mancha-alvo, ferrugem e outras doenças foliares que atacam a soja nesse momento.

Além dessas áreas, João tem outras em que fez o plantio com uma cultivar de ciclo médio, com maior resistência à mancha-alvo. Para essa situação, a recomendação foi ALADE®.

“O ALADE® é uma mistura de três princípios ativos. Tem a carboxamida, o solatenol, da Syngenta, e mais dois triazóis. A gente sempre fala que o ALADE® é o nosso manchicida por excelência. Então ele tem um espectro de controle de manchas foliares muito eficiente também. E essas manchas foliares aí, a gente passa por antracnose, septória, cercospora, que também tem sido um problema. Aí a cercospora, pelo fato de você ter dois triazóis, potencializa essa eficiência.” explica Karina.

Karina também ressaltou sobre a importância do uso de um multissítio na aplicação desses fungicidas, para preservar a tecnologia e a sustentabilidade da operação. O produto recomendado foi BRAVONIL® 720. O uso do multissítio é fundamental nas duas aplicações no reprodutivo. 

Confira a seguir um resumo do protocolo de fungicidas utilizado nas áreas do João Pierobon:

Manejo de pragas no pré-fechamento da soja: cenário e recomendações

Na safra 2023/24 de soja, a Syngenta inaugurou um novo conceito para o manejo de pragas, com um controle sem precedentes. O conceito de VERDAVIS® pode ser resumido em: 

  • + mais choque
  • + mais espectro
  • + mais dias de controle

Sendo:

  • + mais choque: muito além do tradicional knockdown, realiza a rápida parada da alimentação e a quebra do ciclo das pragas, controlando ovos, ninfas e adultos. 
  • + mais espectro: para a soja, apresenta o conceito percevejo+, o que demonstra o amplo espectro de controle do produto, indo muito além do controle do percevejo – que até então é a principal praga da cultura – e controlando com excelência pragas como tripes, ácaros e lagartas.
  • + dias de controle: alta persistência nas folhas, não é lavável pelas chuvas, excelente estabilidade uv, oferecendo um looongo residual.

Um dos propósitos do João Pierobon com o Reality da Soja é apresentar e testar inovações no campo em busca de uma produção mais eficiente e de compartilhar conhecimento com produtores de todo o país – então é claro que VERDAVIS® não poderia ficar de fora!

Braz explicou que algumas situações diferenciadas estão sendo observadas na safra de soja 2023/24, como a menor pressão de percevejos, mas uma alta pressão de tripes em todo o Estado de São Paulo, além de algumas áreas com altíssimas infestações de mosca-branca.

O DTM da Syngenta atribuiu essa pressão de tripes, que não é comum no Estado de São Paulo, às altas temperaturas. Esse mesmo cenário começou a favorecer a presença de ácaros, que se desenvolvem melhor em condições de seca.

Ou seja, temos visto que pragas que até um tempo atrás poderiam ser consideradas secundárias, agora estão causando impactos até maiores do que as pragas mais importantes, já conhecidas pelos produtores. Isso mostra como as mudanças climáticas estão afetando a dinâmica das pragas. 

E se as pragas estão evoluindo, é fundamental evoluir o manejo também. É nesse sentido que VERDAVIS® se destaca como uma ferramenta importante para um controle sem precedentes e uma lavoura muito mais protegida contra as pragas. 

Afinal, ele vai além do controle do percevejo, também protegendo a lavoura contra essas pragas pequenas que estão desafiando a produtividade dessa safra e que são muito influenciadas pelo clima, que é algo que não conseguimos controlar e que pode surpreender. 

VERDAVIS® é composto por PLINAZOLIN® + lambda-cialotrina, fazendo parte de um novo grupo químico para o manejo de pragas. Braz explica que a aplicação desse lançamento no pré-fechamento da lavoura é uma excelente estratégia para proteger as folhas do baixeiro contra um amplo espectro de pragas.

No vídeo a seguir, você pode conferir um resumo de como foi essa utilização e quais os resultados demonstrados no monitoramento:

Em dezembro, o Reality da Soja 2ª temporada estreou um novo quadro: o João Visita, em que outras realidades de lavouras de soja pelo Brasil são mostradas. A primeira viagem foi para uma fazenda em Santa Catarina, onde o cenário era de chuvas em excesso. Pierobon e especialistas da Syngenta buscaram fazer uma análise profunda e técnica das práticas e dos desafios enfrentados na área, e você pode conferir tudo isso aqui:

E lembrando, no episódio completo disponível no nosso canal do Youtube e no início dessa página, você pode acompanhar mais detalhadamente todas as análises e recomendações do time técnico Syngenta para cada área do João!

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar conteúdos exclusivos do reality por lá e de se inscrever no nosso canal, pois continuaremos a saga do Reality da Soja 2ª temporada mostrando todos os desafios e as superações da safra de soja 2023/24!

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.

,
, , , ,